Palestras & Lives 2 de abril de 2020 Por PAULO PINTO I Fotos DIVULGAÇÃO Curitiba – PR

Otávio Mitsuyo Maeda 1878 – 1941

Junto a outros judocas, o professor japonês Conde Koma foi pioneiro do judô em países como o Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, México e Cuba

Palestras & Lives
2 de abril de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos DIVULGAÇÃO
Curitiba – PR

Neste sábado (3), a 7ª Delegacia Regional Sudoeste realizará uma transmissão ao vivo com o professor faixa preta san-dan (3º dan) Oscar Bary Duarte Carranza. Com o apoio da Federação Paulista de Judô (FPJudô), o bate-papo virtual abordará o legado do professor japonês naturalizado brasileiro Otávio Mitsuyo Maeda, mais conhecido como Conde Koma, pioneiro do judô nas Américas.

A palestra Conde Koma – Um legado inestimável será transmitida pelo canal do YouTube da 7ªDRJ Sudoeste às 16 horas, apresentada por Cristina Amorim, coordenadora técnica e de comunicação da 7ª DRJ, e mediada por Ana Cláudia Gomes, integrante da equipe de comunicação. Os participantes que se inscreverem pelo Sympla, assistirem à palestra e assinarem a lista de presença receberão certificado. As inscrições ficarão abertas até o início da transmissão.

O professor Carranza, adiantou que vai abordar algumas passagens do mestre Conde Koma desde a sua chegada em 1917 à cidade chamada na época de Santa Maria de Belém do Grão-Pará e até sua trajetória como professor e homem honrado dedicado à sua família, ao esporte e ao trabalho. “Dono de alto senso de dever cumprido, era extremamente cortês, gentil e de poucas palavras”, descreveu o professor san-dan.

“Ele prezava sobretudo os valores provenientes de sua família e terra natal, o Japão, como honestidade, respeito e humildade. Muitas vezes, Conde Koma foi incompreendido por seus superiores no judô, já que havia sido discípulo de Nobushiro Satake, um dos mestres mais respeitáveis do Instituto Kodokan que, por sua vez, era dirigido e coordenado pelo pai do judô e da educação física no Japão, shihan Jigoro Kano”, lembrou Carranza.

O professor explicou que, em sua tentativa de mostrar ao mundo a eficácia, a disciplina e a sutileza do judô moderno, Conde Koma passou a organizar lutas, desafios e competições a fim de evidenciar a superioridade do judô frente às outras modalidades e gêneros de artes marciais. Segundo ele, isso não foi muito bem aceito pelo mestre Jigoro Kano, que decidiu afastá-lo do Kodokan como repreensão ao seu ato, que considerava a banalização e um desrespeito à arte japonesa.

Sobre o palestrante

O professor faixa preta san-dan Oscar Bary Duarte Carranza possui licenciatura em letras com habilitação em espanhol pela Unisaber. Iniciou seus treinamentos de judô com o mestre Alfredo Coimbra na escolinha de judô do Sesi em 1978. Posteriormente, conheceu a associação de judô Conde Koma Judô Clube, na qual prosseguiu como aluno do mestre Coimbra, primeiro árbitro da entidade. Foi convidado a participar também dos treinamentos de judô no Colégio Tenente Rêgo Barros, o que lhe rendeu habilidades como competidor e instrutor assistente do professor Alfredo Coimbra.

7ªDRJ Sudoeste Convida
Palestra: Conde Koma – Um legado inestimável
Realização: 7ªDRJ Sudoeste e FPJudô
Apoio: Federação Paulista de Judô
Convidado: Oscar Bary Duarte Carranza
Data: 3 de abril de 2021
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Plataforma: YouTube
Acesso: https://bit.ly/2P8mbI9