11 de janeiro de 2025
Liga de Judô Paulista fecha a temporada 2022 com homenagens e cerimônia de outorga de graduação
Grandes nomes do judô brasileiro foram lembrados no evento, gigantes como Miguel Suganuma, Stanlei Virgílio e Georges Kastridget Mehdi foram acertadamente homenageados
Por Paulo Pinto / Global Sports
19 de dezembro de 2022 / São Paulo (SP)
As diretorias da Liga de Judô Paulista (LJP) e da Liga Internacional de Judô Yudanshakai e Kodanshakai (LIJYK) realizaram no dia 27 de novembro os eventos que tradicionalmente encerram a temporada da comunidade, no quartel da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Com a presença de personalidades da modalidade e judocas laureados, uma das principais cerimônias foi a outorga da Medalha do Colar de Honra da Ordem do Samurai (título honorífico da Liga de Judô Paulista) ao sensei Miguel Suganuma (patrono da LJP), ilustre e renomado professor de judô e das artes marciais de defesa pessoal, além de policial por muitos anos.
A Medalha do Colar de Honra da Ordem do Bushidô (título honorífico da Liga Internacional de Judô Yudanshakai e Kodanshakai), homenageia o sensei Stanlei Virgílio (patrono da LIJYK), renomado historiador e autor de várias obras sobre o judô Kodokan do Brasil.
Na terceira cerimônia foi entregue o Troféu Osvaldo Hideo Matsuda a diversas personalidades, como reconhecimento do essencial apoio à LJP e à LIJYK, propiciando seu crescimento e representatividade na comunidade judoística paulista e nacional na temporada 2022.
Em seguida realizaram-se o exame anual de graduação da Liga de Judô Paulista e as solenidades de outorga de graus superiores da entidade aos yudanshas (faixas-pretas do sho-dan ao go-dan) e de outorga de graus superiores da Liga Internacional de Judô Yudanshakai Kodanshakai aos professores kodanshas Rokudan (6º dan).
Durante o encontro, Rodney Assis de Andrade, presidente da LJP, observou que todos os eventos contaram com a participação de atletas e técnicos das entidades filiadas à Liga de Judô Paulista e à Liga Internacional de Judô Yudanshakai Kodanshakai, acompanhados de seus familiares e convidados. E destacou a presença da família do sensei Miguel Suganuma, dos mestres senseis ligados ao ensino do judô tradicional Kodokan e do desporto, bem como dos comandantes e integrantes da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: Rodney Assis de Andrade, presidente da LJP; Carlos Alberto do Prado, presidente da LIJYK; tenente PM Rubens Farias, subcomandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo; vereador George Hato; Roberto Gonçalves Neves, secretário de Educação e de Esportes de Itapetininga; Ricardo Robson da Silva, diretor tesoureiro da LJP; Keiko Suganuma, esposa do sensei Suganuma; coronel da Reserva Roberto Suganuma, filho do sensei Suganuma; Wilson Rogério Ferreira, segundo vice-presidente da LJP; Edson de Oliveira Giriboni, Deputado Estadual; e os professores kodanshas Masakatsu Akamine e Leonel Matsumoto.
O Rei Inicial foi proferido pelo professor kodansha Sensei Rodney Assis de Andrade Presidente da LJP, em seguida o mesmo, abriu os trabalhos dando boas-vindas a todos os judocas e seus familiares.
“Inicio agradecendo primeiro a Deus pela oportunidade de estar à frente da Liga de Judô Paulista, cargo do qual me orgulho, e agradeço também ao comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar, coronel João Alves Canjerana Júnior, e ao tenente-coronel Rubens Farias e seus Comandados que sempre colaboram e apoiam a LJP . Cumpre agradecer à minha diretoria pelo apoio que venho recebendo ao longo destes anos e, em especial, agradecer a minha esposa e filhas pela confiança e o suporte familiar.”
Rodney manifestou gratidão a todos os presentes e às pessoas que atuaram na estruturação da arena dojô na preparação do “maravilhoso ambiente no qual vagam lembranças dos antigos mestres nos princípios do judô budô no bushidô”.
