Planejamento, ações e resultados da equipe de judô do Esporte Clube Pinheiros no atual ciclo olímpico

A peso pesado pinheirense, Beatriz Souza joga a russa Chibisova na disputa do bronze no Grand Slam de Ecaterimburgo

Com a data oficial para estreia marcada inicialmente para 25 de julho, agora estariam faltando pouco mais de dois meses para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Gestão Esportiva
1º de maio de 2020
Por Giovani Marcon I Fotos MARINA MAYOROVA e ARQUIVO ECP
Curitiba – SP

Não fosse o efeito devastador da pandemia da covid-19, o Esporte Clube Pinheiros estaria concretizando alguns feitos importantíssimos com relação ao planejamento traçado para o ciclo 2016-2020. A partir do ranking olímpico e respeitando os critérios da equipe técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), possivelmente o clube teria de cinco a sete atletas convocados como titulares, sendo que tanto em 2000 quanto em 2012 o clube colocou quatro atletas na seleção brasileira, maior número de titulares na equipe olímpica de judô. Os números atuais representariam de 36% a 50% de toda equipe nacional. Sem dúvida, tal êxito contemplaria um ciclo de sucesso, baseado numa metodologia reflexiva e com apoio científico.

Equipe feminina campeã geral do Campeonato Beneméritos do Brasil 2019 realizado em Itapecerica da Serra

Pensando na importância da disseminação da informação e conhecimento na modalidade e no Brasil, a comissão técnica da equipe de judô de alto rendimento do clube elaborou uma série de matérias que descreverão os principais aspectos deste trabalho. A partir desta matéria, Giovani Marcon, analista de desempenho da equipe pinheirense, revelará semanalmente algumas informações e resultados sobre este trabalho. A série finalizará com uma transmissão ao vivo capitaneada pelo sensei Douglas Eduardo Vieira e sua comissão, mostrando como o Esporte Clube Pinheiros transformou sua reputação de clube receptor para um clube potencializador de desenvolvimento de atletas, sem perder sua hegemonia de grandes resultados esportivos.

Esporte Clube Pinheiros campeão geral do Campeonato Paulista Sênior 2019 realizado em São Carlos

Comissão técnica e principais objetivos foram apresentados em 2015 e 2016

O judô do Esporte Clube Pinheiros sempre foi sinônimo de resultados expressivos. Historicamente ostenta um número considerável de atletas adultos com qualidade técnica e nível de desempenho internacionais. No DNA, um passado que sempre buscou a união de conhecimentos práticos e científicos, a exemplo dos procedimentos do lendário professor João Gonçalves Filho.

Tendo como marca do clube a capacidade de contratar atletas com grande experiência e potencial competitivo, em 2015 a diretoria do clube decidiu apostar num trabalho audacioso.

Esporte Clube Pinheiros campeão do Grand Prix Nacional de 2019

O Clube Pinheiros desejava mais

Desejava, principalmente, valorizar todas as pessoas, recursos, processos e infraestrutura como fatores do desempenho em competições, além de buscar resultados esportivos mais eficientes com relação ao judô do clube.

Portanto, a diretoria do Esporte Clube Pinheiros passou a olhar para uma modernização de sua seção de judô. O clube teve como objetivo operacionalizar a modalidade de maneira mais profissional e eficiente. O resultado dessa nova postura deveria ser medido em diferentes áreas, passando pela evolução dos sócios-alunos do setor formativo e avaliando melhor a evolução e o potencial esportivo dos atletas de alto rendimento. Também passariam a ser considerados fatores como disponibilidade de recursos financeiros, captação e desenvolvimento de novos parceiros, produção científica e disseminação do conhecimento sobre os processos, além de controles, monitoramento e análise de desempenho esportivo.

Final de treino da equipe masculina no dojô do ECP

As mudanças começaram em 2015, com a definição de uma equipe técnica preparada e qualificada. Desta forma, o professor kodansha hachi-dan (8º dan) Sumio Tsujimoto foi nomeado supervisor da seção de judô. Nome respeitadíssimo no cenário judoísta, Tsujimoto é professor de educação física, pedagogo e coautor de três livros que retratam filosofias orientais de lutas e principalmente a filosofia do judô. Como atleta ostenta vasta lista de resultados importantes, como o bronze dos Jogos Pan-Americanos de Havana em 1991 e diversos títulos brasileiros. Por seus inúmeros e qualificados resultados esportivos pelo clube, Sumio foi condecorado Benemérito do Esporte Clube Pinheiros. Com mais de 40 anos de clube, em 2016 sensei Sumio assumiu o comando da nova comissão técnica do judô de alto rendimento.

