05 de agosto de 2025

O Ginásio Municipal de Esportes Professor Ney Rodrigues, conhecido como Teatrão, em São José dos Campos, foi palco no domingo (3 de agosto) do II Open Shihan de Judô do Vale do Paraíba e do Campeonato Regional Inclusivo para PCDs, abrindo oficialmente o circuito regional da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba da temporada 2025.
Autoridades acompanham a execução do Hino Nacional © Anderson Neves
Organizado pela Associação Esporte Dez / Instituto Calasans Camargo, o evento contou com o suporte técnico e institucional da Delegacia Regional de Judô, sob a liderança do delegado regional e professor kodansha shichi-dan (7º dan), Cláudio Calasans Camargo. Ao todo, cerca de 800 judocas participaram das atividades — que incluíram festival para iniciantes e competições oficiais para atletas federados — com representantes de 25 equipes da ampla região do Vale do Paraíba, que se estende pela Serra da Mantiqueira e pelo Litoral Norte do Estado de São Paulo.
Judocas da Prefeitura de Jacareí mostram alegria e entusiasmo durante a cerimônia de abertura do II Open Shihan © Anderson Neves
O Open Shihan abriu o calendário do Circuito Shihan Kimonos, que terá quatro etapas no segundo semestre, sempre com premiação para os atletas e equipes com melhor pontuação nas categorias oficiais. A iniciativa visa a estimular o desenvolvimento técnico e a competitividade dos judocas da região.
Professor Cláudio Calasans faz pronunciamento durante a abertura do II Open Shihan © Anderson Neves
Na edição desta temporada, o evento também contemplou uma etapa do Campeonato Regional Inclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs), que contou com a expressiva participação de 60 judocas.
Atletas acompanham a cerimônia de abertura © Anderson Neves
A organização da competição para atletas PCDs ficou sob a responsabilidade dos professores Sandro Marcelo (coordenador estadual de judô inclusivo) e Edie Braga (coordenador regional da área).
“Ficamos muito felizes com o número expressivo de judocas PCDs participando desta edição. Acreditamos que o judô tem um papel fundamental na formação de crianças e jovens, independentemente de suas limitações, e estamos comprometidos em garantir que todos tenham espaço, respeito e oportunidades iguais nos nossos eventos. Também agradecemos, aos parceiros que acreditam nesse propósito, como a Shihan Kimonos”, disse o delegado Cláudio Calasans Camargo.
Judocas fazem o juramento dos atletas © Anderson Neves
Compuseram a mesa de honra diversas lideranças do judô regional, entre professores kodanshas e dirigentes setoriais da delegacia. Estiveram presentes: Michiharu Sogabe, Amadeu Esteves, Cláudio Calasans Camargo, Jair Nunes, Marcelo Queiroz, Everson Campante, Márcio André, Murani Gomes, Arnaldo Menani, Sandro Marcelo, Makoto Hirakawa, Fernando Hirakawa e Antônio Guedes.
Coordenadores setoriais: Marcelo Souza (judô veterano), Carlos Augusto (patrimônio), Edie Braga (judô inclusivo para PCDs), José Marques e Maurício Bento (arbitragem), Artur Zumbano (oficiais técnicos) e Wagner Mariano (informática).
O árbitro FIJ B, Antônio Carlos Lucas Bustamante da Esporte Dez/Calasans Camargo comandou o rei inicial © Anderson Neves
Entre os convidados estavam Marco Olivatto, delegado regional do CREF; Bruno Vasconcelos, presidente do IEVP; o professor Juliano, do Instituto Athlon; e o vereador Marcão da Academia (PSD).
Sensei Calasans com a judoca Maria Vitória, aluna da Academia Calasans Camargo
Fundada nos primeiros anos da década de 1970 pelo então presidente Katsuhiro Naito, sob a coordenação de Sérgio Adib Bahi e com o suporte jurídico oferecido pelo doutor Erasmo M. Lopes, a 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba foi, a primeira delegacia do interior paulista — marco pioneiro na descentralização administrativa da FPJudô.
Os professores Fabiano Barros e Wagner Mariano, campeões sul-americanos de kata fazem apresentação durante a cerimônia de abertura © Anderson Neves
Desde então, são mais de 50 anos de história promovendo o judô em mais de 60 municípios, com uma atuação que combina tradição, espírito comunitário e compromisso com a formação de novas gerações.
