16 de janeiro de 2025
Laboratório do Judô recebe hoje, o professor kodansha Akio Shiba
Diretamente de Tóquio, sensei Shiba irá abordar o judô sob o ponto de vista da saúde e como forma de terapia pessoal
Por Helena Sbrissia / Global Sports
22 de fevereiro de 2022 / Curitiba (PR)
No dia 1º de fevereiro estreou a segunda temporada do Laboratório do Judô, o programa semanal de entrevistas apresentado pelo professor doutor Alexandre Drigo, o presidente da Comissão Científica da Federação Paulista de Judô (FPJudô). Com o objetivo de propagar informações acadêmicas referentes ao judô aos praticantes e entusiastas da modalidade, o programa tem a direção de Júlia Fernandes, do canal Jigoro Kano Brasil.
O convidado do episódio que acontece hoje, às 21 horas no canal Jigoro Kano Brasil do YouTube é o professor kodansha roku-dan (6º dan) Akio Shiba, que observa o judô sob a ótica da saúde, trabalhando na perspectiva de terapia pessoal em uma atividade contínua e longeva. O ponto de vista de Shiba é algo novo dentro do universo do judô brasileiro, que trabalha, principalmente, nas vertentes esportiva e educacional.
O judô na área da saúde é pouco explorado em esfera nacional e, nesse sentido, o Laboratório do Judô irá mostrar o conhecimento de 30 anos do professor Akio Shiba dentro do universo japonês e enquanto discípulo dos ensinamentos do professor Jigoro Kano.
O professor Akio Shiba nasceu em 20 de dezembro de 1969, em Mogi das Cruzes (SP), e iniciou a prática do judô no Judô Clube de Mogi das Cruzes, tendo como senseis os professores kodanshas Yokichi Kimura e Yoshiyuki Shimotsu, além de seu pai, Sadaomi Shiba. Sensei Shiba é formado em Educação Física pela Universidade Kokushikan de Setagaya, Tóquio, e em judoterapia (bonesetter) e atua como instrutor da modalidade e árbitro de Licença A certificado pela Federação Japonesa de Judô (AJJF). Shiba leciona judô e matérias sobre lesões no Yokohama College of Medical Technologies.
Para acessar o canal Jigoro Kano Brasil clique AQUI.