Premiação do Circuito Kimonos Shihan 2024 é realizada na Câmara Municipal de São José dos Campos

Gabriel Tase Telmo, recebe o troféu de Judoca Destaque do Circuito Kimonos Shihan de 2024 © Emely Caroline

Cerca de 3.100 atletas de 121 agremiações participaram das quatro etapas da competição que existe há mais de 25 anos, elevando o judô vale-paraibano a um patamar de excelência técnica e organizacional.

Por Paulo Pinto / Global Sports
5 de dezembro de 2024 / Curitiba, PR

Realizado há mais de 25 anos, o Circuito Kimonos Shihan é uma das principais competições da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba da Federação Paulista de Judô (FPJudô). Dividido em quatro etapas, promove disputas em formato de festival para crianças iniciantes, além de judô inclusivo para praticantes PCD (pessoas com deficiência) e competições para atletas federados das divisões iniciantes e graduados.

Professor Cláudio Calasans faz seu pronunciamento © Emely Caroline

“Criamos este evento na década de 1990 visando a fomentar a prática esportiva para judocas iniciantes e federados. Levamos este projeto para Antônio Dias, diretor-executivo da Shihan Artigos Esportivos, que imediatamente abraçou a iniciativa. Hoje, o evento carrega o nome da empresa pioneira na fabricação de kimonos para judô e jiu-jitsu no Estado de São Paulo”, destacou o professor kodansha shichi-dan (7º dan) Cláudio Calasans Camargo, delegado da 2ª DR Vale do Paraíba.

Trabalho pedagógico

“Em todas as etapas do circuito ocorrem festivais preliminares para judocas iniciantes de todas as faixas etárias, até a faixa laranja”, explicou sensei Calasans. “Nessa fase, todos recebem medalhas como incentivo e participam de duas lutas com adversários de faixa etária, peso, graduação e estatura iguais. Durante o evento, os árbitros adotam uma postura pedagógica, auxiliando os pequenos judocas no aprendizado das regras e fornecendo orientações técnicas.”

Representantes do Projeto Olhar Futuro/ADPM recebem o troféu de campeão geral das mãos da sensei Rogéria Cozendey © Emely Caroline

Ratificando o caráter inclusivo, uma das áreas do shiai-jô é destinada ao judô inclusivo e à participação de judocas PCDs. Apenas após esta etapa inicial ocorrem as competições das divisões aspirantes e especial, contemplando ambos os gêneros.

Contagem de pontos

Os atletas pontuam de acordo com a classificação obtida (do primeiro ao quarto lugar). A somatória dos pontos conquistados nas quatro etapas define os campeões da temporada no âmbito individual e por agremiação. Os atletas recebem medalhas, enquanto as equipes são premiadas com troféus.

Representantes das equipes classificadas do primeiro ao quinto lugares, já com seus troféus e as autoridades © Emely Caroline

Além disso, em parceria com o Lions Clube, todas as etapas incluem arrecadação de alimentos não perecíveis destinados a campanhas assistenciais contra a fome. A equipe que entrega a maior quantidade de doações recebe o troféu de Campeã da Solidariedade.

Professores Lucas Godoi e Rogéria Cozendey, respectivamente campeão e terceira colocada no Campeonato Mundial de Veteranos, realizado em Las Vegas, Estados Unidos, recebem homenagem especial © Emely Caroline

“Também premiamos o Judoca Destaque do Ano, aquele que é campeão em todas as quatro etapas, com o maior número de vitórias e ippons”, acrescentou Calasans.

Mesa de honra

No dia 23 de novembro, a cerimônia de premiação dos campeões de cada classe e categoria de peso do Circuito Kimonos Shihan 2024 foi realizada no plenário da Câmara Municipal de São José dos Campos. O espaço, cuidadosamente preparado para a ocasião, foi completamente tomado por amigos, familiares e admiradores dos judocas, que celebraram com entusiasmo as conquistas dos atletas em um clima de muita emoção e reconhecimento.

