20 de fevereiro de 2025

Com o desenvolvimento e finalização do projeto intitulado “A formação profissional em Educação Física e os dilemas éticos: desafios, estudos e propostas curriculares para os cursos de graduação em Educação Física com ênfase na intervenção“, o professor doutor Alexandre Janotta Drigo, presidente da Comissão Científica da FPJudô, concluiu o estágio de pós-doutorado, na Unesp, Instituto de Biociências de Rio Claro, sob a supervisão do Professor Livre Docente Samuel de Souza Neto.
O projeto foi finalizado em 20 de dezembro de 2021, conforme o relatório final aprovado pela instituição universitária e o certificado foi emitido em 25 de fevereiro de 2022. O estágio pós-doutoral foi iniciado em 25 de maio de 2014, com apoio financeiro da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e foi estendido para proporcionar ao professor Drigo as diversas orientações de mestrado e doutorado no Programa de pós-graduação em Ciências da Motricidade, que teve sua atuação na área de formação profissional e intervenção no mercado de trabalho, com teses relacionados ao judô, esportes e saúde pública.
O relatório de atividade envolveu o Departamento de Educação do IB/Unesp – Rio Claro e foi direcionado para estudar os dilemas éticos da profissão de Educação Física e apresentar propostas curriculares que envolvam os problemas relacionados à área de intervenção do Bacharel em Educação Física.
O professor Drigo indica em seus estudos a necessidade de um pensamento para a área de Educação Física, no qual se priorize as questões protocolares e instrumentais voltadas para as necessidades da atuação profissional, olhando não apenas para uma retórica de formação tradicional, mas com vistas às reais necessidades da intervenção.
Alexandre Janotta Drigo é pós-doutor pelo IB/Unesp e doutor em Educação Física pela Unicamp de Campinas (SP). Drigo é também professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro (SP) e faixa preta go-dan.
20 de fevereiro de 2025
20 de fevereiro de 2025
18 de fevereiro de 2025