Outorga de graus da Academia Guto Rodrigues reúne cerca de 550 karatecas

Em seizá, karatecas aguardam para fazer a saudação inicial © Global Sports

A quantidade de participantes na cerimônia em que foram promovidos 347 praticantes mostra a força do trabalho realizado no dojô de São Bernardo do Campo

Por Paulo Pinto / Global Sports
21 de dezembro de 2022 / São Paulo (SP)

Filiada à Federação Paulista de Karatê (FPK), à Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e vinculada ao Comitê Olímpico do Brasil, a Academia Guto Rodrigues de Karatê (AGRK), escola fundada e comandada pelo sensei Guto, faixa preta desde 1980 que mantém um vigoroso projeto social em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e com o apoio da Federação Paulista de Karatê.

Sensei Guto, Alex Mognon e os faixas-pretas que atuaram na cerimônia © Global Sports

A Academia Guto Rodrigues de Karatê, entidade oficial fundada em 2 de julho de 1993, é hoje uma das mais importantes escolas do Caminho das Mãos Vazias do Brasil. Com pouco mais de mil alunos e três núcleos de ensino, a escola de São Bernardo do Campo projeta-se entre os maiores dojôs da atualidade.

Alex Mognon faz seu pronunciamento © Global Sports

A cerimônia que está em em sua 64ª edição, realizou-se no dia 26 de novembro e começou com a execução do Hino Nacional, seguida pela leitura do Dojokun, o código de ética do karatê, com a participação de todos os alunos. Os karatecas que foram ao Ginásio de Esportes do Handebol de Sâo Bernardo participaram também do sorteio que distribuiu karatê-gis, luvas e acessórios de proteção.

Karatecas fazendo apresentação de kata © Global Sports

A outorga de faixas e certificados aconteceu com o apoio imprescindível dos ptofessores faixas-pretas da AGRK que foram captaneados pelo sensei Pedro Augusto Rodrigues yon-dan (4º dan), diretor técnico e de graduação da agremiação; Danilo Miller Iafelix, professsor yon-dan (4º dan); Vivian Carla da Silva Rodrigues, coordenadora dos professores san-dan (3º dan); Claudevino Alves, professor ni-dan (2º dan); Marco Antônio Alves da Costa, professor ni-dan (2º dan); Emily Tamiris Sena Raimundo, professora sho-dan (1º dan); Evandro José dos Santos Júnior, professor sho-dan (1º dan); Alessandra Marciel de Oliveira, professora sho-dan (1º dan); Matheus José Costa da Silva, instrutor sho-dan (1º dan); Moacyr Franco Santiago, instrutor sho-dan (1º dan); Eduardo Kaskanlian, instrutor sho-dan (1º dan); Thadeu Alfredo Farias Silva, instrutor sho-dan (1º dan); e Demonthie Gregório Bezerra, instrutor sho-dan (1º dan).

Sensei Guto dando boas-vindas aos familiares dos alunos aprovados no exame de faixas © Global Sports

Promoções superiores

Das 347 promoções efetivadas, oito foram de nível superior para faixas-pretas dos graus sho-dan ao yon-dan. Por se tratar de graduações especiais, todos os certificados foram entregues por Alex Mognon, secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo, e pelo sensei Guto Rodrigues.

Sensei Guto e Alex Mognon fazem entrega do yon-dan ao sensei Pedro Augusto Rodrigues © Global Sports

As maiores promoções aprovadas no exame da Federação Paulista de Karatê desta temporada foram os yon-dans (4º dans) obtidos pelos senseis Pedro Augusto Rodrigues e Danilo Miller Iafelix, enquanto Marcos Antônio Alves da Costa recebeu o ni-dan (2º dan). Cinco faixas marrons poram aprovados e promovidos a faixas-pretas sho-dan (1º dan): Evandro José dos Santos Júnior, Matheus José Costa da Silva, Thadeu Alfredo Farias Silva, Demonthie Gregório Bezerra e Eduard Kaskanlian.

Sensei Guto e Alex Mognon fazem entrega do yon-dan ao sensei Danilo Miller Iafelix © Global Sports

Pela primeira vez a escola são-bernardense promoveu karatecas de três núcleos: do dojô matriz localizado no Crec Baetinha, do Aquacentro Demarchi e do Jardim Orquídeas, o que motivou a presença superior a 1.600 pessoas no Ginásio de Esportes do Handebol, das quais cerca de 550 eram alunos, entre eles os 347 promovidos.

Sensei Vivian Carla faz entrega da faixa ao karateca Anthony Frederico Scarabé dos Santos © Global Sports

Foi um espetáculo muito bonito de ser visto: centenas de karatecas perfilados em seizá, sob o comando dos faixas-pretas, enquanto aguardavam ser chamados. No pequeno palco num dos extremos da quadra, os senseis Guto Rodrigues, Pedro Augusto, Vivian Carla e Alex Mognon, apoiados por vários professores, entregavam as novas faixas e os certificados, numa cerimônia que durou quase três horas.

