13 de fevereiro de 2025
![Governo da Bahia comprova irresponsabilidade da CBJ na produção do seu calendário esportivo](https://revistabudo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Governo-da-Bahia-comprova-irresponsabilidade-da-CBJ-na-producao-do-seu-calendario-esportivo-1.jpg)
A segunda etapa do Circuito Mundial de Judô 2025 acontecerá em Baku, capital do Azerbaijão, de 14 a 16 de fevereiro. Depois do Grand Slam de Paris, realizado na França há duas semanas, todos os placares foram zerados. Durante três dias, os melhores judocas do mundo dividirão os louros de um evento que conquistou toda a sua nobreza ao longo dos anos.
Quando se trata de judô, o Azerbaijão é um país que sempre aparece nas discussões. Para confirmar, basta lembrar que, nos últimos Jogos Olímpicos de Paris, dois judocas, Hidayat Heydarov e Zelym Kotsoiev, conquistaram o ouro, após já terem assegurado seus títulos mundiais semanas antes. Além dos resultados esportivos, o Azerbaijão funciona como uma locomotiva no desenvolvimento e na educação por meio do judô, com propostas e metas ambiciosas da Federação de Judô do Azerbaijão (FJA) para este novo ciclo que se inicia.
Campeões olímpicos, Hidayat Heydarov e Zelym Kotsoiev © FIJ
Durante o sorteio do Grand Slam, realizado hoje em Baku, a Federação Internacional de Judô foi representada por Mohamed Meridja, diretor de Educação e Treinamento; Ki-Young Jeon, diretor-chefe de Arbitragem; e Florin Daniel Lascau, também diretor-chefe de Arbitragem. Os organizadores foram representados por Aydin Mammadov, do Ministério da Juventude e Esportes; Rashad Rasullu, vice-presidente executivo da FJA; e Elnur Mammadli, campeão olímpico e vice-presidente da federação local.
Autoridades que abrilhantaram o sorteio das chaves: Ki-Young Jeon, Mohamed Meridja, Florin Daniel Lascau, Enur Mammadli, Rashad Rasullu e Aydin Mammadov © FIJ
Durante seu discurso de abertura, Mohamed Meridja destacou o protagonismo do seu país no cenário global da modalidade. “Caros representantes do Ministério da Juventude e Esportes, prezados membros da Federação de Judô do Azerbaijão, querida família do judô, tenho o privilégio de estar diante de vocês hoje na abertura do Grand Slam de Baku 2025, um dos eventos mais prestigiosos do Circuito Mundial de Judô da FIJ. O Azerbaijão tem sido uma potência no judô mundial, não apenas ao produzir atletas de classe internacional, mas também ao sediar eventos que representam o espírito do nosso esporte.”
“Este grand slam é mais do que uma competição: é a celebração da união, amizade e espírito esportivo, reunindo judocas de todas as partes do mundo. Em nome do presidente da FIJ, Marius Vizer, quero expressar minha profunda gratidão à Federação de Judô do Azerbaijão, ao governo do Azerbaijão e a todos os organizadores e voluntários que trabalharam incansavelmente para que este evento fosse um sucesso. Sua dedicação garante que o judô continue crescendo e inspirando as próximas gerações de campeões. Obrigado e boa sorte a todos!”
Rashad Rasullu também fez seu pronunciamento. “Este Grand Slam é sempre um evento importante e prestigioso para nós, e estamos orgulhosos em ver tantos países e os melhores atletas competindo aqui em Baku. Os últimos quatro anos do ciclo olímpico de Paris foram um período fundamental e bem-sucedido para nós, no qual adquirimos experiência valiosa e alcançamos resultados expressivos, incluindo duas medalhas de ouro nos Jogos de Paris. Ao ingressarmos em um novo ciclo olímpico, nos deparamos com novas oportunidades e desafios, sempre com o objetivo de seguir evoluindo e conquistando ainda mais”, disse o dirigente que concluiu fazendo agradecimentos aos apoiadores do evento.
Sorteio das chaves © FIJ
“Gostaria de agradecer à FIJ, ao Ministério da Juventude e Esportes do Azerbaijão e aos nossos patrocinadores pelo apoio na realização deste torneio tão prestigiado. Estamos confiantes de que o evento deste ano manterá os altos padrões estabelecidos nos anos anteriores. Desejo sucesso a todos e boa sorte aos atletas que disputarão o Grand Slam de Baku!”
Nos primeiro e no terceiro dia, a competição começará às 12h, enquanto no segundo dia as fases preliminares terão início às 11h30. Em todos os dias, o bloco final ocorrerá às 17h, com as disputas de medalhas.
Durante três dias, o futuro do judô será escrito em letras douradas em Baku. Atletas experientes estarão lado a lado com jovens promessas, tornando a competição emocionante e imperdível. Acompanhe toda a ação em https://judotv.com/
13 de fevereiro de 2025
13 de fevereiro de 2025
10 de fevereiro de 2025