20 de fevereiro de 2025

Fazer exercício físico já é um desafio muito grande nestes dias de calor e recomenda-se que fujamos dos horários mais críticos, das 10 horas da manhã até as 4 da tarde.
Agora, imagine você, praticante de artes marciais, que muitas vezes usa trajes pesados como os nossos judogis e karategis: a coisa pode piorar muito.
Nosso sistema de resfriamento funciona por meio da retirada do calor interno até nossa pele, pois a água contida em nosso corpo pode ser evaporada na superfície, fazendo que a temperatura interna fique em níveis aceitáveis.
Durante o treinamento, quanto menos barreiras houver entre nossa pele e o ambiente melhor será esse resfriamento. As altas temperaturas internas, superiores a 41 graus, podem ocasionar lesões estruturais devido à desnaturação de proteínas. Para que isso não aconteça devemos treinar com pouca roupa, em ambientes arejados que estejam em temperatura entre 21 e 25 graus.
Para aumentar a taxa de resfriamento é importante que estejamos devidamente hidratados, e a recomendação é de 50 ml de água por kg de massa corporal por dia. Isso significa que uma pessoa de 70 kg deve consumir por dia em torno de 3,5 litros de água. Isso inclui tudo: água pura e outras formas de líquido como os encontrados nas frutas e verduras.
Mas se você é praticante de esportes vai uma dica: verifique sua massa corporal antes do treino e depois do treino. A diferença na balança é o que você precisa repor de água. Acrescentar frutas após o treino também ajuda a absorver melhor essa água devido aos eletrólitos presentes nelas.
Portanto, ambientes quentes e úmidos e roupas pesadas como kimono não são uma boa combinação em dias de calor.
Fique ligado nos principais sintomas da desidratação:
Para aproveitar bem este verão, opte por treinos mais leves e, se possível, sem o uwaki, a peça superior do judogi. Faça mais paradas para hidratação e tenha bons treinos.
Doutor André Lopes é PhD
em Ciências do Movimento
Humano e faixa-preta
sho-dan de jiu-jitsu
20 de fevereiro de 2025
20 de fevereiro de 2025
18 de fevereiro de 2025