20 de novembro de 2024
Outorga de graus da Academia Guto Rodrigues reúne cerca de 550 karatecas
A quantidade de participantes na cerimônia em que foram promovidos 347 praticantes mostra a força do trabalho realizado no dojô de São Bernardo do Campo
Por Paulo Pinto / Global Sports
21 de dezembro de 2022 / São Paulo (SP)
Filiada à Federação Paulista de Karatê (FPK), à Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e vinculada ao Comitê Olímpico do Brasil, a Academia Guto Rodrigues de Karatê (AGRK), escola fundada e comandada pelo sensei Guto, faixa preta desde 1980 que mantém um vigoroso projeto social em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e com o apoio da Federação Paulista de Karatê.
A Academia Guto Rodrigues de Karatê, entidade oficial fundada em 2 de julho de 1993, é hoje uma das mais importantes escolas do Caminho das Mãos Vazias do Brasil. Com pouco mais de mil alunos e três núcleos de ensino, a escola de São Bernardo do Campo projeta-se entre os maiores dojôs da atualidade.
A cerimônia que está em em sua 64ª edição, realizou-se no dia 26 de novembro e começou com a execução do Hino Nacional, seguida pela leitura do Dojokun, o código de ética do karatê, com a participação de todos os alunos. Os karatecas que foram ao Ginásio de Esportes do Handebol de Sâo Bernardo participaram também do sorteio que distribuiu karatê-gis, luvas e acessórios de proteção.
A outorga de faixas e certificados aconteceu com o apoio imprescindível dos ptofessores faixas-pretas da AGRK que foram captaneados pelo sensei Pedro Augusto Rodrigues yon-dan (4º dan), diretor técnico e de graduação da agremiação; Danilo Miller Iafelix, professsor yon-dan (4º dan); Vivian Carla da Silva Rodrigues, coordenadora dos professores san-dan (3º dan); Claudevino Alves, professor ni-dan (2º dan); Marco Antônio Alves da Costa, professor ni-dan (2º dan); Emily Tamiris Sena Raimundo, professora sho-dan (1º dan); Evandro José dos Santos Júnior, professor sho-dan (1º dan); Alessandra Marciel de Oliveira, professora sho-dan (1º dan); Matheus José Costa da Silva, instrutor sho-dan (1º dan); Moacyr Franco Santiago, instrutor sho-dan (1º dan); Eduardo Kaskanlian, instrutor sho-dan (1º dan); Thadeu Alfredo Farias Silva, instrutor sho-dan (1º dan); e Demonthie Gregório Bezerra, instrutor sho-dan (1º dan).
Promoções superiores
Das 347 promoções efetivadas, oito foram de nível superior para faixas-pretas dos graus sho-dan ao yon-dan. Por se tratar de graduações especiais, todos os certificados foram entregues por Alex Mognon, secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo, e pelo sensei Guto Rodrigues.
As maiores promoções aprovadas no exame da Federação Paulista de Karatê desta temporada foram os yon-dans (4º dans) obtidos pelos senseis Pedro Augusto Rodrigues e Danilo Miller Iafelix, enquanto Marcos Antônio Alves da Costa recebeu o ni-dan (2º dan). Cinco faixas marrons poram aprovados e promovidos a faixas-pretas sho-dan (1º dan): Evandro José dos Santos Júnior, Matheus José Costa da Silva, Thadeu Alfredo Farias Silva, Demonthie Gregório Bezerra e Eduard Kaskanlian.
Pela primeira vez a escola são-bernardense promoveu karatecas de três núcleos: do dojô matriz localizado no Crec Baetinha, do Aquacentro Demarchi e do Jardim Orquídeas, o que motivou a presença superior a 1.600 pessoas no Ginásio de Esportes do Handebol, das quais cerca de 550 eram alunos, entre eles os 347 promovidos.
