Pela primeira vez na história, o judô brasileiro poderá ter um medalhista olímpico na gestão esportiva

Se for eleito em 30 de setembro, Henrique Guimarães será o primeiro medalhista olímpico no comando de uma entidade esportiva do Brasil © leobarrilari / COB

Com a eleição se aproximando, Henrique Guimarães surge como escolha histórica e estratégica. Sua experiência como atleta de alto rendimento e gestor pode levar o judô paulista a novos patamares.

Por Paulo Pinto / Global Sports
15 de setembro de 2024 / Curitiba, PR

Nesta sexta-feira (13), encerrou-se o prazo para registro das chapas que concorrerão à eleição que definirá a diretoria da Federação Paulista de Judô (FPJudô) para o próximo mandato.

De acordo com as informações apuradas, tanto o grupo Avança Judô quanto o Renova Judô registraram suas chapas, atendendo rigorosamente ao regimento eleitoral publicado no dia 30 de agosto pelo interventor judicial da entidade.

Como diz o famoso jargão do futebol, “a partida só termina quando o juiz apita”. Nesse sentido, nada está definido até o pleito, que ocorrerá no dia 30 de setembro. No entanto, caso a chapa Avança Judô seja a vencedora, o judô paulista dará um passo histórico elegendo Henrique Carlos Serra Azul Guimarães, medalhista olímpico nos Jogos de Atlanta 1996.

Expertise e vivência acumuladas

Com 16 anos de atuação na seleção brasileira de judô, Henrique Guimarães acumula uma experiência inigualável na área esportiva. Como ex-atleta, ele traz uma visão estratégica e ampla, fundamentada em anos de competições internacionais, treinamentos de alto rendimento e profundo conhecimento das necessidades e desafios enfrentados pelos atletas.

Essa vivência no esporte de alto nível capacita Henrique a tomar decisões com assertividade, levando em conta não só a gestão administrativa, mas também aspectos essenciais como a preparação física, mental e tática dos atletas. Além disso, sua habilidade em conectar-se com a comunidade esportiva o torna uma liderança capaz de compreender as expectativas e ambições de atletas, treinadores e dirigentes das entidades filiadas.

http://www.shihan.com.br

Sua capacidade de diálogo facilita a construção de um ambiente colaborativo e eficiente, promovendo uma gestão voltada para o desenvolvimento do esporte em todas as suas dimensões. Com sua vasta experiência dentro e fora dos tatamis, Guimarães está preparado para implementar políticas que atendam às demandas atuais do judô, ao mesmo tempo em que promove inovações para fortalecer a modalidade nos cenários regional e nacional.

Trajetória de sucesso na gestão

A trajetória de Henrique Guimarães na gestão esportiva é marcada por credibilidade e resultados positivos. Ele atuou como supervisor e diretor do Centro Olímpico do Ibirapuera, acumulando a função de diretor de alto rendimento esportivo da cidade de São Paulo. Foi coordenador-geral do Projeto Futuro e do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo. De 2005 a 2018 Henrique foi técnico da seleção brasileira sub 18 e, por muitos anos, supervisor de judô da Sociedade Esportiva Palmeiras. Além de atuar como assessor parlamentar, presidiu projetos sociais em comunidades carentes e é empresário.

Os resultados expressivos dentro e fora dos tatamis são fruto de sua incansável dedicação ao desenvolvimento do judô e de sua notável capacidade de liderar com integridade e comprometimento.

Conexão e parcerias estratégicas

A reputação de Henrique Guimarães abre portas para parcerias estratégicas tanto com o setor público quanto com o privado, além de organizações esportivas e dirigentes. Isso aumenta as oportunidades de crescimento e sustentabilidade do judô no Estado de São Paulo, mais uma vez colocando a FPJudô na vanguarda do esporte no Brasil.

Henrique Guimarães segue o exemplo de líderes como Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) e campeão olímpico na esgrima em Montreal 1976; e Sebastian Coe, presidente da World Athletics, que conquistou ouro nos 1.500m e prata nos 800m nos Jogos Olímpicos de Moscou 1980 e repetiu o feito em Los Angeles 1984.

Experiência singular

Eleger Henrique Guimarães como presidente da FPJudô é uma oportunidade única para o judô paulista contar com a liderança de alguém que reúne uma experiência singular no esporte de alto rendimento e uma sólida trajetória na gestão esportiva.

Sua visão estratégica, aliada à capacidade de construir parcerias e promover inovações, é fundamental para levar o judô paulista a novos patamares, garantindo crescimento sustentável e promovendo modernização na gestão e um legado de excelência.

http://www.shihan.com.br