18 de novembro de 2024
Mayra Aguiar assume a liderança do ranking mundial da FIJ da categoria meio-pesada
Brasileira encerra o ano na primeira colocação o meio-pesado (78kg) após conquista da medalha de bronze no Masters de Judô de Jerusalém
Fonte Redação GE
25 de dezembro de 2022 / Curitiba (PR)
Tricampeã mundial e três vezes medalhista de bronze nas Olimpíadas, Mayra Aguiar assumiu a liderança do ranking mundial da categoria até 78kg na última lista publicada pela Federação Internacional de Judô em 2022. A brasileira encerra o ano no topo após ganhar uma posição com a conquista da medalha de bronze no World Masters de judô, na última quarta-feira, em Jerusalém, Israel.
Mayra somou 900 pontos após subir ao pódio da segunda maior competição do ano e chegou a 5860, ultrapassando a antiga líder, a alemã Anna-Maria Wagner, que ficou com 5733 após perder na estreia em Jerusalém. Vale lembrar que em 2022 Mayra também conquistou o título do Campeonato Mundial, em Tashkent, no Uzbequistão, resultado que rendeu 2000 pontos no ranking. Além disso, faturou uma prata e um bronze em etapas do Grand Slam de judô.
Cargnin é ouro
Protagonista do melhor resultado do Brasil no Masters, com a conquista da medalha de ouro em Jerusalém, Daniel Cargnin também subiu no ranking. O brasileiro ganhou 14 posições e agora ocupa a quinta colocação na categoria até 73kg, com 3722 pontos. Além da vitória em Israel, em 2022 Cargnin foi terceiro colocado no Campeonato Mundial de Tashkent.
Além de Mayra e Cargnin, outros três brasileiros encerram o ano entre os cinco primeiros do ranking em suas categorias: Ketleyn Quadros, quinta colocada na categoria até 63kg, Guilherme Schimidt, quarto até 81kg, e Beatriz Souza, terceira na categoria acima de 78kg.