22 de dezembro de 2024
Parfor indica cinco obras do Selo Literário do CREF4/SP na semana da Educação Física
Selo literário comemorativo dos 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física prestigia autores que produzem textos científicos ou técnicos voltados à atividade física
Selo Literário CREF4/SP
14 de agosto de 2020
Por CREF4/SP I Fotos ARQUIVO e BUDOPRESS
São Paulo–SP
O Parfor Indica é um projeto do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) que tem como objetivo incentivar a leitura por meio do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livros, revistas, reportagens, resenhas e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica dos professores do ensino infantil, fundamental e médio.
A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romances, contos, poesias, dramas, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e tácteis (Sistema Braille), para suprir as necessidades das pessoas com deficiências auditivas e visuais, em consonância com os princípios de educação inclusiva.
Em julho, o coordenador de curso UFPI Fabrício Eduardo Rossi indicou cinco livros com temáticas de Educação Física e todos eles fazem parte do Selo Literário Comemorativo dos 20 Anos da Regulamentação da Profissão de Educação Física. A escolha repercutiu bastante no cenário dos profissionais da área, com maior ênfase entre os que atuam em São Paulo.
Como surgiu o Selo Literário
O professor doutor Alexandre Janotta Drigo (CREF 000839/G-SP), presidente das comissões literárias do CREF4/SP, relatou como surgiu o selo comemorativo.
“O presidente Nelson Leme da Silva Junior teve a ideia e a coragem de apresentar os projetos Selo e Coleção Literária para a plenária do CREF4/SP. Lembro-me do debate em Foz do Iguaçu, na reunião do início de 2018 do CONFEF/FIEP, na qual ele havia dito para mim e ao conselheiro Federal Sebastião Gobbi que a população em geral não conhece o potencial dos profissionais de Educação Física na produção de conhecimento, ciência e tecnologia. Disse que precisávamos auxiliar a formação continuada de nossos profissionais e divulgar que a especialidade tem pesquisadores e autores que produzem textos científicos de toda ordem e que somos consumidores destas produções.”
Em seguida, começou um grande trabalho para materialização da ideia por meio da Comissão do Selo Literário aprovada pela plenária do CREF4/SP. A comissão foi composta pelos conselheiros Érica Verderi e Mário Augusto Charro, tendo o professor Drigo como presidente. Foram a aprovados e produzidos 21 livros envolvendo temas como conhecimento, esforço coletivo e amor à profissão no selo de 2018.
O professor Drigo tomou conhecimento da indicação feita pelo Parfor ao consultar o site do governo federal relacionado ao Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.
“Pude verificar que os cinco livros indicados na Semana da Educação Física são todos do Selo Literário Comemorativo dos 20 Anos da Regulamentação da Profissão de Educação Física lançados em 2018. Fui surpreendido e me senti muito gratificado, pois ultrapassamos nossos objetivos; o que se restringia ao Estado de São Paulo tornou-se nacional. De forma pessoal, estas indicações reforçam o sentimento de cumprimento das atividades que me foram confiadas e a gratidão pela oportunidade de comandar os trabalhos. Ressalto que meus colegas de comissão e a equipe de colaboradores do CREF4/SP facilitaram muito a conclusão das tarefas. Finalmente, expresso meu orgulho pelos autores das obras selecionadas, entre os quais me encontro, pelo bom trabalho e reconhecimento.”
Presidente agradece aos autores do projeto
O presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior (CREF 000200-G/SP), recebeu com muito orgulho a notícia da indicação dos cinco títulos do Selo Literário. “Nunca imaginei que um projeto que saiu de um desafio pudesse ultrapassar as fronteiras de São Paulo e multiplicar-se pelos Estados e municípios desse Brasil continental, demonstrando o compromisso do CREF4/SP para com o profissional de Educação Física de todo o País”, disse.
E prosseguiu: “Entendo que essa indicação consolida nosso desejo de uma Educação Física forte e de qualidade, com profissionais comprometidos e capacitados para atuar nas diversas vertentes de nossa querida profissão junto à sociedade brasileira. Um sonho que foi materializado e se concretiza nessa indicação como uma grande contribuição para a Educação Física e seus profissionais, afinal, fazer parte dessa indicação que auxilia a formação de milhares de jovens é muito dignificante”.
Nelson Leme agradeceu a todos os envolvidos, a começar pelo plenário do CREF4/SP, que entendeu a importância de dotar os profissionais de Educação Física do conhecimento científico que o livro proporciona, e membros da diretoria, que nunca deixaram de acreditar nas proposituras em prol da Educação Física de qualidade.
Em seguida, elogiou os membros da comissão literária, que dedicaram seu tempo analisando as diversas obras e títulos selecionados e aos empregados do CREF4/SP que se debruçaram em muitas horas de trabalho para que esse projeto pudesse ganhar forma e corpo. Finalmente, agradeceu ao coordenador de curso Fabrício Eduardo Rossi, da UFPI, por ter lido e indicado as obras do Selo Literário 2018.
“Parabéns ao Projeto Selo Literário 20 livros, um para cada ano da regulamentação da profissão de Educação Física.”
Conselheiros comentam repercussão do projeto
Membro da Comissão Literária do CREF4/SP, a Conselheira Érica Beatriz Lemes Pimentel Verderi (CREF 000269-G/SP) ressaltou a importância e a força do conhecimento.
“Enquanto alguns profissionais de Educação Física questionam a importância das publicações, o Parfor e uma universidade fazem cinco indicações do Selo Literário comemorativo dos 20 anos da Regulamentação da Profissão de Educação Física, instituído pelo CREF4/SP. Os frutos já estão amadurecendo. É inevitável. O conhecimento sempre será soberano. Fico muito feliz por ter feito parte desta história”, comemorou Érica Verderi
Outro membro da comissão, atualmente Diretor e Conselheiro do CREF4/SP, o professor Mário Augusto Charro (CREF 000139-G/SP) previu a produção de novas coleções literárias focadas no desenvolvimento do profissional de Educação Física.
“Participar da Comissão do Selo Literário responsável pela avaliação e organização das obras foi um grande prazer, mas termos cinco delas brindadas com esta indicação em nível nacional foi o reconhecimento que os autores e a comissão precisavam para fechar com chave de ouro esta etapa do processo. Que venham novas coleções para auxiliar os profissionais de Educação Física a ter uma intervenção significativa em suas atividades profissionais”, comemorou o professor Charro.