Meeting nacional sub 18 e sub 21 abre o calendário do judô brasileiro na próxima quinta-feira

Victor Penalber, gerente das equipes de transição da CBJ, atuando como técnico da seleção brasileira nos Jogos Sul-Americanos 2022 © COB

Nos dias 1 e 2 de fevereiro, a competição vai reunir 480 atletas de 109 clubes no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Fonte CBJ
28 de janeiro de 2024 / Curitiba (PR)

O Meeting Nacional sub 18 e sub 21 vai abrir o calendário 2024 da Confederação Brasileira de Judô a partir da próxima quinta-feira (1), no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A competição tem expectativa de receber 480 atletas de 109 clubes e 21 federações estaduais, definindo os classificados para representar as seleções brasileiras de transição no primeiro estágio internacional do ano.

“Acho que o Meeting é uma das maiores competições nacionais que nós temos. Já é a segunda no atual processo da base e, depois dela, vamos formar as equipes para o Estágio da Croácia, no sub 18, e para as etapas de Bad e Bremen, na Alemanha, no sub 21. Os líderes do ranking nacional após o meeting já garantem a vaga para esses estágios. Teremos muitos eventos em 2024 e acho que o processo está bem alinhado para montarmos uma equipe bem competitiva para o Campeonato Mundial”, disse Victor Penalber, gerente das equipes de transição da CBJ.

Um lugar no pódio do meeting rende pontos ao ranking nacional da base, que neste ano adotou o método de pontuação gradativa, ou seja, que vai crescendo conforme a proximidade do mundial. E visando ampliar a oportunidade de participação no processo de desenvolvimento competitivo das classes sub 18 e sub 21, a CBJ também aumentou os critérios de classificação para o evento. Em 2024, os atletas que venceram ao menos dois combates na seletiva nacional, realizada em dezembro de 2023, estão aptos a participar; além dos campeões do brasileiro regional e classificados até a quinta posição nos brasileiros, Jogos da Juventude e eventos internacionais.

Neste ano, os clubes com mais atletas inscritos no meeting são o Instituto Reação (RJ), com 37, o SESI-SP (SP), com 27, e Flamengo (RJ) e Sogipa (RS), com 21 cada.

Veja AQUI a lista de inscritos para o meeting nacional sub 18 e sub 21.

Troféu Geraldo Bernardes

Os clubes campeões gerais de cada classe do Meeting vão receber o inédito Troféu Geraldo Bernardes, homenagem ao sensei que além de ser um dos pioneiros do judô carioca é um dos mais laureados do Brasil.

Condecorado pela CBJ com a Ordem do Mérito, a maior honraria do judô brasileiro, sensei Geraldo é um dos fundadores do Instituto Reação e foi mentor de medalhistas olímpicos como Rafaela Silva e Flávio Canto, além de ter ajudado a revelar inúmeros talentos da modalidade. Bernardes também é ex-técnico da seleção brasileira de judô e esteve nos Jogos Olímpicos de Seul 1988, quando o País conquistou sua primeira medalha de ouro com Aurélio Miguel.

Programação

As disputas do Meeting começam na quinta-feira (01), com todas as 16 categorias do sub 18. Já na sexta-feira (02), último dia de competição, é a vez do sub 21.

O primeiro hajime está previsto para às 9h (horário de Brasília) e todos os combates terão transmissão ao vivo, gratuitamente, no site da CBJ. Para quem estiver no Rio de Janeiro e desejar marcar presença na Arena Carioca 1, a entrada é gratuita.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

REGULAMENTO RANKING SUB 18 2024

REGULAMENTO RANKING SUB 21 2024

http://www.shihan.com.br