Sensei Guto e Alex Mognon fazem entrega do sho-dan a Matheus José Costa da Silva © Global Sports

Sensei Guto agradeceu a apresença e o apoio irrestrito dos pais que lá estavam incentivando seus filhos. “Hoje é um dia especial para estas crianças e jovens que estão sendo promovidos. A prática do karatê por crianças é revestida de uma importância socioeducativa gigantesca, que nós, senseis, enxergamos como instrumento de construção e modificação de uma sociedade fundamentada em bons princípios e no respeito ao próximo. A prática da promoção de faixas serve de estímulo ao treinamento e à busca constante pelo crescimento. Em nome da nossa diretoria e do governo municipal, que é nosso parceiro em todas as iniciativas, agradeço a vocês por estarem buscando oferecer um complemento à formação de seus filhos, por meio do esporte e da prática do karatê.”

Sensei Guto e Alex Mognon fazem entregam do ni-dan a Marcos Antônio Alves da Costa © Global Sports

Novos núcleos em 2023

Alex Mognon, secretario de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo, além de participar da cerimônia de abertura, fez questão de permanecer no evento e entregar os certificados de promoção aos jovens karatecas.

Karecas fazem saudação para o público presente © Global Sports

“O projeto e a parceria entre a prefeitura e a Associação Guto no Karatê, por meio da Secretária de Esportes de São Bernardo, já se tornaram uma referência nacional”, destacou o secretário. “Devido ao trabalho íntegro e sério que realiza, o professor Guto tornou-se importante referência na modalidade.”

Alex Mognon aplaude a leitura do Dojokun, o código de ética do karatê © Global Sports

“Hoje nós estamos passando de mil praticantes dentro do trabalho social de formação e, além disso, é óbvio que surgem grandes atletas, referências técnicas e atletas de ponta. Vários estão sendo descobertos, enquanto outros chegam de diferentes localidades, devido à amplitude do nosso trabalho e ao espaço primoroso que construímos para bem atender ao karatê. Já estamos colhendo frutos e novos núcleos surgem na cidade, como os que foram inaugurados neste ano Aquacentro Demarchi e no Jardim Orquídeas.”

http://www.intersports.com.br

Visionário, Mognon adiantou que o projeto é inaugurar mais quatro dojôs em 2023. “Nós teremos quatro novos núcleos de karatê, o que vai fomentar ainda mais a prática, e pensamos abrir ainda mais núcleos e ampliar a prática dessa modalidade na nossa cidade. Socialmente falando, o karatê é muito importante porque, assim como outras modalidades de artes marciais, forma cidadãos, impõe disciplina e lapida o caráter dos garotos e garotas que o praticam, trazendo a família junto, para participar realmente de uma atividade esportiva e socioeducativa. Então, vamos continuar com essa grande parceria entre a Federação Paulista de Karatê, a Associação Guto e Secretaria de Esportes de São Bernardo do Campo”, anunciou Mognon.

Felizes, os karatecas Miguel Henrique Teixeira Guedes e Miguel de Souza Santana exibem a nova faixa amarela © Global Sports

No encerramento do programa sensei Guto agradeceu a todos os envolvidos no processo de crescimento da modalidade. “Agradeço ao prefeito Orlando Morando, um gestor público que fomenta verdadeiramente a prática esportiva em nosso município; ao professor José Carlos Gomes de Oliveira, o Zeca, presidente da FPK; e a Alex Mognon, o nosso incansável secretário de Esportes e Lazer, que cuida objetivamente das principais vertentes esportivas: alto rendimento, social e educacional, que é uma manifestação do esporte com foco na inclusão social. É por isso que hoje São Bernardo sedia projetos esportivos que são referência no País”, disse.

Ao centro os karatecas contemplados com luvas Arawaza © Global Sports

Sensei Guto lembrou que, por meio da parceria, que também envolve a FPK, todos os objetivos foram atingidos. “Finalizamos a temporada com a inauguração de mais duas unidades, totalizando 1.039 alunos matriculados e, graças ao inédito programa de capacitação técnica e formação de instrutores de karatê, habilitamos mais sete profissionais que já conduzem suas turmas”, afirmou. “Nosso plano contempla expandir cada vez mais a modalidade para outros locais do município, sempre com o objetivo principal de formar bons cidadãos.”

Karatecas promovidos para a faixa marrom © Global Sports

Clique AQUI e acesse a pasta de fotos da cerimônia de otorga de graus e certificados da Academia Guto Rodrigues de Karatê de 2022.

A karateca Alice Fadiotto Corradi exibe sua nova faixa azul © Global Sports

Faixas-pretas da Academia Sensei Guto de Karatê que atuaram na cerimônia de outorga © Global Sports

Sensei Guto com os alunos Yuri e Davi, promovidos para a faixa amarela © Global Sports

Karatecas promovidos para a faixa verde © Global Sports

Karatecas promovidos para a faixa marrom © Global Sports

Viviane Firmino Mascarenhas exibe seu certificado de faixa verde © Global Sports

Novos faixas amarelas exibem a nova faixa e o certificado © Global Sports

Novos faixas amarelas exibem a nova faixa e o certificado © Global Sports

Karatecas, professores e famiares posam para foto histórica © Global Sports

http://www.dmixeventos.com.br