30 de março de 2025

A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) oficializou no último domingo (23) a nova composição de sua diretoria para os próximos quatro anos. Eleitos por aclamação durante Assembleia Geral Ordinária realizada no Complexo Esportivo do Maracanã (auditório do Estádio Célio de Barros), Leonardo Elarrat Campos Lara e Jeferson da Rocha Vieira assumem, respectivamente, os cargos de presidente e vice-presidente da entidade no quadriênio 2025–2029.
Com o lema “Juntos somos sempre mais fortes”, a nova gestão também definiu os integrantes dos Conselhos de Ética e de Administração, além de reafirmar o compromisso com o fortalecimento institucional da FJERJ em todas as frentes: administrativa, social, educacional e de alto rendimento.
Recém-empossado, Leonardo Lara destacou a importância do alto rendimento como eixo central do planejamento estratégico da FJERJ. Segundo ele, o crescimento técnico das competições no estado e a participação qualificada em eventos nacionais estarão entre as prioridades.
“As nossas conquistas contam a nossa história. Nosso objetivo é tornar as competições do Rio de Janeiro cada vez maiores e com melhor nível técnico, além de buscar mais recursos para custear a participação de nossas equipes em torneios nacionais. Também queremos ampliar a atuação de treinadores e árbitros cariocas nessas competições, promovendo intercâmbio, capacitação e visibilidade”, pontuou.
Leonardo Lara também reafirmou o compromisso da Federação com os valores educacionais do judô e com a promoção da inclusão social por meio de novos projetos.
“O judô foi criado como método de educação. Nosso objetivo é ampliar projetos sociais e educacionais que envolvam crianças, jovens e professores, impactando positivamente a comunidade Judô Rio e toda a sociedade”, destacou o dirigente.
Outro ponto de destaque na fala do novo presidente foi o investimento em estrutura e modernização administrativa.
“Vamos reformar nossa sede e implementar novas tecnologias nos processos internos. Além disso, ampliaremos os programas de capacitação para os colaboradores da Federação, garantindo mais eficiência e profissionalismo em todos os setores”, afirmou.
Tanto Leonardo Lara quanto Jeferson Vieira integraram a gestão anterior do presidente Jucinei Costa, entre 2017 e 2024, atuando em posições estratégicas que agora ganham continuidade e reforço institucional.
Leonardo exerceu a função de diretor técnico durante todo o período, acumulando o cargo de vice-presidente entre 2017 e 2020. Já Jeferson foi superintendente administrativo e vice-presidente nos dois mandatos consecutivos.
Para Jeferson da Rocha Vieira, a manutenção da equipe e das diretrizes será fundamental para consolidar os avanços obtidos.
“Nestes últimos anos, a FJERJ estreitou laços com a Confederação Brasileira de Judô e com a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado como nunca antes. Isso ampliou nossa capacidade de realizar grandes eventos, promover o judô escolar e o judô inclusivo, além de fomentar projetos sociais. Ter continuidade na forma de trabalhar fortalece esses vínculos e nos permite impactar positivamente não apenas a comunidade do judô fluminense, mas toda a sociedade”, afirmou.
Durante a Assembleia também foram definidos os novos membros dos Conselhos da entidade:
Conselho de Administração: João de Deus Lins Brandão Junior, Carlos Otávio da Silva Conceição e Douglas Leal Bento
Conselho de Ética: Hélio de Oliveira, Nilza Maria Guimarães da Silva, Derides de Castro Rosa, Chuno Wanderley Mesquita e Willian Muniz de Souza
Comissão Eleitoral: Diogo Ferreira Pereira (presidente), Roberto Alves Garcia (vice-presidente), Carlos Eugênio Vieira Losso (1º secretário), Ana Cristina Moraes de Oliveira (2ª secretária) e Alexsandro de Souza Lima Guilhome (procurador)
Leonardo Lara ingressou na FJERJ em 1985, pela Associação Atlética Banco do Brasil Tijuca. Tornou-se faixa preta em 1990 sob a orientação do sensei Jonas Venturi e concluiu a graduação em Educação Física em 1995. Como treinador e chefe de delegação, conquistou títulos estaduais e nacionais em diversas categorias com o Time Judô Rio.
Assumiu sua primeira função administrativa em 2000, como coordenador dos Oficiais Técnicos, cargo que ocupou por sete anos. Também atuou como conselheiro fiscal por cerca de uma década. Entre 2017 e 2020, foi vice-presidente e diretor técnico, mantendo esta última função até 2024. É professor kodansha roku-dan (6º dan), membro da Academia Brasileira de Treinadores do COB e atuou como gerente de competições de judô nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Filiado à FJERJ desde 1976, Jeferson iniciou sua jornada no Judô Clube Antônio Vieira e tornou-se faixa preta em 1986 no Clube Santa Luzia, sob a orientação do sensei Luiz Araújo de Lima. Árbitro internacional FIJ A, representou o Brasil em grandes palcos do esporte, incluindo os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020. Durante o período em que atuou ativamente na arbitragem, foi não apenas um dos pilares da modalidade, mas uma das referências mais respeitadas do setor no País, contribuindo com excelência técnica, seriedade e espírito formador para o crescimento e a qualificação do quadro nacional de arbitragem.
Foi diretor de Arbitragem da FJERJ e coordenador nacional de arbitragem da Confederação Brasileira de Judô. De 2017 a 2020, exerceu a função de superintendente administrativo da Federação, sendo vice-presidente entre 2021 e 2024. É professor kodansha shichi-dan (7º dan) e figura de referência na história do judô fluminense.
Assumir o comando de uma das mais tradicionais e pujantes federações de judô do Brasil é, sem dúvida, uma grande responsabilidade. Com histórico de protagonismo técnico e institucional, a FJERJ exerce papel estratégico no cenário nacional da modalidade — o que torna a missão desafiadora, mas também carregada de possibilidades.
Nesse contexto, a experiência acumulada por Leonardo Lara e Jeferson Vieira ao longo das últimas décadas representa um ativo valioso. Ambos conhecem profundamente os bastidores da gestão esportiva, dominam os caminhos da política institucional e carregam, sobretudo, a vivência prática dos tatamis. A partir dessa bagagem, a nova diretoria inicia seu ciclo com autoridade, credibilidade e a confiança de que está pronta para conduzir a FJERJ a um novo patamar de excelência.
Acesse AQUI, a ata da Assembleia Geral Ordinária da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.