08 de janeiro de 2025
Luiz Iwashita e Carlos Kussumoto participam do credenciamento técnico da Federação Paulista de Judô
Gestores paranaenses também marcaram presença no encontro de dirigentes do judô de 11 Estados que tratou de temas relacionados à gestão esportiva
Encontro de Dirigentes
9 de março de 2020
Por ISABELA LEMOS I Fotos BUDOPRESS
São Caetano do Sul – SP
Com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e Prefeitura de São Caetano do Sul, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou a primeira fase do credenciamento técnico desta temporada no dia 29 de fevereiro, no Teatro Paulo Machado de Carvalho.
O fato inédito e ponto alto do evento foi a participação de dirigentes de federações estaduais que superaram todas as adversidades para ir a São Paulo conhecer o maior credenciamento técnico do judô brasileiro. Entre eles estavam Moisés Penso (SC), Adjaílson Coutinho (PB), Antônio Milhazes (AL), Antônio Viana (AP), Luiz Iwashita (PR), Delfino Cunha (AC), Fernando Moimaz (MT), Félix Martins (ES), Josmar Amaral (GO) e Ton Pacheco (TO), além de Carlos André Kussumoto, coordenador de eventos da FPrJ, e Alan Camillo Cararetti, diretor jurídico da FCJ.
Luiz Iwashita, presidente da Federação Paranaense de Judô (FPrJ), agradeceu o convite dos dirigentes paulistas que lhe permitiu prestigiar um dos mais importantes eventos da modalidade.
“Contando com a participação de 1.500 técnicos aproximadamente, o Credenciamento Técnico de 2020 evidenciou o tamanho e a grandeza do judô de São Paulo, um Estado diferenciado na modalidade e que exibe números expressivos. Foi um prazer rever os amigos e grandes nomes do judô brasileiro, além de assistir às palestras. Em minha avaliação, o ponto alto do CT 2020 foi a apresentação feita por Maurício Santos, gestor de marketing da CBJ, que falou a respeito do trabalho que culminou na grandeza que existe hoje no judô brasileiro. Parabenizo o departamento técnico da FPJ e os responsáveis pelo evento, ratificando que, a cada ano, a FPJudô apresenta novidades e abrange temas cada vez mais importantes para o desenvolvimento técnico e estrutural do judô”, afirmou.
Em paralelo ao credenciamento técnico, houve um encontro de dirigentes do judô nacional que reuniu gestores de 11 Estados para tratar de assuntos administrativos, também elogiado por Luiz Iwashita.
“Durante o encontro de dirigentes, pudemos discutir assuntos relacionados ao judô nacional e que afetam cada uma das 27 federações estaduais. O encontro foi de extrema importância para que consigamos construir um judô cada vez mais forte e independente nos Estados”, disse o presidente.
Para Carlos André Kussumoto, coordenador de eventos da FPrJ, foi uma oportunidade de conhecer um dos maiores eventos da área técnica no Brasil.
“Avalio que a nossa participação nos eventos realizados em São Caetano foi muito importante para o Paraná. Agradeço o convite feito pelos dirigentes paulistas Francisco de Carvalho e Alessandro Puglia”, disse Kussumoto, destacando a aproximação do Paraná a São Paulo. “Estamos em uma crescente constante e, juntos, ficaremos cada vez mais fortes.”
“A abertura do credenciamento técnico mostrou que a FPJudô valoriza muito os professores kodanshas e os técnicos paulistas, o que considero de suma importância para o crescimento do judô. Todas as palestras foram extremamente relevantes, mas fiquei muito impressionado com o trabalho apresentado pelo professor paulista Marcus Fábio Agostinho. O técnico das categorias de base da CBJ falou sobre as tendências na relação do técnico com atletas da seleção”, concluiu o coordenador de eventos da FPrJ.