Laís Nunes é ouro e Giullia Penalber e Kamila Barbosa prata no Torneio de Wrestling da Bulgária

Kamila Barbosa, Laís Nunes e Giullia Penalber exibem as medalhas conquistadas na Bulgária © Divulgação

Brasileira derrota sueca Johana Mattsson, que foi bronze no Mundial de 2019 na decisão do título dos 62kg e embala no preparo para Tóquio 2020

Wrestling
11 de abril de 2021
Fonte Redação do GE
Sofia (Bulgária)

A brasileira Laís Nunes conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Torneio da Bulgária de Wrestling. Já classificada para as Olimpíadas de Tóquio, ela venceu as quatro lutas na categoria 62kg que fez na competição, inclusive a decisão contra a sueca Johana Mattsson, que foi bronze no Campeonato Mundial de 2019. Antes, a brasileira tinha derrotado também a colombiana Jackeline Renteria, medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012.

Ainda neste sábado, a equipe brasileira conquistou duas medalhas de prata com Kamila Barbosa na categoria até 50kg e Giullia Penalber até 57kg

A competição foi disputada no formato todas contra todas e se iniciou na sexta-feira. Laís começou a campanha vencendo Alina Aleksandra, da Letônia, por 10 a 0. Na segunda rodada, derrotou a venezuelana Nathaly Griman, por 6 a 5. Neste sábado, foram mais duas lutas. A primeira, vitória contra a colombiana Jackeline Renteria, medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012.

As atletas brasileiras no aquecimento © Divulgação

A decisão contra a sueca foi bem equilibrada. Mattsson abriu 2 a 0 no placar, e Laís buscou o empate com um bonito golpe. A sueca voltou a obter a liderança, conquistando um ponto por empurrar a brasileira para fora do tapete, mas Laís virou de novo com um golpe a 40 segundos do fim da luta e venceu por 4 a 3.

Laís já está classificada para as Olimpíadas de Tóquio, conseguiu a vaga durante o Pré-Olímpico das Américas, em março do ano passado. No currículo, ela tem o quinto lugar no Campeonato Mundial de 2018 como principal resultado, além da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru.

“Este título é muito Importante para minha preparação olímpica. Poder acumular o máximo de combates possíveis, testar o que tenho trabalhado e saber o que preciso melhorar foi o objetivo dessa competição. Dedico esta conquista a Deus, acima de tudo, ao time que esteve aqui comigo na Bulgária, Kamila, Giullia, Pedro, Roberta, e também ao time da São José de Wrestling. É um trabalho de todos, e quero que todos que torcem por mim e ajudam, sintam-se participantes desse resultado também”, celebrou Laís.

Kamila Barbosa estreou na categoria até 50kg com vitória por encostamento sobre Jekaterina Jermalonoka, da Letônia, e só parou diante da equatoriana, medalhista de ouro, Lucia Yepez, que a venceu por superioridade técnica (0 a 10). Jekaterina fechou o pódio da divisão de peso com a medalha de bronze. A brasileira, com a prata.

Giullia Penalber venceu duas das três lutas que disputou na categoria até 57kg do estilo livre feminino. Na estreia, a carioca sofreu um revés de 5 a 0 diante da búlgara Bibyana Dudova. Mas se recuperou para garantir a prata ao vencer as húngaras Ramona Galambos e Erika Bognar, por 5 a 2 e encostamento, respectivamente. Dudova ficou a com medalha de ouro, Giullia com a prata e Galambos com o bronze.