20 de novembro de 2024
Na quarta tentativa, Robson Conceição conquista título mundial do WBC
Após duas derrotas e um empate em disputas anteriores, baiano de 35 anos enfim conquista o cinturão super-pena do Conselho Mundial de Boxe, ao derrotar O’Shaquie Foster
Por Combate.com
10 de julho de 2024 / Curitiba (PR)
Robson Conceição é campeão mundial de boxe profissional. Se antes o baiano carregava consigo a marca da medalha de ouro conquistada nas Olimpíadas do Rio 2016, agora o lutador de 35 anos se coloca de vez no panteão dos grandes lutadores de boxe da história do país. Neste sábado (6), em Newark (EUA), Robson Conceição venceu na decisão dividida (116-112, 112-116 e 115-113) o Norte-americano O’Shaquie Foster para lhe tomar o cinturão super-pena (até 58,97kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC), na sigla em inglês.
“Quando eu prometo, eu cumpro. Sthephanie, meu amor, é todo seu. Eu prometi, papai cumpriu. É sobre nunca desistir. Sou muito persistente na minha luta diária, então nunca desisto enquanto não alcanço meus objetivos. E isso aconteceu aqui hoje, obrigado meu Deus, obrigado equipe, obrigado família. Somos campeões do mundo”, disse Robson logo após o anúncio, se referindo à promessa de título para sua filha mais nova.
Esta foi a quarta tentativa de Robson Conceição se tornar campeão mundial. Em setembro de 2021, ele perdeu por pontos para Oscar Valdez um duelo onde muitos viram sua vitória. Exatamente um ano depois, foi dominado e perdeu para Shakur Stevenson nos pontos. Em novembro de 2023, empatou com Emanuel Navarrete, e assim o mexicano se manteve campeão. Da quarta vez, não passou. Robson Conceição tem agora um cartel com 19 vitórias, duas derrotas e um empate.
“Penso que venci sim. Ataquei mais o Foster. Ele me deu muito trabalho porque se movimentou muito, mas atirei muito mais golpes, ele não queria luta. Atirei muito mais golpes e busquei muito mais a luta, então sai merecedor dessa vitória (…). Golpeei bastante, não golpeei mais porque ele não aceitava a luta, ele movimentou muito, então não consegui conectar mais golpes do que eu conectei. Se ele talvez parasse um pouco mais, com certeza eu combinaria muito mais golpes”, completou o novo campeão mundial.
Do outro lado, incrédulo com o resultado, O’Shaquie Foster tinha os olhos cheio de lágrimas e um pouco aéreo. Ao ser perguntado sobre a luta, o americano disse ter acreditado ter feito o suficiente para vencer com facilidade e pediu revanche imediata.
“Achei que tivesse vencido com folga. Eu não sei, achei que foi fácil, achei que era minha essa vitória (…). Eu estarei de volta, voltarei. Claro que quero a revanche. Acho que fui melhor, mas os juízes definiram no fim. Quero revanche imediata”, disse o lutador em cima do ringue.
Confira o cartão de pontuação da luta
A luta
No primeiro round, mais estudado, Robson Conceição tentou controlar o centro do ringue e chegou a conectar um bom gancho na linha de cintura, mas o golpe mais contundente foi um cruzado de esquerda de Foster que entrou limpo no frontal do baiano. No segundo round, o brasileiro continuou com dificuldades de encontrar a distância, enquanto o americano era mais efetivo nos golpes. Na terceira parcial, Robson Conceição entrou mais na luta e teve mais contundência nos golpes disparados no corpo.
No quarto round, Robson Conceição disparou duas mãos duras de direita que entraram limpas no rosto de Foster. Ele ainda conectou um gancho de esquerda. No quinto round, um uppercut der Foster pegou o brasileiro, mas Robson respondeu com um overhand por cima da guarda. O brasileiro também passou a colocar maior volume de golpes, conforme pediu no intervalo do round o treinador Luiz Dórea. No sexto round, que marcava a metade da luta, Foster era mais efetivo no seu jogo de contragolpe, enquanto Robson insistia em jogar mais com o overhand de direita com a mão de trás.
Quando o sétimo round chegou, Foster se mantinha efetivo com os diretos que tocavam o brasileiro, mas Robson era quem buscava mais o duelo de forma efetiva. No oitavo round, O’Shaquie Foster passou a soltar mais seu jogo e buscou mais o brasileiro. Robson Conceição tentava encurtar mais a distância e combinar uma série maior de golpes. No nono round, logo no início, um choque de cabeça abriu os supercílios direitos dos dois lutadores. Foster conseguiu ser mais preciso nos contragolpes.
No décimo round, O’Shaquie Foster tinha mais facilidade para controlar a luta e se manter seguro usando o jogo do contragolpe. Robson Conceição não encontrava o americano com facilidade. No penúltimo round, com o senso de urgência, Robson Conceição foi mais agressivo e combinou boas sequência. Nos últimos três minutos do confronto, Robson tentou mais o nocaute, enquanto o americano, se achando seguro da pontuação, esperou o gongo soar enquanto procurava não correr riscos.