03 de janeiro de 2026
Leonardo Vieira e Sebastian Lali demonstram detalhes de controle e transição © Global Sports
No dia 13 de dezembro, um dia após a inauguração oficial do Checkmat Headquarters Brazil, o renomado professor Leonardo Vieira conduziu um seminário técnico para alunos da rede que vieram a Curitiba com o objetivo de aprofundar seu conhecimento na Arte Suave.

Léo Vieira conduz um momento técnico cercado por faixas-pretas da Checkmat Brasil © Global Sports
Fundadores da Checkmat, uma das principais equipes de jiu-jitsu do planeta, Leonardo Vieira, Sebastian Lali e Ricardo Vieira têm conduzido a expansão global da escola desde sua criação, em 2008. Cada um deles lidera uma frente estratégica da operação internacional: Leonardo Vieira, que foi um dos maiores expoentes dos tatamis da sua geração, é o responsável pelas ações na América do Norte e na Ásia; Sebastian Lali coordena toda a estrutura da equipe no Brasil e na América Latina; e Ricardo Vieira comanda as atividades na Europa.

Léo Vieira disseca fundamentos e transições com a precisão de quem transforma técnica em arte © Global Sports
Residente há mais de uma década em Seal Beach, na Califórnia (EUA), Léo Vieira mantém a tradição de visitar o Brasil anualmente para ministrar clínicas voltadas aos professores e atletas da equipe — e o seminário no HQ Brasil marcou um momento inédito e simbólico na trajetória do professor também com as categorias de base da rede.

Léo Vieira acompanha de perto a execução dos alunos e ajusta detalhes com o olhar técnico © Global Sports
Ao todo, mais de 350 alunos e professores participaram das atividades conduzidas por Leonardo Vieira no novo headquarters, em uma verdadeira imersão técnica e filosófica nos princípios da Arte Suave. A programação foi dividida em dois momentos distintos: no primeiro, voltado a praticantes até a faixa verde, o foco esteve no desenvolvimento técnico fundamental e na construção da base corporal e conceitual do jiu-jitsu. Já no segundo período, direcionado exclusivamente a faixas marrons e pretas — cerca de 70 professores e graduados —, a abordagem ganhou camadas mais complexas, aprofundando temas como tempo de ataque, transições estratégicas e controle de pressão.

Leonardo transforma conceitos complexos em aprendizado acessível © Global Sports
Além dos faixas-pretas, participaram ainda praticantes das faixas azul, verde, roxa e marrom, confirmando o compromisso da Checkmat com a formação em todos os níveis. A forte presença de atletas e instrutores de diferentes regiões reforçou o papel do seminário como um marco de integração técnica e institucional da rede no Brasil.
Na clínica ministrada no novo dojô da equipe, o mestre abordou conteúdos adaptados a diferentes níveis técnicos, mas todos guiados por um mesmo princípio.
“Trabalhei o mesmo princípio para os três níveis de praticantes que atendemos hoje: o princípio do controle do momento de ataque. Fiz com que os alunos entendessem que existe um tempo certo para atacar — estando por cima ou por baixo”, explicou Vieira à Revista Budô.

Com excelente didática, Leonardo faz transmissão de conhecimento com clareza até dos mínimos detalhes © Global Sports
Durante a clínica, o conteúdo foi adaptado para diferentes níveis de experiência, sempre partindo de uma posição neutra, na qual ambos os atletas tinham possibilidade de ação ofensiva. A partir disso, Vieira apresentou abordagens para quem está por cima e por baixo, incentivando os alunos a reconhecer o tempo ideal para executar cada movimento.
“O tempo é mais importante que a técnica”, afirmou o professor. “A técnica ajuda a economizar energia, mas não é ela que garante o sucesso da posição. Entender o tempo exige um estudo que vai além do físico — é algo prático, dinâmico e que exige sensibilidade.”

Com carisma e domínio técnico, Léo Vieira concentra a atenção de todos no tatame — cada palavra, um ensinamento que marca © Global Sports
Mais do que uma aula técnica, a experiência teve um forte significado simbólico para Léo Vieira, que destacou a importância de realizar o seminário justamente na nova sede nacional da equipe — um espaço que representa a consolidação de um sonho coletivo da Checkmat Brasil.
“Hoje temos aqui um dos dojôs mais bem estruturados do mundo. O Sebastian e a Letícia se dedicaram intensamente durante três anos para tornar esse espaço realidade — com projeto arquitetônico refinado, iluminação planejada e acabamento impecável. Todo o ambiente foi pensado para proporcionar conforto, segurança e performance, com tatamis olímpicos da Original Tatamis Yamamura. É realmente gratificante estar em casa — uma casa nova — e receber professores, alunos e amigos nesse momento tão especial”, concluiu.

O seminário reuniu praticantes de diversas faixas e regiões, fortalecendo técnica, comunidade e identidade Checkmat © Global Sports
“Os seminários são, na prática, a nossa forma mais direta de atualização. É por meio deles que mantemos nossas equipes alinhadas com o que está acontecendo nos campeonatos, nas tendências técnicas e na evolução da modalidade. Neste momento, por exemplo, estou na Europa fazendo exatamente isso: antes do Europeu, atualizo os professores, conduzo os camps e acompanho de perto os atletas que vão competir.

Professores Leonardo Vieira e Sebastian Lali ao lado de Perninha, referência nacional e multicampeão no parajiu-jitsu, que comanda a equipe em Irati (PR) © Global Sports
No ano passado, conduzi mais de cem seminários em diferentes regiões — Brasil, América do Sul, Europa e Estados Unidos. O Léo, com certeza, realizou ainda mais. Nossa prioridade é manter as filiais constantemente atualizadas, tanto em conteúdo técnico quanto nas diretrizes da equipe. Isso também é fundamental para fortalecer os laços da rede. O objetivo não é apenas que o praticante use a marca Checkmat, mas que ele realmente se sinta parte integrada da equipe.

Léo Vieira compartilha sua vivência nos tatamis buscando transmitir a essência da Arte Suave © Global Sports
Eu procuro visitar pessoalmente todas as academias no Brasil pelo menos uma vez por ano. Em alguns casos, vou duas vezes. Também mantenho visitas regulares às academias da Argentina, do Paraguai, e em breve, do Chile. Na Europa, estou vindo pelo menos uma vez ao ano — ano passado vim duas vezes, este ano já é minha primeira visita — e também visito os Estados Unidos anualmente.

Tatami principal do Checkmat Headquarters Brazil, revestida com tatamis olímpicos da Original Tatamis Yamamura, unindo estética, segurança e elevado padrão técnico © Global Sports
O Léo, por sua vez, roda o mundo o tempo todo. Ele está presente fortemente na Ásia — Japão, Singapura, Abu Dhabi — e atua nos EUA com a mesma intensidade com que eu rodo o Brasil. Costumo trazê-lo ao Brasil duas vezes por ano, normalmente em julho e dezembro, e nesses períodos fazemos roteiros de visitas e encontros regionais com as academias, reunindo professores e alunos para momentos de formação e integração técnica.

No tatame do HQ Brasil, Léo Vieira ensina mais que posições — inspira posturas © Global Sports
Hoje, nossa rotina é mais voltada ao trabalho pela equipe como um todo do que à academia em si. A gente vive a Checkmat no mundo inteiro.”
Acesse a pasta de fotos do Seminário Técnico realizado no Headquarters Checkmat Brasil.