Com postura acolhedora, o árbitro Luciano Porfírio Dorta, da Secretaria de Esportes de Jacareí, orienta judocas da classe sub 7 com leveza e atenção
Essa vocação histórica se reafirma na realização de eventos que priorizam a base, valorizam os iniciantes e acolhem crianças e jovens com deficiência, como o Campeonato Regional Inclusivo. Com o suporte técnico da FPJudô e o apoio da Shihan Kimonos, a mais antiga delegacia do judô paulista segue na vanguarda da inclusão e do desenvolvimento humano por meio do esporte.
A árbitra aspirante à FIJ, Érica de Almeida Senhoretti, da Associação Desportiva Bandeirantes de Sorocaba, conduz judocas deficientes visuais no shiai-jô © Anderson Neves
“O judô sempre foi uma ferramenta de formação humana, e nosso compromisso é garantir que ele continue chegando a todos, sem exceção, com o apoio das iniciativas pública e privada e o respaldo institucional da FPJudô”, concluiu o professor Cláudio Calasans Camargo.
Grupo de judocas PCDs © Anderson Neves
O professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Michiharu Sogabe e o delegado Cláudio Calasans ao lado dos árbitros que atuaram na competição © Anderson Neves
A equipe Dojô San, de São José dos Campos, foi homenageada com o Troféu Campeã da Solidariedade, concedido à agremiação que realizou a maior doação de alimentos não perecíveis destinados às campanhas assistenciais do Lions Clube. A premiação reforça a importância do espírito solidário e do compromisso social que permeiam a prática do judô.
Pódio do Festival © Anderson Neves
Sob a liderança do professor Cícero San, o Dojô San integra o Projeto Esporte Educativo do Lions Clube e está localizado no bairro Pinheirinho dos Palmares, em São José dos Campos. A equipe joseense conquistou o reconhecimento ao arrecadar e doar 55 kg de alimentos, contribuindo ativamente para ações humanitárias que beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade na região.
Premiação da competição dos federados © Anderson Neves
O professor JOSÉ MARQUES, coordenador de arbitragem da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba, convocou os seguintes árbitros para atuarem no II Open Shihan de Judô do Vale do Paraíba: MAURÍCIO BRUNO BENTO (Associação Hirakawa de Judô), ANTÔNIO CARLOS BUSTAMANTE, LUIZ EDUARDO VILELLA, MURANI GOMES, CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS, ANDRÉ DE ALMEIDA CANÇADO, ROGÉRIO LUIZ DOS SANTOS, KAROLINE AMARO PEDROSA, e ORLEAN CAMPOS FILHO (todos da Esporte Dez / Calasans Camargo), ROGIVAL LOPES FILHO, RENAN BUENO DA SILVA e BEATRIZ HELENA DOS SANTOS (Kihon Kodokan Judô / AMOPASF), SANDRO MARCELO DOS SANTOS, ALEX FELÍCIO DA ROCHA, EDIE BRAGA, GABRIEL LUCAS CARDOSO e CLEIDE APARECIDA DOS SANTOS(Secretaria de Esporte e Lazer de São José dos Campos), ÉRICA DE ALMEIDA SENHORETTI (A.D. Bandeirantes Sorocaba), FÁBIO DE CAMARGO SANTOS (Associação Pró Judô), LUCIANO IGNÁCIO FRANCO, LUCIANO PORFÍRIO DORTA, REGINALDO HIRAYAMA, ANDERSON PEREIRA e RICARDO MAIA MARTINS DOS SANTOS (Secretaria de Esporte e Recreação de Jacareí), ANTONIO CARLOS GUEDES (Associação Pró Judô Taubaté) e ARTHUR PEDRESCHI ALVES (Associação Kamakura de Judô).
O Circuito Kimonos Shihan de Competições volta no dia 21 de setembro, com a realização do 43º Torneio da Independência de Judô e Festival da Pátria, no ginásio da ADC Embraer, também em São José dos Campos. O torneio é o mais tradicional da região do Vale do Paraíba e promete reunir novamente judocas de todas as idades em clima de confraternização e disputa saudável.