15 de novembro de 2024
Liga de Judô Paulista outorga títulos honoríficos e de graduação no primeiro evento presencial
O professor kodansha Miguel Suganuma foi o principal homenageado na cerimônia, que teve apoio da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Por Helena Sbrissia / Budopress
8 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)
A Liga de Judô Paulista (LJP) realizou no dia 28 de novembro em São Paulo as solenidades de promoção e outorga de graus e de entrega do título honorífico da Liga Internacional de Judô Yudanshakai e Kodanshakai (LIJYK). As condecorações correspondem à medalha do colar de honra da Ordem do Bushidô, cujo patrono é o professor kodansha campineiro Stanlei Virgílio; e à medalha do colar de honra da Ordem do Samurai, que tem como patrono o emérito sensei Miguel Suganuma. O evento recebeu o importante apoio da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Entre os presentes estavam professores, praticantes, atletas e técnicos que representaram as entidades filiadas, bem como integrantes da Escola de Educação Física da Polícia Militar, familiares do sensei Miguel Suganuma, familiares dos judocas promovidos e convidados.
A mesa de honra foi composta pelo sensei Rodney Assis de Andrade, presidente da LJP; coronel João Alves Cangerana Júnior, comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar; tenente coronel Rubens Farias, subcomandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar; sensei Carlos Alberto do Prado, presidente da LIJYK; Keiko Suganuma, esposa do shihan Miguel Suganuma; coronel Roberto Suganuma, filho do renomado professor kodansha kyuu-dan (9º dan); sensei José de Souza Campos, coordenador de graduação da LJP, representando kodanshas e yudanshas da LJP e da LIJYK; sensei Luiz Carlos Pereira, primeiro vice-presidente da LJP; e o sensei Wilson Rogério Ferreira, segundo vice-presidente da LJP.
Para o professor Rodney, o retorno das atividades foi muito especial. “Eu me sinto muito orgulhoso, até pelo encerramento do mandato. Foram dois anos difíceis por causa da pandemia para todo mundo. A covid-19 mexeu com todos, de todas as classes sociais e nós tivemos muitas perdas. Nosso retorno é muito gratificante e tem um significado duplo: uma homenagem ao sensei Suganuma, na medalha de Honra do Samurai, muito simbólico porque perdemos nosso grande mestre este ano, e a outorga da graduação.”
Durante a cerimônia, houve uma apresentação de nage-no-kata da dupla Cássio Benassato Coser (tori) e Fabrizzio Girotto (uke), seguida de demonstrações de sei-ryoku-zen-yo e kokumim taiiku no kata, formas de educação física japonesa baseadas no princípio de eficiência máxima. A apresentação foi desenvolvida em duas partes: tandoku renshu, que é praticado sozinho, e sotai renshu, praticado com um companheiro e subdividido em kime shiki e ju shiki. Willian, Duda e Sarah fizeram a apresentação.
Entrega da medalha do colar de honra da Ordem do Samurai
Um dos pontos altos do evento foi a entrega da medalha do colar de honra da Ordem do Samurai ao saudoso e querido sensei Miguel Suganuma, que se tornou seu patrono. Suganuma foi primeiro-tenente da PM, tendo seu talento e conhecimento sobre o judô reconhecidos por grandes nomes do Instituto Kodokan de Tóquio. Ele foi instrutor de defesa pessoal e judô nos cursos de bacharelado em educação física da PMESP e para os cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Foi promovido a cabo em 1959, sargento em 1960 e aposentou-se como tenente em 1986.
Durante sua carreira, sensei Suganuma conseguiu estudar nas horas vagas para se formar em educação física pela Faculdade Integrada de Guarulhos, tornando-se o primeiro presidente da LJP, dirigente da Federação Paulista de Judô (FPJudô), bicampeão paulista em 1960 e 1961; tricampeão brasileiro de 1961 a 1963; campeão sul-americano em 1962; campeão paulista e brasileiro militar em diversas ocasiões; e uma das maiores autoridades do kata no continente sul-americano.
A entrega das medalhas do colar de honra da Ordem do Bushidô
A medalha do colar de honra da Ordem do Bushidô, que tem como patrono o historiador e professor kodansha Stanlei Virgílio, foi entregue aos senseis Carlos Silva, Dário Mello, Francisco Xavier, Nilo Rodrigues, Evaldi Viana e mestre Lee e à Escola de Educação Física da Polícia Militar.
Outorga de graus superiores e troca de faixas
Na cerimônia foram outorgados graus superiores aos candidatos da LJP de 2021. Confira abaixo a lista completa de agraciados com os títulos:
Paulo D’Angelo Neto, graduado go-dan (5º dan);
Luiz Carlos Pereira, graduado go-dan (5º dan);
Marco Antônio Bioto, graduado go-dan (5º dan);
Cristiano de Lima Braz, graduado yon-dan (4º dan);
Alexandre Vasconi Lopes de Souza, graduado yon-dan (4º dan);
Reinaldo Viana de Sousa, graduado yon-dan (4º dan);
Eduardo Sabanovaite, graduado san-dan (3º dan);
Jorge Luís Minucci, graduado san-dan (3º dan);
Rafael Annunciato Neto, graduado san-dan (3º dan);
Luiz Eduardo Takenouchi Goulart, graduado san-dan (3º dan);
Fabrizzio Girotto, graduado san-dan (3º dan);
Osnir Luiz de Souza, graduado san-dan (3º dan);
Daniel Nery de Souza, graduado ni-dan (2º dan);
Luiz Fernando Lossardo, graduado ni-dan (2º dan);
Epitácio Abrantes Silva, graduado ni-dan (2º dan);
Justino Daniel Amaral, graduado ni-dan (2º dan);
Ricardo de Freitas Vilallva, graduado sho-dan (1º dan);
Michel Lucizano Gomes, graduado sho-dan (1º dan);
Vagner Feitosa Ferreira, graduado sho-dan (1º dan);
Patrícia Domiciano da Silva, graduada sho-dan (1º dan);
Rodrigo Bastos Gasques, graduado sho-dan (1º dan);
Odair Garcia Júnior, graduado sho-dan (1º dan);
Kenji Yanagizawa, graduado sho-dan (1º dan);
Anderson Magno Dias Neves, graduado sho-dan (1º dan);
Gustavo Henrique Novais Gonçalves, graduado sho-dan (1º dan);
Jair Almeida Silva, graduado sho-dan (1º dan);
Bruno Vinícius de Oliveira Pereira, graduado sho-dan (1º dan).