Maria Portela é a nova número um do mundo, e Brasil tem três líderes no ranking da FIJ

Na final do peso médio Maria Portela venceu a russa Taisia Kireeva por imobilização

Além da peso médio, que neste fim de semana foi campeã do Grand Slam de Ecaterimburgo, Érika Miranda e David Moura também lideram suas categorias

Ranking International Judo Federation
20/03/2018
Fonte LARA MONSORES/CBJ I Fotos MARINA MAYOROVA/IJF
Rio de Janeiro – RJ

Campeã do Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia, nesse domingo, a brasileira Maria Portela somou mil pontos e assumiu a liderança do peso médio feminino (70kg) no Ranking Mundial da Federação Internacional de Judô atualizado nesta segunda-feira (19).

Agora o Brasil tem três judocas no topo do mundo, já que Érika Miranda (52kg) e David Moura (+100kg) se mantiveram em primeiro lugar de suas respectivas categorias nesta atualização do WRL. Apenas Brasil e Japão têm três líderes no ranking.

Portela vibrou muito com o ouro obtido em Ecaterimburgo

“Liderar o ranking mundial é uma coroação pelos resultados, mas serve para me manter alerta e continuar em busca de evolução”, avaliou Portela, que ultrapassou a atual campeã mundial Chizuru Arai, do Japão, depois de emplacar uma sequência de nove lutas invicta e dois ouros consecutivos no Circuito Mundial (World Masters São Petersburgo 2017 e Grand Slam de Ecaterimburgo 2018). A brasileira soma 5241 pontos contra 4650 da japonesa.

No top 10 do mundo, o Brasil tem ainda Mayra Aguiar (2º), Maria Suelen Altheman (4º), Rafael Silva (4º), Rafaela Silva (7º), Jéssica Pereira (8º), Beatriz Souza (8º), Eduardo Yudy (10º) e Eric Takabatake (10º).

O pódio do peso médio

Nesse final de semana, a seleção conquistou oito medalhas no Grand Slam da Rússia e 12 no Aberto de Lima, no Peru.

As próximas competições da seleção principal neste mês serão o Aberto de Buenos Aires (24 e 25) e o Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia, de 30 de março a primeiro de abril.