22 de novembro de 2024
No embalo de Paris, São Paulo conquista os títulos masculino, feminino e por equipes mistas no Campeonato Brasileiro Sub 21
A seleção paulista dominou o shiai-jô em Salvador. Após conquistar os títulos individuais no masculino e no feminino, a equipe da FPJudô sagrou-se campeã invicta por equipes mistas.
Por Paulo Pinto / Global Sports
17 de agosto de 2024 / Curitiba, PR
No dia 9 de agosto, a seleção paulista sub 21 embarcou para Salvador, capital baiana, para disputar o Campeonato Brasileiro Sub 21 de 2024. Com 33 atletas e uma comissão técnica composta por 11 treinadores, a delegação foi chefiada pelo professor Thiago Valadão Fernandes, técnico do São João Tênis Clube de Atibaia.
De acordo com a Confederação Brasileira de Judô, a competição realizada nos dias 10 e 11 de agosto reuniu cerca de 350 atletas de 26 Estados na Arena de Esportes da Bahia, antes conhecida como Centro Pan-Americano de Judô e pertencente à CBJ, agora administrada pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre).
São Paulo domina o shiai-jô
O primeiro dia de competições foi amplamente dominado pelos judocas paulistas, que marcaram presença maciça nas finais. Dos 14 confrontos decisivos, dez contaram com a participação de atletas de São Paulo, evidenciando a força e o preparo da delegação paulista na classe júnior nesta temporada.
Ao final das disputas individuais, os paulistas conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito de bronze. A equipe masculina somou três ouros, três pratas e quatro bronzes, enquanto a feminina obteve dois ouros, duas pratas e quatro bronzes.
Em seu depoimento após a competição, o técnico Alexandre Dae Jin Lee destacou a força e a qualidade dos clubes, treinadores e atletas paulistas.
“São Paulo veio com seus melhores atletas. Todos estavam acompanhados por seus respectivos técnicos dos clubes, o que permitiu dar continuidade ao trabalho que já realizam. Avalio que fomos muito bem, e esse resultado mostra a força de São Paulo, dos nossos clubes, dos nossos treinadores e dos nossos atletas”, afirmou o técnico da delegação paulista e responsável técnico da equipe do Sesi/SP.
Desempenho
No feminino, a equipe paulista brilhou no pódio com as medalhas de ouro conquistadas por Dandara Camilo (78kg) e Maria Guilherme (70kg). Bianca Reis (57kg) e Evellyn Pereira (+78kg) ficaram com a prata, enquanto Gyovanna Andrade (57kg), Letícia Batista (78kg), Heloísa Marinho (78kg) e Eduarda Bastos (63kg) garantiram o bronze.
“Estou muito feliz. Este é o meu primeiro Campeonato Brasileiro Sub 21. Tenho treinado intensamente visando à convocação para o Campeonato Mundial e só tenho a agradecer a meus senseis, minha família e meus colegas de treino. Nada disso teria acontecido sem o apoio deles. Hoje, consegui executar muito do que estava treinando, encaixando bem os golpes que preparei para este campeonato”, disse Dandara Camilo, campeã do meio-pesado e atleta da Sociedade Esportiva Palmeiras.
No masculino, São Paulo também se destacou com três ouros, três pratas e quatro bronzes. Marcus Ramos (60kg), Ronald Lima (66kg) e Luan Almeida (81kg) foram os campeões. Erick Kaneda (60kg), Breno Duarte (+100kg) e Bruno Nóbrega (66kg) conquistaram as pratas, enquanto Pedro Alvarenga (100kg), João Segatelle (90kg), Caio Barbosa (81kg) e Enzo Trombini (81kg) completaram a excelente campanha paulista com medalhas de bronze na classe júnior.
“Estou muito feliz com o resultado de hoje, especialmente por ter contribuído para a posição de destaque do meu Estado na classificação geral. Esse título me impulsionou ainda mais no ranking nacional, me aproximando do meu sonho de disputar o Campeonato Mundial. Hoje, lutei contra adversários que também são meus parceiros de treino e de viagem, algo que faz parte do esporte. Mesmo assim, estou muito satisfeito com meu desempenho”, declarou Luan Almeida, judoca do Sesi/SP bastante experiente, com passagens pela seleção brasileira.
O pódio da classificação geral feminino foi completado pelas seleções do Rio de Janeiro, em segundo lugar; Minas Gerais, em terceiro; Rio Grande do Sul, em quarto; e Paraná, em quinto lugar.
No masculino, o pódio da classificação geral foi composto pelas seleções do Rio Grande do Sul, vice-campeã; Rio de Janeiro, em terceiro lugar; Minas Gerais, em quarto; e Paraná, em quinto lugar.
Clique AQUI e confira a classificação individual e geral do Campeonato Brasileiro Sub 21 de 2024.
Invicto nas equipes mistas
A seleção paulista realizou 16 lutas na disputa por equipes mistas, vencendo todos os confrontos por 4 a 0, ou seja, de forma invicta. Com 16 vitórias e nenhuma derrota, a equipe consolidou seu domínio na competição e ratificou a coesão dos judocas do time bandeirante.
Para sagrar-se campeã São Paulo derrotou a equipe do Rio Grande do Sul na final por 4 a 0, consolidando sua hegemonia na competição. Nas disputas pelo bronze, Espírito Santo e Minas Gerais levaram a melhor.
A campanha de São Paulo começou com uma vitória por 4 a 0 sobre o Distrito Federal nas oitavas de final. Nas quartas, a equipe paulista repetiu o placar ao superar a Bahia e, na semifinal, garantiu vaga na decisão ao vencer o Espírito Santo também por 4 a 0, enviando-o para a disputa pelo bronze.
Na final, São Paulo enfrentou o Rio Grande do Sul, que havia derrotado Minas Gerais por 4 a 2 na semifinal. Os pontos que garantiram a medalha de ouro para São Paulo foram conquistados por Bianca Reis (57kg), Ronald Lima (73kg), Maria Guilherme (70kg) e João Segatelle (90kg).
Clique AQUI e confira a classificação geral do Campeonato Brasileiro Sub 21 por Equipes Mistas de 2024.