Ministro do Esporte do Uzbequistão reitera apoio ao Campeonato Asiático Open de Karatê-dô ITKF

Aziz Abdukhakimov, ministro do Turismo, Juventude e Esportes da República do Uzbequistão © Divulgação

A Federação de Karatê-dô do Uzbequistão realizará simultaneamente curso ministrado pelos professores Khoudir Bouguettaya, Ibrahim Al Bakr e Brad Webb

Por Paulo Pinto / Global Sports
10 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)

Em nota oficial, Aziz Abdukhakimov, ministro do Turismo, Juventude e Esportes da República do Uzbequistão,
reiterou total apoio ao IVº Seminário Técnico Afro-Ásia da ITKF e ao IIº Campeonato Asiático Open de Karatê-Dô Tradicional, eventos programados para a capital Tashkent.

“Estamos apoiando integralmente os eventos da ITKF que se realizam de 17 a 23 de novembro, sem dúvida alguma os mais importantes na área esportiva em nosso país nesta temporada. Aproveito para dar boas-vindas a todos os atletas e equipes que abrilhantarão a competição”, anunciou Abdukhakimov.

Sensei Shukhratjon Kushmuratov, organizador dos eventos que se realizam no Uzbequistão © Divulgação

O ministro confirmou a presença das maiores autoridades políticas e esportivas do Uzbequistão na cerimônia de abertura do torneio, entre os quais o primeiro ministro Abdulla Aripov; Shoabdurakhmanov Rustam Mavzurovich, presidente do Comitê Olímpico Nacional; e Kasimov Oybek Omilovich, secretário geral do Comitê Olímpico Nacional, além dos embaixadores dos países inscritos no certame.

São esperados faixas-pretas e professores de vários países da região para a disputa do Campeonato Asiático Open e para o seminário técnico que será ministrado pelos professores Ibrahim Al Bakr, do Egito; Khoudir Bouguettaya, da Argélia; e Brad Webb, dos Estados Unidos.

Professor Shukhratjon com alunos e autoridades na Universidade de Tashkent © Divulgação

O presidente da ITKF Uzbequistão, sensei Kushmuratov Shukhratjon, espera que “os eventos possam trazer muitas informações técnicas e contribuir para o crescimento do karatê tradicional no Uzbequistão e na Ásia”. O dirigente também falou sobre a possibilidade de crescimento técnico. “Minha expectativa com a competição também é grande e estou certo de que haverá grande intercâmbio técnico para a nossa região, além da vivência internacional para os nossos atletas.”

O chairman da International Traditional Karate Federation (ITKF), Gilberto Gaertner, considera os eventos muito importantes neste momento de retomada gradual das atividades presenciais. “Estamos sempre buscando promover o conhecimento técnico, por meio de cursos integrados a atividades competitivas, pois nosso objetivo é proporcionar o desenvolvimento continuado aos nossos filiados.” O dirigente parabenizou os organizadores do evento e professores que contribuíram para sua realização.

“Agradeço o apoio incondicional do governo do Uzbequistão, na pessoa do ministro do Esporte Aziz Abdukhakimov, ao sensei Shukhratjon Kushmuratov pelo arrojo na organização de ambos os eventos e, também, aos professores Brad Webb, Ibrahim Al Bakr e Khoudir Bouguettaya pelo suporte técnico ao curso”, concluiu o chairman da ITKF.