O plenário da Câmara Municipal de São José dos Campos ficou completamente lotado pelo público que prestigiou a emocionante cerimônia de premiação © Emely Caroline

Personalidades do judô vale-paraibano abrilhantaram a cerimônia compondo a mesa de honra e participando ativamente da entrega de prêmios. Entre estes estavam os professores kodanshas Arnaldo Menani e Sandro Marcelo dos Santos, coordenador estadual do judô inclusivo para PCDs; o vereador Francisco de Assis Nunes da Silva (PSD), de Santa Branca; Rogéria Cozendei Silva, coordenadora estadual do judô veterano feminino; Marcelo de Souza, coordenador regional do judô veteranos; Edie Braga, coordenador regional do judô inclusivo; Carlos Augusto Quintino dos Santos, coordenador regional  de patrimônio; Isanela Oliveira, secretária-geral e tesoureira regional; Jeferson Brandão, coordenador regional de informática e pesagem; Sidney Fukayama, Luciano Makoto Hirakawa e Airam Rodrigues, professores de módulos e cursos oficiais técnicos; Juliano Sousa, representante do Instituto Atlhon e do Panatlhon Clube de São José dos Campos.

http://www.shihan.com.br

Etapas

O Circuito Kimonos Shihan 2024 contou com quatro etapas realizadas em cidades da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba, cada uma marcando momentos importantes da temporada. Mais do que competições, o evento promoveu intercâmbio técnico entre judocas de diferentes níveis, reafirmou a qualidade técnica da região e proporcionou momentos de alegria para os pequenos judocas e seus familiares nos festivais. Essa combinação reforçou o papel do judô como um instrumento de aprendizado, socialização, inclusão e celebração esportiva.

Atletas do Projeto Olhar Futuro / ADPM, a equipe campeã geral do Circuito 2024 © Emely Caroline

O Ginásio Poliesportivo do Teatrão de São José dos Campos recebeu, no dia 18 de agosto, o I Open Shihan de Judô do Vale do Paraíba, com a participação de pouco mais de 800 atletas de 25 agremiações das classes feminina e masculina, abrangendo todas as faixas etárias, do pré-mirim ao veterano. O evento foi um marco inicial para a temporada, destacando o comprometimento técnico dos participantes. Confira AQUI.

O professor Sandro Marcelo, coordenador estadual de judô Inclusivo para PCDs, entrega a premiação ao seu aluno Fabiano Ferreira Rosanelle, faixa preta sho-dan e graduado em educação física © Emely Caroline

A segunda etapa do circuito realizou-se no 42º Torneio da Independência e Festival da Pátria, organizado pela Associação Esporte Dez/Calasans Camargo, no dia 1º de setembro. O evento, sediado no ginásio do Tênis Clube de São José dos Campos, reuniu cerca de 850 atletas, representando 30 agremiações. Confira AQUI.

Entrega da premiação às campeãs da classe sub 15 da divisão aspirante © Emely Caroline

A terceira etapa, a I Copa Benedito Claudino Filho, foi realizada no dia 29 de setembro, na cidade de Lorena. O ginásio do Clube Comercial de Lorena recebeu pouco mais de 830 judocas de 32 agremiações, consolidando-se como um dos torneios mais relevantes do calendário da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba. Confira AQUI.

Entrega da premiação para os judocas do judô inclusivo © Emely Caroline

O Circuito Kimonos Shihan 2024 chegou ao fim com excelência no dia 10 de novembro, com a Copa Ozires Silva, realizada no Ginásio da Associação Desportiva e Classista Embraer (ADC Embraer), em São José dos Campos. Prestando homenagem ao fundador da Embraer, Ozires Silva, o evento reuniu cerca de 800 atletas de 28 equipes, numa competição que celebrou tradição, técnica e inclusão. Confira AQUI.

