11 de novembro de 2024
Maria Suelen Altheman e Maria Portela conquistam o ouro no Pan-Americano e o Brasil fica em primeiro no individual
Totalizando 14 medalhas o Brasil termina a disputa individual em primeiro lugar com quatro ouros, seis pratas e três bronzes. Na vice-liderança o Canadá superou a tradição de Cuba que ficou em terceiro lugar
Campeonato Pan-Americano Sênior de Judô
22 de novembro de 2020
Fonte Redação do GLOBO ESPORTE
Fotos Getty Images e FEMEX JUDO
Guadalajara – México
As brasileiras Maria Suelen Altheman e Maria Portela conquistaram na noite deste sábado a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de judô, que está sendo disputado em Guadalajara, no México. Em uma final verde-amarela na categoria acima de 78 kg, Altheman derrotou Beatriz Souza por ippon.
Na decisão da categoria até 70kg, Portela, que já havia conquistado o Pan em 2012, superou a porto-riquenha Maria Perez nas punições para ficar com bicampeonato do continente. A competição vale 700 pontos para o ranking mundial classificatório para a Olimpíada de Tóquio.
O Brasil também conquistou outras 4 medalhas de prata com Rafael Buzacarini, Eduardo Yudy Santos, Baby e Rafael Macedo. Buzacarini sofreu ippon do canadense Shady El Nahas (CAN) na final da categoria até 100kg; Eduardo Yudy Santos (81kg) foi imobilizado na final por Adrian Gandia, de Porto Rico; Rafael Silva (+100kg), o “Baby”, sentiu uma lesão muscular na coxa e não disputou a final do Pan-Americano contra o cubano Andy Granda; e Rafael Macedo (90kg) parou no wazari do cubano Ivan Felipe Silva Morales, na final.
Já o peso pesado David Moura conquistou o bronze ao derrotar Pedro Pineda, da Venezuela, no último confronto do dia.
Hegemonia continental
Enquanto o Brasil manteve a escrita garantido a primeira colocação geral na disputa individual, a seleção cubana perdeu a vice-liderança com o excelente desempenho dos judocas canadenses que parecem estar dispostos a pôr fim na tradição e no poderio da escola cubana.
Totalizando 14 medalhas o Brasil terminou a competição individual em primeiro lugar disputando 10 finais e totalizando quatro medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze. O Canadá ficou na vice-liderança e superou a tradição de Cuba disputando quatro finais e faturando quatro ouros e quatro bronzes.
A poderosa seleção Cubana disputou apenas duas finais e obteve dois ouros e três bronzes. Porto Rico totalizou um ouro e uma de prata e assegurou a quarta colocação, seguido pela Argentina que totalizou um ouro e dois bronzes que asseguraram a quinta colocação. O Equador obteve os mesmos pódios que a Argentina, mas ficou em sexto lugar porque os portenhos obtiveram um sétimo lugar a mais. O Panamá conquistou uma medalha de ouro que lhe assegurou a sétima colocação.
Ao todo, 16 países disputaram o Campeonato Pan-Americano sênior de judô, e somente três deles não conquistaram uma vaga no pódio: Uruguai, Jamaica e Haiti. Confira a tabela abaixo.
Hoje acontece a disputa por equipes mistas, último compromisso da seleção brasileira de judô desta temporada. Os combates começarão às 13h (horário de Brasília) e serão transmitidos ao vivo pelo site live.panamjudo.org. A equipe brasileira estreará contra o México, na semifinal. Se passar, disputará o ouro com o vencedor do confronto entre Cuba e Peru.
O Campeonato Pan-Americano sênior de judô vale 700 pontos para o ranking mundial, classificatório para os Jogos de Tóquio 2020.
Medalhas do Brasil
OURO
Eric Takabatake (60KG)
Daniel Cargnin (66KG)
Maria Portela (70kg)
Maria Suelen Altheman (+78kg)
PRATA
Eduardo Katsuhiro (73KG)
Beatriz Souza (+78kg)
Eduardo Yudy (81kg)
Rafael Macedo (90kg)
Rafael Buzacarini (100kg)
Rafael Silva “Baby” (+100kg)
BRONZE
Larissa Pimenta (bronze)
Jéssica Pereira (bronze)
Ketleyn Quadros (63kg)
David Moura (+100kg)
Quadro de Medalhas