Núcleos Aquacentro Demarchi e Jardim Orquídeas ampliam ação social do karatê em São Bernardo

José Carlos Gomes de Oliveira, Alex Mognon e Guto Rodrigues © Arquivo FPK

Com mais de mil alunos ativos na unidade Crec Baetinha, a Academia Guto Rodrigues de Karatê em parceria com a Secretária De Esportes do Município e a Federação Paulista de Karatê, pretendem dobrar esse número nos próximos anos com a abertura de mais núcleos

Por Paulo Pinto/ Global Sports
17 de outubro de 2022 / Curitiba (PR)

Depois da inauguração das novas unidades, a Academia Guto Rodrigues de Karatê pretende estender a outras áreas do município o seu projeto social desenvolvido em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo e a Federação Paulista de Karatê (FPK), que visa a democratizar efetivamente o acesso das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade à prática esportiva.

Sensei Pedro Augusto Rodrigues executando a técnica ura-mawashi-geri no dojô do complexo esportivo Baeta Neves © Budopress

Fundado em 1993, o dojô do sensei Guto Rodrigues sempre manteve o foco nas questões pedagógicas e socioeducativas, seguindo um dos princípios do karatê: “Alunos de qualquer arte, incluindo karatê, nunca devem esquecer o cultivo da mente e do corpo.” Mas, graças às parcerias e com uma grande equipe comandada pelo sensei Pedro Augusto Rodrigues, diretor técnico e de graduação, a academia entra em nova fase de expansão.

Ao lado dos professores Roque Cortês e Guto Rodrigues, Alex Mognon faz depoimento na cerimônia de abertura do Campeonato Paulista de Karatê realizado no ginásio poliesportivo Cidade de São Bernardo Adib Moysés Dib © Arquivo FPK

Titular da segunda delegacia regional do Grande ABC e Zona Sul de São Paulo da Federação Paulista de Karatê (FPK), sensei Guto lembra que muitas pessoas não acreditaram nele, quando estabeleceu a meta de transformar sua escola no maior projeto social de karatê do Estado de São Paulo e do Brasil.

“Estou no karatê desde criança, e há 53 anos me dedico ao ensino e à difusão do karatê e seus princípios. Quando percebi que teríamos algum respaldo governamental, tive a certeza de que iríamos conseguir fincar âncoras nos principais pontos do município oferecendo o ensino de karatê de qualidade, a custo zero, para as crianças e jovens do município de São Bernardo e região. Agradeço a visão de gestores como o prefeito Orlando Morando, o secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon, e o presidente da FPK, José Carlos Gomes de Oliveira, que uniram forças para concretizar uma iniciativa que pretende tirar milhares de crianças das ruas e colocar centenas de jovens no mercado de trabalho.”

Sensei Guto Rodrigues, diretor da Academia Guto Rodrigues de Karatê © Budopress

Após a inauguração dos dois novos núcleos o secretário Alex Mognon declarou ter a certeza de que o ensino do karatê chegará a milhares de crianças e jovens de São Bernardo. “No último censo nossa cidade já possuía 850 mil habitantes espalhados por 410 quilômetros quadrados. Como gestores públicos, temos a vocação de fomentar a prática esportiva e, desde que iniciamos este projeto com o sensei Guto Rodrigues, sabíamos que seria um dos mais bem-sucedidos. E digo isso com base na qualidade do ensino oferecido e pelo trabalho realizado, seja no dojô seja no kotô. Com base na seriedade e comprometimento de seus professores, acreditamos que breve iremos duplicar o número de karatecas em São Bernardo.”

Professores Guto Rodrigues e José Carlos Gomes de Oliveira © Arquivo FPK

O projeto desenvolvido pela Academia Guto Rodrigues proporciona oportunidade de trabalho para diversos instrutores e professores Faixas Pretas participantes do Programa de Capacitação Técnica para Formação de Instrutores de Karatê.

Outro apoiador dessa ação gigantesca é José Carlos Gomes de Oliveira, presidente da FPK, que vê no projeto de karatê de São Bernardo uma possibilidade real de expansão da modalidade. “Conhecemos o sensei Guto há décadas e acreditamos em seu potencial como professor e gestor. Ele realiza excelente trabalho como delegado regional da Federação Paulista de Karatê e, além da importante ação social, o projeto da Academia Guto Rodrigues de Karatê fomenta a expansão do nosso esporte trazendo cada vez mais atletas com excelente qualidade técnica para a nossa entidade.”

Alex Mognon, secretário municipal de Esporte e Lazer de São Berardo do Campo © Budopress

Além dos núcleos Aquacentro Demarchi e Crec Jardim Orquídeas, abertos recentemente, sensei Guto tem em vista outras unidades destinadas à infância de São Bernardo. “Não podemos esperar que as crianças que querem aprender karatê atravessem a cidade para encontrar um dojô, por isso planejamos inaugurar várias unidades no próximo ano. Contamos com a parceria com o governo municipal e a FPK para montar a estrutura física e instalar os tatamis e equipamentos específicos. Graças ao nosso programa de Capacitação Técnica para Formação de Instrutores de Karatê reunimos hoje a quantidade necessária de professores capacitados para manter vários unidades nos Centros Esportivos funcionando em tempo integral.”

Professor Pedro Augusto Rodrigues, san-dan (3º) dan, diretor técnico e de graduação da Academia Guto Rodrigues de Karatê © Budopress

Sensei Guto enfatiza que a Academia Guto Rodrigues de Karatê, a Prefeitura de São Bernardo do Campo e a Federação Paulista de Karatê estão juntos para auxiliar as famílias no desenvolvimento salutar das crianças e adolescentes, com o objetivo de formar cidadãos para um País melhor, tendo como slogan: “Formar Cidadãos do Bem.”

Serviço

Academia Guto Rodrigues de Karatê – Fundada em 1993.

Entidade oficial de karatê, filiada na Federação Paulista de Karatê (FPK) sob №741 e Confederação Brasileira de Karatê (CBK), vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro. Informações e matrículas: WhatsApp (11) 97076-0944 / sensei Guto Rodrigues

DOJÔ MATRIZ

Rua Bauru, 20 / 1º Andar – Baeta Neves – São Bernardo do Campo – Entrada pelo Crec Baetinha.

UNIDADE AQUACENTRO/ DEMARCHI

Rua Valdomiro Luiz, 279 – Demarchi – São Bernardo do Campo

UNIDADE JARDIM ORQUÍDEAS

Estrada do Poney Clube, 148 – Jardim das Orquídeas – São Bernardo do Campo

Grade de aulas no dojô do Baeta Neves © Arquivo

Grade de aulas no dojô do Aquacentro Demarchi © Arquivo

Grade de aulas no dojô do Jardim Orquídeas © Arquivo