Em seguida, o dirigente lembrou de quando, há alguns anos, recebeu o convite para comandar a entidade: “Será que sou digno desta responsabilidade?, perguntei, tomando como resposta de uma pessoa que tenho muita estima, o sensei José de Souza Campos, do qual elevo cada gesto e palavra. Com sua simplicidade, passa para mim e para todos nós, e por cada apoio recebido dos nossos associados. Para tanto, ressalto os fundamentos do princípio do judô para a preservação da integridade do caráter, antes de tudo, como o diálogo, o respeito, a amizade, a lealdade, a educação e, sobretudo a humildade e a modéstia, fatores básicos para o desenvolvimento do judô, educação, cultura e desporto como instrumento de transformação social”.
Deferência aos promovidos
Em sua homenagem aos alunos que estavam concluindo o exame para as graduações de yudanshas, Rodney de Andrade lembrou que finalmente havia chegado o grande dia.
“Tenho certeza de que, no início do ano, cada um dos senhores traçou uma meta e, com esforço, foco, disciplina e ordem, está prestes a concluir mais uma etapa na vida, lembrando que a etapa não está concluída, e sim começa um novo ciclo, que irá exigir muita dedicação, compromisso e muita responsabilidade. Cada experiência trazida e ou compartilhada, cada elo de amizade formado até aqui, é mais um pouquinho da bagagem que será levada para toda a vida. Levem, portanto, sua bagagem com muito carinho e transmitam os conhecimentos aqui adquiridos durante cada curso que for realizado, mas nunca deixem de buscar algo novo, jita-kyoei.”
O professor Ricardo Robson da Silva falou sobre processos de ensino e aprendizagem no âmbito da LJP e da LIJYK, e sobre a importância da busca do aprendizado e aperfeiçoamento constantes.
“Cabe aos mais antigos passar todo o conhecimento dos fundamentos técnicos (wazas), bem como a essencial importância dos katas, a filosofia, a ética e a estética do judô tradicional kodokan, por seu budô baseado na inteligência e na sabedoria ancestral, por sua hierarquia, disciplina e ordem, que também nos foram transmitidos por nossos mestres. Com pequenos gestos e simples atitudes, passamos exemplos e temos de cobrar dos menos graduados igual comportamento.”
Ricardo Robson enfatizou que os yudanshas são, por determinaçao de Jigoro Kano, aqueles que têm de cuidar do judô e carregá-lo nas costas, têm que arbitrar, ministrar aulas, auxiliar os kodanshas, ou seja, preparar a nova geração. “Os kodanshas são os verdadeiros e legítimos representantes do judô de Jigoro Kano, devem sempre dar continuidade ao seu trabalho.”
Apresentação de kata
Diante da importância e do significado que o reconhecimento de méritos proporciona a pessoas e grupos das diferentes áreas de atuação social, na busca de uma sociedade melhor, mais humana, tolerante, justa e igualitária, a LJP e a LIJYK buscam agraciar personalidades físicas e jurídicas que tenham colaborado para o desenvolvimento do judô tradicional Kodokan em todas as suas áreas – educacional, desportiva ou social – e tenham propiciado a todos os praticantes da arte marcial do judô o exercício pleno da cidadania na vertente do direito constitucional ao lazer e ao esporte.
Na sequência os judocas budocas Cássio Benassato Coser e Fabrizzio Girotto tomaram lugar no embusen, para fazer apresentação de kime-no-kata (formas de decisão – combate real). A dupla representa o Porto Ferreira Futebol Clube, que tem o professor Wilson Rogério Ferreira como técnico responsável. O ponto alto da apresentação foi o acompanhamento musical feito pelo mestre japonês Akio Yamaoka, que executou lindas músicas japonesas no shakuhachi (instrumento de sopro japonês).
