20 de janeiro de 2025
Presença de público em Tóquio 2020 será decidida em março
A possibilidade de presença ou não de espectadores nos Jogos Olímpicos será avaliada nos próximos dois meses, de acordo com Yoshiro Mori, presidente da Tóquio 2020
Gestão Esportiva
14 de janeiro de 2021
Por Geoff Berkeley / Inside The Games
Curitiba – PR
Os organizadores preparam-se para decidir se os fãs do esporte olímpico terão permissão para ir a Tóquio 2020, depois que novas variantes da covid-19 produziram mais incertezas em todo o mundo.
No início deste mês, um estado de emergência foi declarado em Tóquio numa tentativa de conter os números crescentes de contaminados pelo coronavírus. As autoridades do Tóquio 2020 esperam agora ver uma redução nos casos antes de anunciar a posição final sobre a participação de espectadores.
“Acho que teremos que tomar uma decisão muito difícil entre fevereiro e março”, disse Yoshiro Mori em palestra online transmitida pela agência de notícias japonesa Kyodo News.
Já foram vendidos cerca de 4,48 milhões de ingressos para as Olimpíadas e 970 mil para os Jogos Paralímpicos, por meio do site oficial. Até dezembro, somente 810 mil japoneses portadores de ingressos para as Olimpíadas haviam solicitado reembolso.
A venda de passagens foi projetada para gerar uma receita de ¥ 90 bilhões (£ 657 milhões/U$ 857 milhões/€ 727 milhões).
O prefeito da Vila dos Atletas de Tóquio 2020, Saburō Kawabuchi, afirmou anteriormente que realizar os jogos sem espectadores seria “como preparar uma refeição sem tempero”.
Em novembro de 2020, parecia haver um otimismo crescente entre os oficiais sobre a perspectiva de público em Tóquio 2020, depois que uma série de dispositivos de alta tecnologia foram testados num estádio lotado de Yokohama.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse estar esperançosa de ter “todos os espectadores presentes”, enquanto o presidente-executivo do Tóquio 2020, Toshirō Mutō, revelou que um plano para o público seria traçado na próxima primavera.
Com 32.402 lugares, o Estádio Yokohama – que sediará as competições olímpicas de beisebol e softball – completou 100% da capacidade durante o experimento de três dias com fãs selecionados para testar equipamento de medição de temperatura corporal e câmeras de alta resolução rastreando os movimentos. Os torcedores também puderam assistir a uma competição internacional de ginástica realizada em Tóquio em novembro.
Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse estar muito confiante da presença do público: “Esperamos uma torcida vibrante e razoavelmente grande nas arenas de Tóquio”.
Contudo, as chances de presença do público parecem cada vez menores, com a capital japonesas relatando mais 1.433 casos de covid-19 no espaço de 24 horas. Espera-se que o estado de emergência seja declarado em Osaka, Kyoto e Hyogo, depois que restrições mais severas foram introduzidas em Tóquio, Kanagawa, Saitama e Chiba.
Recentemente uma pesquisa da Kyodo News apontou que cerca de 80% dos japoneses desejam que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos deste ano em Tóquio sejam cancelados ou adiados.
As Olimpíadas de Tóquio 2020 estão programadas para o período de 23 de julho a 8 de agosto, com as Paraolimpíadas previstas para 24 de agosto a 5 de setembro.