Premiações femininas

No naipe feminino, o Circuito Kimonos Shihan premiou 39 judocas das classes sub 9 ao adulto. No sub 9, as vencedoras foram Letícia Grazielly Moura (superligeiro), Maysa Cecília Silva (meio-leve), Rafaela Megumi Hirakawa (leve), Lorena Brandão (meio-médio), Lara Marsicano Bernardes (médio) e Mariana Lima Alves (superpesado).

Entrega da premiação para a classe sub 9 aspirantes © Emely Caroline

As premiadas do sub 11 foram Laura Miranda Coimbra (superligeiro), Ana Beatriz Cunha (ligeiro), Maria Clara Souza (meio-leve), Manuella Garcia Santos (leve), Ana Lívia Santos (meio-médio), Ana Lua Rosa (médio), Helena Maria Barreira (meio-pesado) e Maria Alice Almeida (pesado).

O professor kodansha Arnaldo Menani, atualmente técnico do Programa Atleta Cidadão de São José dos Campos, foi um atleta extremamente técnico e um dos principais destaques do Brasil de sua geração © Emely Caroline

No sub 13, as vencedoras foram Rhyana Kariny Godoy (meio-leve), Thayla Kamilly Godoy (leve), Isabella Manella Pimentel (meio-médio), Isabelly Morimoto Vieira (médio), Giovanna Melo Antigo (meio-pesado), Luana Ferreira Ozório (pesado) e Valentina Lourenço Gomes (superpesado).

O professor Cláudio Calasans conduziu a cerimônia com maestria, reforçando a importância do evento para a comunidade do judô vale-paraibano © Emely Caroline

As laureadas do sub 15 foram Yasmin Chiavegati Araújo (ligeiro), Grazielly Aparecida Santos (meio-leve), Lívia Chiavegati Araújo (leve), Anna Klara Silva (meio-médio), Laura Vinhas Palmeira (médio), Melissa Beatriz Ferreira (meio-pesado), Yasmin Oliveira Mendes (pesado) e Samira Santos (superpesado).

Entrega da premiação para os atletas da classe veteranos masculino © Emely Caroline

No sub 18, as premiadas foram Lana Lys Luís Santos (ligeiro), Kimberlly Emanuelly (leve), Eloá Dobrovolski Soares (meio-médio), Thayná Fernanda Carvalho (médio), Laura Pietra Silva (meio-pesado) e Ana Lívia Cid Guimarães (pesado).

João Vitor Custódio, atleta com deficiência visual e cegueira total, marcou presença no evento acompanhado de seu fiel cão-guia, simbolizando a superação e o espírito inclusivo do judô © Emely Caroline

As laureadas da classe adulto são Kimberlly Emanuelly (meio-leve), Leoni Pacheco Rosa (meio-médio), Laís Santos Capasso (meio-pesado) e Jéssica Gonçalves Dias (pesado).

Premiações masculinas

No naipe masculino, o Circuito Kimonos Shihan premiou 44 judocas das classes sub 9 ao adulto, além do Judoca Destaque do Ano de 2024, Gabriel Tase Telmo, o peso leve sub 18 da Associação Yamazaki de Judô que totalizou 10 vitórias nas quatro etapas do circuito, na divisão especial.

Entrega da premiação para as atletas da classe sub 15 da divisão especial © Emely Caroline

Na classe sub 9, os vencedores foram: Apollo Dalla Vecchia (superligeiro), Matheus de Moraes (ligeiro), Rafael Rodrigues Coelho (meio-leve), Carlos Eduardo Soares (leve), Heberton Davi Correa (meio-médio), Gabriel Felipe Rodrigues (médio) e Joaquim Fonseca Gonçalves (meio-pesado).

Entrega da premiação para os judocas da classe sub 21 da divisão especial © Emely Caroline

Na classe sub 11, os premiados foram: Nicolas Mantilla Fernandes (superligeiro), Miguel Carvalho Andrade (ligeiro), Guilherme Porto Monteiro (meio-leve), Arthur Araújo Santos (leve), Isaque Lorenzzo Félix (meio-médio), João Pedro Galvão (médio), Thor Dalla Vecchia (meio-pesado), Miguel Siqueira Souza (pesado) e Felipe Arthur de Paula (superpesado).

