Mais da metade dos moradores de Tóquio é contra a realização dos Jogos Olímpicos em 2021

Os arcos olímpicos do lado de fora do novo Estádio Nacional de Tóquio

Total de 51,7% das pessoas entrevistadas acreditam que os Jogos Olímpicos deveriam ser adiados mais uma vez ou cancelados, e 46,3% defenderam a manutenção do evento

Jogos de Tóquio
5 de julho de 2020
Por GloboEsporte.com
Fotos Tomohiro Ohsumi e Clive Rose / Getty Images
Rio de Janeiro – RJ

Pouco mais da metade dos moradores de Tóquio, capital do Japão, é contra a realização dos Jogos Olímpicos em 2021 em sua cidade. Esse foi o resultado de uma pesquisa conduzida pela imprensa nipônica publicada nesta segunda-feira. O megaevento que aconteceria no meio deste ano passou para julho do ano que vem devido à pandemia do novo coronavírus.

Mais da metade dos moradores de Tóquio se diz contra realização dos Jogos em 2021

Um total de 51,7% dos entrevistados afirmou que os Jogos deveriam ser novamente adiados ou cancelados, enquanto 46,3% defenderam a manutenção. Destrinchando as informações: 27,7% dos moradores optariam por um cancelamento se pudessem decidir o rumo das Olimpíadas, e 24% defendem um segundo adiamento. 31,1% escolheriam um evento reduzido. 15,2% defendem a realização das Olimpíadas normalmente em 2021.

A pesquisa da agência de notícias japonesa Kyodo News e da rede de televisão Tokyo MX foi feita por telefone entre os dias 26 e 28 de junho e entrevistou 1.030 pessoas. As Olimpíadas e Paralimpíadas foram adiadas no fim de março. Apesar do levantamento, autoridades japonesas e o Comitê Olímpico Internacional (COI) já afirmaram que os Jogos não seriam adiados pela segunda vez. Só seriam cancelados se novos problemas sanitários não permitissem sua realização. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos está prevista para 23 de julho de 2021.

A pesquisa realizada pela agência Kyodo News e da rede de TV Tokyo MX foi realizada entre os dias 26 e 28 de junho

– Organizaremos os Jogos em um ambiente seguro e sereno para os atletas e os espectadores procedentes do exterior, assim como para os habitantes de Tóquio – falou recentemente a governadora da capital japonesa, Yuriko Koike, que lidera as pesquisas para as eleições.