08 de janeiro de 2025
Ketleyn Quadros e Natasha Ferreira garantem vaga e completam equipe olímpica que vai a Paris
Federação Internacional de Judô confirma realocações, e Natasha Ferreira e Ketleyn Quadros completam o time que irá a Paris com 13 atletas. Brasil não terá representante no peso médio (70kg) feminino.
Fonte Adielson de Barros / OTD
28 de junho de 2024 / Curitiba (PR)
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou que a Seleção Olímpica para Paris 2024 ganhou mais duas integrantes nesta segunda-feira (24). Com a confirmação da Federação Internacional de Judô (IJF), a paranaense Natasha Ferreira (48kg) e Ketleyn Quadros (63kg) garantiram vagas após realocações de cotas.
Medalhista olímpica em 2008 nos 57kg, Ketleyn Quadros subiu de categoria e conseguiu entrar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pelo critério de cota continental (Pan-América). Já a estreante Natasha Ferreira garantiu a vaga por cota continental realocada, herdando uma das cotas não utilizadas por outro continente.
Tanto Ketleyn quanto Natasha estavam com as vagas encaminhadas após o Campeonato Pan-Americano e da Oceania de Judô, realizado em abril, no Rio de Janeiro.
Com a confirmação de mais duas vagas, o judô brasileiro contará com representação em 13 das 14 categorias individuais nos Jogos Olímpicos da França. Pelo menos o país terá time completo na prova por equipes mistas.
O resumo de toda esta operação gigantesca, envolvendo um esforço mirabolante para que o Brasil não desembarcasse em Paris com uma equipe desfalcada de vários representantes, é que o país vai a Paris desfalcado de uma representante no peso médio (70kg).
Por ser a modalidade que conquistou até hoje o maior número de medalhas olímpicas, a Confederação Brasileira de Judô é também a entidade que mais recursos recebe do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Dezenas de milhões de reais são despejados anualmente nos cofres da entidade para investir no alto rendimento. Certamente, nenhuma federação nacional do planeta recebe uma quantia tão vultuosa como a que é aportada na CBJ. Mesmo assim, o Brasil vai a Paris com a equipe desfalcada.
Judocas classificados para Paris
FEMININO
Até 48kg: Natasha Ferreira
Até 52kg: Larissa Pimenta
Até 57kg: Rafaela Silva
Até 63kg: Ketleyn Quadros
Até 78kg: Mayra Aguiar
+78kg: Beatriz Souza
MASCULINO
Até 60kg: Michel Araújo
Até 66kg: Willian Lima
Até 73kg: Daniel Cargnin
Até 81kg: Guilherme Schimidt
Até 90kg: Rafael Macedo
Até 100kg: Leonardo Gonçalves
+100kg: Rafael Silva