Dando sequências às demonstrações as judocas Maria Eduarda Caetano de Melo e Luiza Galvani, do Projeto Social de Judô Aricanduva, cujo técnico responsável é o sensei Ricardo Robson da Silva. Em seu currículo ele exibe extenso período da carreira na Escola de Educação Física da Polícia Militar, como aluno e discípulo de grandes mestres como os sensesi Miguel Suganuma, Jooji Tetsuo Sato e Orlando Silva.
As pequenas judocas apresentaram o tandoku renshu, série solo do sei-ryoku-zenyo kokumin taiiku, formas da educação física nacional do Japão baseadas nos princípios de eficiência máxima. A apresentação de Maria Eduarda e Luiza também foi realizada com fundo musical do shakuhachi executado pelo mestre Akio Yamaoka.
Homenagens
Em seguida iniciaram-se as homenagem às pessoas que se destacaram em prol do judô tradicional Kodokan, com o outorga do título honorífico da LJP, a Medalha do Colar de Honra da Ordem do Samurai, a qual traz no seu verso a efígie do patrono da LJP, o emérito sensei Miguel Suganuma.
E os homenageados foram: Georges Kastridget Mehdi, Luiz Massao Kita, Kátia Cardoso da Costa, Ciro Yoshinaga, Niverci Silva, Roberto Mitio Harada, Masakatsu Akamine, Oscar Rodrigues, Edson Koiti Ashino, Mauro Minoro Takara, Vera Aparecida dos Santos, Marcos Hiroshi Machado Ozaki, Marcelo Duarte Gaspar, José Aparecido Gomes, Carlos Antônio Matos da Silva, Renato Ribeiro da Silva, Alex Sandro Russo, Ricardo Suganuma, Benedicto do Nascimento Valverde, Mauri de Carvalho, Masayoshi Kawakami, Mário Katsumi Matsuda, Walther Takayuki Nishida, Toshio Mune, Edinanci Silva, Miriam Mitsue Hoshiko, Estevam Nikoluk, Carlos Eduardo Righi, Yoshio Kihara, Luiz Carlos Guenzo Hirata, George Hato, Fumiu Issa, Albert Hitoshi Uchida, Akio Yamaoka, Ernani Galhango Júnior, Douglas Ernâni Custódio da Silva, Daniele Dorneles Borges, Edson de Oliveira Giriboni, Roberto Gonçalves Neves, Lucas Agdo Pereira, Marcelo Jordão Amalfi, Nazareno da Silva Miranda, Lucas Bertini, Fabrizzio Girotto, Fábio Henrique G. Ahammudassaf, Keli Mireia de Almeida Cadine, Armando Nelcídio Gonçalves, Fernanda Rocha Cupido, Oziel Moraes Maia e Associação Atlética Santa-Ritense.
A seguir foram homenageadas as pessoas que se destacaram no decorrer deste 2022 e receberam o Troféu Sensei Osvaldo Hideo Matsuda (Grande Mestre do passado cujo exemplo de Sabedoria e Humildade e Resiliência ressoam nos discípulos que tiveram contato com seus ensinamentos): João Alves Cangerana Júnior, Rubens Farias, Rodney Assis de Andrade, Luís Carlos Pereira, Wilson Rogério Ferreira, Carlos Alberto do Prado, Ricardo Robson da Silva, Cássio Benassato Coser, Willian de Melo Pereira, Associação Atlética Santa-Ritense, Fabrizzio Girotto, Lucas Bertini, Fábio Henrique G. Ahammudassaf, Kelly Galvani, Daniele Dorneles Borges, Maurício Schinzari Pereira, Itamar Mattei e Aoki Yamaoka.
A parte prática do exame anual de graduação da LJP completou a extensa e rigorosa programação do ciclo docente e discente implementado na temporada 2022.
“Muitos ficaram no meio da jornada, mas os que aqui se apresentaram conquistaram o cinto negro ou mais um grau nos obis que ostentam por esforços e méritos próprios, que conosco aprenderam que aqui na Liga Paulista de Judô não se ganha graduação, se conquista com estudo, dedicação e perseverança”, concluiu Rodney Assis de Andrade, presidente da LJP.
Clique AQUI e confira a pasta de fotos do evento.