Foi um espetáculo muito bonito de ser visto: centenas de karatecas perfilados em seizá, sob o comando dos faixas-pretas, enquanto aguardavam ser chamados. No pequeno palco num dos extremos da quadra, os senseis Guto Rodrigues, Pedro Augusto, Vivian Carla e Alex Mognon, apoiados por vários professores, entregavam as novas faixas e os certificados, numa cerimônia que durou quase três horas.
Sensei Guto agradeceu a apresença e o apoio irrestrito dos pais que lá estavam incentivando seus filhos. “Hoje é um dia especial para estas crianças e jovens que estão sendo promovidos. A prática do karatê por crianças é revestida de uma importância socioeducativa gigantesca, que nós, senseis, enxergamos como instrumento de construção e modificação de uma sociedade fundamentada em bons princípios e no respeito ao próximo. A prática da promoção de faixas serve de estímulo ao treinamento e à busca constante pelo crescimento. Em nome da nossa diretoria e do governo municipal, que é nosso parceiro em todas as iniciativas, agradeço a vocês por estarem buscando oferecer um complemento à formação de seus filhos, por meio do esporte e da prática do karatê.”
Novos núcleos em 2023
Alex Mognon, secretario de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo, além de participar da cerimônia de abertura, fez questão de permanecer no evento e entregar os certificados de promoção aos jovens karatecas.
“O projeto e a parceria entre a prefeitura e a Associação Guto no Karatê, por meio da Secretária de Esportes de São Bernardo, já se tornaram uma referência nacional”, destacou o secretário. “Devido ao trabalho íntegro e sério que realiza, o professor Guto tornou-se importante referência na modalidade.”
“Hoje nós estamos passando de mil praticantes dentro do trabalho social de formação e, além disso, é óbvio que surgem grandes atletas, referências técnicas e atletas de ponta. Vários estão sendo descobertos, enquanto outros chegam de diferentes localidades, devido à amplitude do nosso trabalho e ao espaço primoroso que construímos para bem atender ao karatê. Já estamos colhendo frutos e novos núcleos surgem na cidade, como os que foram inaugurados neste ano Aquacentro Demarchi e no Jardim Orquídeas.”
Visionário, Mognon adiantou que o projeto é inaugurar mais quatro dojôs em 2023. “Nós teremos quatro novos núcleos de karatê, o que vai fomentar ainda mais a prática, e pensamos abrir ainda mais núcleos e ampliar a prática dessa modalidade na nossa cidade. Socialmente falando, o karatê é muito importante porque, assim como outras modalidades de artes marciais, forma cidadãos, impõe disciplina e lapida o caráter dos garotos e garotas que o praticam, trazendo a família junto, para participar realmente de uma atividade esportiva e socioeducativa. Então, vamos continuar com essa grande parceria entre a Federação Paulista de Karatê, a Associação Guto e Secretaria de Esportes de São Bernardo do Campo”, anunciou Mognon.
No encerramento do programa sensei Guto agradeceu a todos os envolvidos no processo de crescimento da modalidade. “Agradeço ao prefeito Orlando Morando, um gestor público que fomenta verdadeiramente a prática esportiva em nosso município; ao professor José Carlos Gomes de Oliveira, o Zeca, presidente da FPK; e a Alex Mognon, o nosso incansável secretário de Esportes e Lazer, que cuida objetivamente das principais vertentes esportivas: alto rendimento, social e educacional, que é uma manifestação do esporte com foco na inclusão social. É por isso que hoje São Bernardo sedia projetos esportivos que são referência no País”, disse.
Sensei Guto lembrou que, por meio da parceria, que também envolve a FPK, todos os objetivos foram atingidos. “Finalizamos a temporada com a inauguração de mais duas unidades, totalizando 1.039 alunos matriculados e, graças ao inédito programa de capacitação técnica e formação de instrutores de karatê, habilitamos mais sete profissionais que já conduzem suas turmas”, afirmou. “Nosso plano contempla expandir cada vez mais a modalidade para outros locais do município, sempre com o objetivo principal de formar bons cidadãos.”
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos da cerimônia de otorga de graus e certificados da Academia Guto Rodrigues de Karatê de 2022.