Maria Portela é campeã do Grand Slam da Geórgia

Maria Portela e Madina Taimazova disputam a final © Marina Mayorova/FIJ

A judoca gaúcha que defende a Sogipa derrota a russa Madina Taimazova na final e conquista primeira medalha do Brasil em Tbilisi

Grand Slam da Geórgia
28 de março de 2021
Fonte Redação do GE
Tbilisi – Geórgia

Depois de bater mais uma vez na trave na sexta-feira (26), o Brasil finalmente foi ao pódio no segundo dia de disputas do Grand Slam de Tbilisi de judô, realizado na Geórgia. Maria Portela derrotou a russa Madina Taimazova na final do peso médio (70kg) e conquistou a medalha de ouro – o que lhe rendeu 1000 pontos na corrida olímpica para Tóquio 2020. Os bronzes ficaram com a uzbeque Gulnoza Matniyazova e com a belga Gabriella Willems. Ainda neste sábado, Ketleyn Quadros terminou na sétima colocação no peso meio-médio (63kg).

O pódio do peso médio com Madina Taimazova (RUS), Maria Portela (BRA), Gabriella Willems (BEL) e Gulnoza Matniyazova (UZB) © Marina Mayorova/FIJ

As disputas de sábado

Para chegar à final contra Madina Taimazova, a judoca da Sogipa Portela derrotou a lituana Ugne Pileckaite, a holandesa Donja Vos, Asma Alrebai, do Bahrein, e a belga Gabriella Willems. Na decisão, a gaúcha se aproveitou dos erros da russa, que foi desqualificada depois de levar três shidôs em menos de dois minutos de combate. Atualmente, Portela ocupa a 14ª colocação no ranking da FIJ no peso médio.

Na categoria meio-médio (63kg), Ketleyn Quadros terminou na sétima colocação ao perder na repescagem para a húngara Szofi Ozbas, no golden score. Alexia Castilhos caiu para a chinesa Junxia Yang na estreia. No peso-médio (70kg), Ellen Santana também foi eliminada logo na primeira luta, para a venezuelana Elvismar Rodriguez.

No primeiro dia de disputas em Tbilisi, o Brasil fechou a sexta-feira sem medalhas, mas com um quinto lugar de Larissa Pimenta (52kg) e um sétimo lugar de Ketelyn Nascimento (57kg).