08 de janeiro de 2025
Na China, Vinícius Figueira está na final e Valéria Kumizaki vai disputar o bronze
Douglas Brose, Bárbara Rodrigues, Isabela Rodrigues e Adam Ramos estão na repescagem e vão em busca do bronze
Karate 1-Series Xangai
8 de dezembro de 2018
Por PAULO PINTO I Fotos KPHOTOS
Curitiba – PR
A competição que reuniu 1.100 karatecas de 80 países foi iniciada nesta sexta-feira e será disputada até o domingo. Última etapa desta temporada, o Karate1 Série A Xangai definirá o ranking olímpico da World Karate Federation (WKF) de 2018.
Primeiro colocado no ranking mundial nos 67kg, Vinícius Figueira garantiu vaga na final e vai disputar a segunda final desta temporada. Sexta colocada no ranking da WKF, Valéria Kumizaki lutará pelo bronze na categoria até 55kg.
Para chegar à final, Vinícius Figueira venceu todas os combates da categoria e disputará a grande final contra o egípcio Aly Ismail. Atravessando excelente fase, o brasileiro tem a chance de garantir o primeiro título desta temporada. Em novembro, Vinícius obteve a medalha de prata no Campeonato Mundial da Espanha.
Em seu primeiro confronto, Vinícius Figueira venceu o sérvio Stefan Joksic por 1 a 0. No segundo combate, empatou com o iraniano Amir Mehdizadeh, e venceu na bandeirada. Na terceira luta, o karateca maringaense venceu Songvut Muntaen de Taiwan por 1 a 0. Nas quartas, houve outro empate contra Mohammad Shahryari Bovand, do Irã, e mais uma vez, Vinícius venceu no hantei. Na semifinal, o brasileiro superou o iraniano Alireza Shirsefat por 4 a 1 e assegurou vaga na final contra o egípcio Aly Ismail no confronto que acontece neste domingo.
Na categoria até 55kg, Valéria Kumizaki foi impecável e venceu as quatro primeiras lutas até chegar na semifinal, onde caiu diante da japonesa Fumika Ishiai. Mesmo com a derrota diante da nipônica, a vice-campeã mundial em 2016 assegurou vaga na disputa do bronze.
Valéria Kumizaki venceu o primeiro confronto contra a suíça Melinda Michel, por 1 a 0. A segunda luta foi contra Dominika Bogarova da Eslováquia e a brasileira venceu por 1 a 0. O terceiro confronto foi contra a chinesa Jamei Ding, e Valéria venceu por 1 a 0. Nas quartas, a brasileira impôs 4 a 1 no placar diante da japonesa Tamaki Yoshiyasu, mas na semifinal caiu diante da também japonesa, Fumika Ishiai, por 2 a 0.
Quatro brasileiros na repescagem
Além das medalhas enunciadas por Vinícius Figueira e Valéria Kumizaki, o Brasil pode ainda conquistar mais quatro vagas no pódio em Xangai, com Douglas Brose (60kg), Bárbara Rodrigues (68kg), Isabela Rodrigues (+68kg) e Adam Ramos (+84kg). Os quatro estão na repescagem e lutam pelo bronze, na madrugada deste domingo.
As finais da competição que acontece no ginásio da Universidade de Finanças e Economia de Xangai serão realizadas neste domingo, das 15 às 18 horas (horário local).