Ketleyn Quadros vence mexicana e conquista o terceiro lugar no Grand Slam de Abu Dhabi

Ketleyn Quadros derruba a mexicana Prisca Alcaraz

Atual 17ª colocada no ranking mundial, a peso meio-médio assegurou o bronze com ippon sobre Prisca Awiti Alcaraz; agora a brasileira soma dois bronzes nos Emirados Árabes

Abu Dhabi Grand Slam 2019
25 de outubro de 2019
Por FERNANDO ALVES I Fotos MAYOROVA MARINA e SABAU GABRIELA
Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos

O judô brasileiro conquistou a primeira medalha do Grand Slam de Abu Dhabi nesta sexta-feira (25). Ketleyn Quadros (63kg) venceu por ippon a mexicana Prisca Awiti Alcaraz na decisão do terceiro lugar e ficou com o bronze da competição. É a segunda medalha da judoca nos Emirados Árabes: em 2016, Ketleyn também levou o bronze para casa.

Ketleyn Quadros precisou pouco mais de um minuto para conquistar o bronze

Campeã do Grand Slam de Brasília no início do mês, Ketleyn buscou manter os bons resultados e venceu as duas primeiras lutas por ippon, sobre a americana Hannah Martin e a austríaca Kathrin Unterwurzacher. Nas quartas, duelo contra a campeã olímpica Tina Trstenjak (SLO), onde a brasileira conseguiu impor duas punições à adversária, mas acabou sendo superada após sofrer três shidos, o que a levou para a repescagem, enquanto Tina seguiu para as semifinais para, mais tarde, levar o ouro.

Ketleyn voltou aos tatamis para lutar contra a francesa Edwige Gwend. A brasileira sofreu duas punições, mas soube administrar o confronto e venceu com ippon, garantindo vaga na disputa do terceiro lugar. Diante da mexicana Prisca Awiti Alcaraz, Ketleyn Quadros fez luta estratégica e aproveitou a oportunidade para conseguir um belo ippon com pouco mais de um minuto de luta, levando o bronze da categoria meio-médio feminina do Grand Slam de Abu Dhabi. Completaram o pódio do 63kg Tina Trstenjak (AUS/ouro), Maylin del Toro Carvajal (CUB/prata) e Junxia Yang (CHN/bronze).

“Fico muito feliz por mais uma conquista, mais um passo nessa corrida pela vaga olímpica. Isso mostra o trabalho que está sendo feito, e agradeço muito aos treinamentos com a Confederação Brasileira de Judô e a Sogipa. Sei que ainda tenho muito pela frente e vou continuar trabalhando firme”, disse Ketleyn.

Mário Tsutsui comemora a primeira medalha do Brasil nos Emirados Árabes

É a quarta medalha da brasileira nesta temporada. Ketleyn Quadros foi ouro no Grand Slam de Brasília, prata no Grand Prix de Budapeste e bronze no Aberto Europeu de Oberwart.

Além de Ketleyn, mais cinco judocas entraram nos tatamis do Grand Slam de Abu Dhabi nesta sexta-feira. Confira o desempenho dos brasileiros abaixo:

Maria Portela (70kg): superada na estreia pela espanhola Sara Rodriguez nas penalidades.

David Lima (73kg): perdeu na primeira rodada para Salvador Cases Roca (ESP) por ippon.

Marcelo Contini (73kg): venceu Keisei Nakano (PHI) na primeira rodada e foi superado por Denis Iartcev (RUS) por ippon na segunda rodada.

Leandro Guilheiro (81kg): derrota na estreia para Seungsu Lee (KOR) nas penalidades.

João Pedro Macedo (81kg): superado nas oitavas de final por Vedat Albayrak (TUR).

O pódio do peso meio-médio feminino com Tina Trstenjak, Maylin del Toro Carvajal, Ketleyn Quadros e Junxia Yang

Brasil terá dois atletas nos tatamis neste sábado

Neste sábado (26), último dia do Grand Slam de Abu Dhabi, o Brasil será representado por dois judocas. No feminino, Maria Suelen Altheman (+78kg) encara a holandesa Tessie Savelkouls, enquanto entre os homens Rafael Buzacarini (100kg) luta contra o austríaco Aaron Fara.

Os confrontos preliminares começam às 3h*, com as disputas de medalhas sendo definidas a partir das 10h*. As lutas terão transmissão ao vivo e gratuita no site live.ijf.org.