Na Croácia e no Chile, judô brasileiro sobe 16 vezes ao pódio neste fim de semana

Marcos Santos e o francês Ngayap Hambou fizeram a final do peso médio

Seleção principal conquistou sete medalhas no open de Santiago e a seleção juvenil obteve nove pódios na copa de Zagreb

Judô Internacional
14/03/2018
Fonte LARA MONSORES/CBJ I Fotos TINO MARIC/EJU
Rio de Janeiro – RJ

O último fim de semana trouxe muitas medalhas para o judô brasileiro em duas competições internacionais. No total, 16 judocas do País subiram ao pódio em competições no Chile e na Croácia nos dias 10 e 11 de março. A seleção sênior conquistou sete medalhas (três ouros, uma prata e três bronzes) no Open Pan-Americano de Santiago, que distribui até 300 pontos no ranking da FIJ. Nas categorias de base, a seleção juvenil trouxe nove medalhas da Copa Europeia Sub 18 de Zagreb, primeiro estágio internacional dessa classe em 2018.

Leonardo Sant’Anna foi vice-campeão do peso pesado

No Chile, os ouros ficaram com a jovem Laislaine Rocha (78kg), de apenas 17 anos, estreante no circuito sênior, além de Rochele Nunes (+78kg) e Diego Santos (66kg).

“Foi um ótimo resultado por ser a minha estreia internacional nessa categoria. Estar de volta para minha cidade natal, Jequié (BA), e treinar no meu clube, Associação Judô Ação, tenho certeza de que está sendo fundamental”, pontuou Diego.

Outra novata, Gabriella Moraes (63kg), também foi finalista em Santiago, mas acabou com a prata na final com a experiente equatoriana Estefânia Garcia, que conseguiu ter mais ataques e vencer a luta forçando três punições à brasileira.

“Foi uma ótima experiência. Estudei bastante minhas adversárias nesta última semana. Sabia que não seria fácil, pois são meninas bem mais experientes do que eu, que se destacam no cenário internacional. Mas lutei bem. Agora, é continuar treinando para que possa vir o ouro na próxima”, avaliou Gabriella, que é a atual vice-campeã mundial sub 18.

Anna Karolina Belém foi campeã do peso pesado

Os bronzes ficaram com Leandro Guilheiro e Guilherme Schimidt, fazendo a dobradinha no meio-médio (81kg), além de Luana Costa, no peso leve (57kg).

A próxima competição da seleção principal será o Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia, nos dias 17 e 18 de março.

Gabrielle Gonzaga exibiu excelente performance em Zagreb

Nove medalhas para o juvenil em Zagreb

A seleção sub 18 do Brasil fez bonito nesse final de semana e volta da Croácia com nove medalhas na bagagem: dois ouros, duas pratas e cinco bronzes.

Os destaques foram os campeões Marcos Santos (81kg) e Anna Karolina Belém (+70kg). Ambos superaram franceses na final. Marcos bateu Maxime Hambou, enquanto Anna venceu Coralie Hayme.

Marcos Santos conquistou o ouro do peso médio

Leonardo Sant’Anna (+90kg) e Eduarda Rosa (70kg) chegaram às finais de suas categorias, mas terminaram com medalhas de prata. Leo caiu para o húngaro Richard Sipocz, e Eduarda não passou pela alemã Rafaela Igl.

Os cinco bronzes foram conquistados por Yuri Santos (50kg), Nicolas Silva (55kg), Chrislayne Alencar (40kg), Gabrielle Gonzaga (57kg) e Thayane Lemos (57kg).

Brasileiros em Zagreb

Resultados

Open Pan-Americano de Santiago/Chile – Sênior

OUROS: Laislaine Rocha (78kg), Rochele Nunes (+78kg) e Diego Santos (66kg)

PRATA: Gabriella Moraes (63kg)

BRONZES: Leandro Guilheiro (81kg), Guilherme Schimidt (81kg) e Luana Costa (57kg)

Laislaine Rocha conquistou o ouro no Chile

Copa Europeia Sub 18 de Zagreb/Croácia

OUROS: Marcos Santos (81kg) e Anna Karolina Belém (+70kg)

PRATAS: Leonardo Sant’Anna (+90kg) e Eduarda Rosa (70kg)

BRONZES: Yuri Santos (50kg), Nicolas Silva (55kg), Chrislayne Alencar (40kg), Gabrielle Gonzaga (57kg) e Thayane Lemos (57kg).

Chrislayne Alencar ficou com o bronze no superligeiro

Gabrielle Gonzaga e Thayane Lemos fizeram dobradinha no peso meio-médio

Laislaine Rocha conquistou o ouro no meio-pesado

Nicolas Silva ficou conquistou o bronze no peso ligeiro