Também se juntou ao projeto o professor kodansha shichi-dan (7º dan) Douglas Vieira, ex-atleta pinheirense e primeiro finalista olímpico do judô brasileiro. Graduado em educação física pela Universidade de São Paulo (USP), especialista e mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 tem atuações profissionais diversas que vão de professor universitário a coordenador técnico de judô, treinador olímpico e da seleção de base do Brasil. Envolvido em nove ciclos olímpicos consecutivos, Douglas exibe um histórico inquestionável no judô de alto rendimento.

Judocas do Pinheiros exibem medalhas e troféus conquistados no Campeonato Paulista Sênior 2019

Posteriormente, compuseram a equipe técnica e específica da modalidade o professor Leandro Mazzei (san-dan), doutor em esporte e educação física, ex-atleta do clube e ainda atual assessor científico da equipe, e a sensei Andrea Oguma (yon-dan), graduada em educação física e especialista em treinamento esportivo e treinamento funcional, excelente profissional com vivência prática e experiência como treinadora e atleta de alto rendimento.

Com este quadro, definiu-se o principal objetivo do ciclo de 2016-2020: colocar mais atletas de judô do clube entre os titulares da seleção olímpica brasileira. Em 2016 foram três.

Douglas Vieira com parte da equipe feminina no treinamento de campo realizado em Pindamonhangaba 2020

Já com o embrião do projeto em andamento, senseis Sumio e Douglas demonstraram a intenção de executar um programa de transição profissional, desde a equipe de base até a equipe adulta, e da carreira de atleta para a de treinador. Assim, iniciou-se um grande trabalho no sub 21 e sub 18 e os atletas experientes Adriano Santos e Breno Alves foram escolhidos para passar por esse processo de transição de carreira para futuros treinadores.

Estimulou-se também o relacionamento entre a seção de judô e outras áreas ligadas ao esporte de alto de rendimento do clube, como o Centro Integrado de Apoio ao Atleta (CIAA), fisioterapia, nutrição, psicologia e departamento médico. Aumentou a frequência das reuniões entre essas áreas, possibilitando melhor aproveitamento e, como consequência, elevação do rendimento.

Premiação do Grand Prix Nacional com o capitão Adriano Santos erguendo o troféu

A alta exigência técnico-tática e de preparação física específica, somada às mudanças das regras definidas pela Federação Internacional de Judô (FIJ) nos últimos ciclos olímpicos, com a intenção de deixar os combates cada vez mais inseridos no judô positivo, os líderes do projeto notaram a importância da contratação de um analista de desempenho especialista na ciência do judô. Foi quando se convidou o sho-dan professor mestre Giovani Marcon para compor a comissão técnica da equipe de judô do Clube Pinheiros.

Clube Pinheiros campeão do Troféu Brasil 2019

De 2016 a 2020 houve evolução e resultados expressivos, que serão apresentados nas próximas matérias. Destacam-se: diferentes títulos internacionais no adulto, inclusive em jogos pan-americanos, e o primeiro campeonato mundial júnior conquistado por um atleta do clube; a supremacia absoluta no Troféu Brasil Interclubes e no Grand Prix Nacional Adulto, além dos expressivos resultados obtidos em São Paulo, entre outros.

Após o sukashi sensacional, Eduardo Yudy encaixa o tai-otoshi em David Moura (Instituto Reação), na final do Grand Prix 2019 e leva a torcida pinheirense a loucura

A convocação de praticamente meia seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de Tóquio seria o desfecho de um projeto idealizado alguns anos atrás, que trouxe ao clube muito mais que um bom desempenho esportivo. Em breve, nas próximas matérias, daremos mais informações sobre o preparo das equipes de judô do Esporte Clube Pinheiros para o atual ciclo olímpico.

Eduardo Yudi finaliza David Moura após a projeção

Documento de 1992 firmado pelo Conselho Deliberativo do ECP formalizando Sumio Tsujimoto como sócio benemérito do clube