Livia e Iasmin Araújo, as irmãs campeãs sub 15, com a sua sensei Isabela da Equipe Esporte Dez/Calasans Camargo © Emely Caroline

Os laureados da classe sub 13 foram: Miguel Alvarez Cursino (superligeiro), Amisaday Colares Silva (ligeiro), João Victor Vitorino (meio-leve), José Filipi Silva (leve), Miguel Santos Ribeiro (meio-médio), Rafael Peixoto Ortiz (médio), Miguel Oliveira Lima (meio-pesado), Francisco Pacheco Pinheiro (meio-pesado) e Luan Martins Araújo (superpesado).

Entrega da premiação para as atletas da classe sub 18 da divisão aspirante © Emely Caroline

Os vencedores da classe sub 15 foram: Arthur Justino Santos (superligeiro), João Pedro Santana (ligeiro), Miguel Oliveira Pereira (meio-leve), João Felipe Dias (leve), João Vítor Ribeiro (meio-médio), Gustavo Vinicius Santos (médio), Felipe Rodrigues Santos (meio-pesado) e Allyson Oliveira Lima (superpesado).

Atletas campeões e professores da Associação Esporte Dez/Calasans Camargo © Emely Caroline

Na classe sub 18, os premiados foram: Gustavo Ferreira Aquino (superligeiro), Andrew Oliveira Felício (ligeiro), Luís Cláudio Sant’ana (meio-leve), Kauan Henrique Nascimento (leve), Victor Emanuel Lima (meio-médio), Kleuson Lucas Pereira (médio) e Danilo Laurindo Paixão (meio-pesado).

Entrega da premiação para os judocas da classe sub 13 da divisão aspirante © Emely Caroline

Por fim, os vencedores da classe adulto foram: Kaiky Borges Moura (ligeiro), Yuri Ruan Pereira Souza (meio-leve), Tom Rischter (leve) e Arthur Silva Annibal (pesado).

Classificação geral

As cinco primeiras equipes classificadas, que demonstraram excelência técnica e comprometimento ao longo de todas as etapas do Circuito Kimonos Shihan 2024, foram premiadas com troféus que simbolizam o esforço coletivo e a dedicação de seus atletas e técnicos.

Campeã: Projeto Olhar Futuro/ADPM de São José dos Campos
Vice-campeã: Associação Yamazaki de Judô de São José dos Campos
3ª Colocada: Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Jacareí
4ª Colocada: Associação Esporte Dez/Calasans Camargo de São José dos Campos
5ª Colocada: Secretaria de Educação e Esportes de Canas

A força do Vale

Ao avaliar a cerimônia de premiação, o delegado regional Cláudio Calasans Camargo atribuiu o alto desempenho das equipes e atletas da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba ao comprometimento dos professores e técnicos da região.

Entrega da premiação para os judocas da classe sub 11 da divisão aspirante © Emely Caroline

“Agradeço o empenho do vereador Roberto do Eleven (PSD), presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos, pela cessão do plenário para este importante evento da nossa regional. Este gesto evidencia o apoio ao esporte e o reconhecimento da força do judô na nossa comunidade”, afirmou o sensei Calasans.

Entrega da premiação para as atletas da classe sub 11 da divisão aspirante © Emely Caroline

“Encerramos mais uma temporada coroada de êxito e importantes conquistas estaduais, nacionais e até internacionais. Quero agradecer a todos os professores e técnicos e parabenizá-los por mais uma vez elevaram o judô vale-paraibano ao mais alto nível, reforçando o protagonismo da nossa região no cenário esportivo. Que em 2025 possamos seguir fortalecendo nossos valores e alcançando ainda mais conquistas, sempre com o espírito de união e dedicação que nos define e diferencia.”

http://www.shihan.com.br