08 de janeiro de 2025
Números do exame de graduação mostram o gigantismo do judô no Estado de São Paulo
Fundamentada no ji-ta-kyo-ei e na atuação voluntária de 82 examinadores entre os quais renomados professores kodanshas, a FPJudô aprovou 355 candidatos e deverá promover 501 judocas, do 1º ao 9º dan, nesta temporada
Exames de Graduação da FPJudô 2018
23 de outubro de 2018
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS / MARCELO LOPES / CRISTIANE ISHIZAWA
Mauá – SP
Com o apoio da Prefeitura de Mauá, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou os exames de graduação de 2018 neste sábado (20 de outubro), no Ginásio Celso Daniel e no Teatro Municipal de Mauá. Foi o encerramento grandioso do calendário de eventos do judô paulista desta temporada.
Numa ação gigantesca desenvolvida em 18 áreas, os departamentos técnico e de graduação da federação paulista avaliaram 370 candidatos, aprovaram 355 e graduaram mais 98 faixas pretas pelo sistema de ranqueamento. Somados a eles, os 48 professores kodanshas indicados pela comissão de graduação de São Paulo completam 501 judocas promovidos desde o 1º dan (sho-dan) ao 9º dan (kyuu-dan) nesta temporada.
O staff da Federação Paulista de Judô estava composto por 52 colaboradores, enquanto a banca examinadora contou com a atuação voluntária de 82 árbitros examinadores, entre os quais 52 professores kodanshas.
Joji Kimura, diretor técnico da FPJudô, explicou que 85% dos candidatos inscritos nos exames de graduação da FPJudô desta temporada vieram das delegacias regionais do interior e do litoral.
“Desde que assumimos a direção técnica planejamos realizar os módulos de kata, história, filosofia, ética, terminologia de judô e de preparação para os exames de graduação de forma itinerante em todo o Estado de São Paulo. Esta alteração promoveu uma grande mudança no perfil dos pretas que vêm sendo examinados nas últimas temporadas. Neste ano 85% dos judocas inscritos são do interior e do litoral. Apenas 15% são da capital. Isso mostra claramente a força do judô em todo o Estado, e nos faz olhar para este segmento com maiores cuidados”, disse.
Na avaliação do professor kodansha Dante Kanayama, o trabalho em equipe foi o grande responsável pelo sucesso do exame de graduação desta temporada.
“Iniciamos os trabalhos neste evento há várias semanas e o sucesso obtido é fruto do comprometimento de uma equipe coesa e dedicada. Além do planejamento que nos permitiu gerenciar este evento e examinar 370 candidatos, houve uma mobilização geral que possibilitou este resultado espetacular. Às 15h45 já tínhamos o resultado dos exames de todos os candidatos. Toda a equipe está de parabéns, já que mais uma vez a FPJudô cumpre seu importante papel de formar novos faixas pretas e promover o surgimento de novos professores para São Paulo e para o Brasil”, disse o professor Kanayama, coordenador geral dos exames de graduação da Federação Paulista de Judô.