Morre sensei Yoshimitsu Yamada, principal referência do aikidô nas Américas

Yoshimitsu Yamada 1938 – 2023 © Divulgação

Shihan Yamada deixa legado gigantesco de divulgação e aprimoramento do aikidô em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, na América do Sul e no Brasil

Por Paulo Pinto / Global Sports
16 de janeiro de 2023 / São Paulo (SP)

O conselho de diretores do Aikikai de Nova York (EUA) informou na manhã desta segunda-feira, por meio da nota abaixo, o falecimento do renomado shihan de aikidô hachi-dan (8º dan), Yoshimitsu Yamada.

Prezada comunidade do Aikikai de Nova York,

É com grande pesar que anunciamos o falecimento de nosso amado professor Yoshimitsu Yamada shihan.

Yamada sensei morreu pacificamente neste domingo, 15 de janeiro de 2023, sob os cuidados dos médicos do Hospital Mount Sinai, com sua família ao seu lado.

Yoshimitsu Yamada no Aikikai dojô de San Francisco em 2022 © Aikido Journal

Os preparativos para um funeral privado estão sendo feitos pela família do sensei. Por favor, respeitem a privacidade da família durante este período difícil.

O New York Aikikai realizará um memorial em data posterior que será aberto a todos que o amaram e aprenderam com ele. Sabemos que muitos de vocês desejarão expressar suas condolências de alguma maneira. Faremos algumas sugestões apropriadas em breve. 

Yamada Sensei chegou à cidade de Nova York em 1964 para tornar-se o instrutor chefe do New York Aikikai. Ele começou no aikidô aos 17 anos no honbu dojô, sede da Aikikai, como um uchi-deshi (aluno residente) de O-Sensei.

Ao centro, Doshu Moriteru Ueshiba, Yoshimitsu Yamada e Wagner Bull, com alunos norte-americanos e brasileiros, mais graduados no Hombu Dojô integrando os dois países © Arquivo

Ele não apenas transformou o New York Aikikai numa escola de aikidô de classe mundial, mas também ajudou a espalhar a relativamente desconhecida arte marcial numa comunidade próspera nos Estados Unidos e, mais tarde, internacionalmente.

Foi um grande defensor da individualidade e do treinamento intenso; suas aulas se elevavam com a harmonia e o poder de uma sinfonia, inspirando todos a darem o melhor de si.

Atendendo ao pedido de Wagner Bull em 1997 Yamada sensei trouxe Tamura shihan para realizar um seminário no Brasil © Divulgação

O New York Aikikai permanecerá aberto como Yamada sensei desejou. Ele amava grandes turmas com alto astral, então, por favor, honre-o treinando como faria se ele estivesse liderando a turma. Sua incrível energia e generosidade de espírito estarão lá nos tatamis para todos nós.

Sensei Yamada e o Brasil

Ao lado do também shihan Wagner Bull, sensei Yamada promoveu o movimento que rompeu as correntes que existiam no passado, permitindo o livre acesso ao aikidô pelos brasileiros. Em sua homenagem ao colega, sensei Bull descreveu a importância do trabalho desenvolvido por Yoshimitsu Yamada.

Senseis Yamada e Tamura em recepção realizada na residência de Wagner Bull ao grande mestre grande e amigo de Yamada © Arquivo

“O Aikikai Hombu Dojo perde um de seus maiores divulgadores. O mestre Yoshimitsu Yamada deixa esta existência com um trabalho grandioso de divulgação e aprimoramento em todo mundo e na América, especialmente nos EUA. No Brasil e em todos países da América do Sul ele formou alunos notáveis, fazendo a ponte com o Aikikai Hombu Dojo do Japão, permitindo em todo o continente a prática e o ensino do aikidô com nível internacional! Na Europa constantemente fazia seminários sempre com grande assistência a seus alunos e associados. Certamente irá fazer muita falta.”

“O Instituto Takemussu somente conseguiu se tornar uma escola referencial graças a seu grande apoio dado na década de 90 e para sempre fará parte de nossa história. Que descance em paz!”

http://www.intersports.com.br