22 de dezembro de 2024
O cenário sociopolítico e a Influência da Crise de Henry nos currículos de graduações em Educação Física no Brasil
Os resultados mostraram que os currículos analisados não contemplavam uma definição de procedimentos de intervenção profissional pautada em condutas éticas próprias da área
Educação Física
16 de agosto de 2020
Por Dr. Me. ALEXANDRE JANOTTA DRIGO I Foto BUDOPRESS
Curitiba – PR
De 1980 a 1990, a Educação Física brasileira foi fortemente influenciada pela discussão sobre sua identidade como disciplina acadêmica durante o período final do regime militar brasileira e também a possibilidade da regulamentação profissional.
Assim, este estudo analisou a influência desse cenário epistemológico e político nos currículos de três cursos de graduação de Educação Física. Foram estudados os Projetos Político Pedagógico e a Matriz Curricular dos cursos de graduação de universidades públicas, foram analisados por meio de duas técnicas de pesquisa qualitativa: análise do corpo de conhecimento e análise de conteúdo.
Os resultados mostraram que os currículos analisados não contemplavam uma definição de procedimentos de intervenção profissional pautada em condutas éticas próprias da área. Além disso, a base de conhecimento dos currículos é constituída principalmente pelos saberes disciplinares, o que contribui para distanciar a formação do aluno de seu campo de prática profissional.
Esses achados podem estar associados à insuficiente discussão epistemológica iniciada cedo pelos trabalhos de Henry e à definição pouco clara se a Educação Física configurar em uma área acadêmica ou profissional.
Esta investigação sugere que as disputas políticas relacionadas à profissionalização se sobrepõem às discussões acadêmicas, o que pode ter contribuído para os problemas identificados na preparação profissional do bacharelado de Educação Física.
Clique aqui para ler este artigo completo no Journal of Physical Education
Alexandre Janotta Drigo é bacharel em biologia e educação física (EF); mestre em ciências da motricidade pela Unesp/RC; doutor em EF pela Unicamp e orientador da pós-graduação em ciências da motricidade da Unesp. Pesquisa formação profissional em EF, atividade física e saúde, lutas e metodologia do treinamento.
Membro do Conselho Federal de Educação Física, tem 66 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, dez livros e 22 capítulos, entre outras produções. É coordenador da comissão científica da FPJudô.