Presidente da WKF comemora a manutenção do karatê nos Jogos Europeus de 2023

O karatê se manteve nos Jogos Europeus de 2023 © Getty Images

O presidente da World Karate Federation, Antonio Espinós, afirmou que a permanência é um trunfo enorme para o karatê

Karatê WKF
28 de setembro de 2020
Fonte DAN PALMER / Inside The Games I Fotos ARQUIVO
Curitiba – PR

No início deste mês o Comitê Olímpico Europeu (COE) incluiu o kumitê e o kata na lista preliminar das modalidades esportivas que disputarão medalhas no evento de 2023 e em Cracóvia-Małopolska, na Polônia.

O karatê apareceu em ambas as edições dos Jogos Europeus realizadas até o momento – Baku 2015 e Minsk 2019 – e Espinós comemorou a manutenção da modalidade na grade das disputas na Polônia.

Antonio Espinós, presidente da World Karate Federation © Jacques Demarthon/AFP via Getty Images

“Ficamos satisfeitos por sermos incluídos no programa de esportes dos Jogos Europeus de 2023”, disse Antonio Espinós, que também é o presidente da Federação Europeia de Karatê (FEK). “Estamos totalmente empenhados em trabalhar pelo sucesso dos Jogos Europeus, assim como fizemos nas duas edições anteriores do evento.”

Espinós está convencido de que o karatê agregará qualidade e visibilidade ao evento. “O karatê certamente oferecerá grande contribuição midiática para os Jogos Europeus de 2023. Mal podemos esperar para começar a trabalhar ao lado do Comitê Organizador e da União de Karatê da Polônia, liderada por Pawel Poltorzecki, para mostrar a força e demais valores do nosso esporte.”

Na Polônia o karatê contará com disputas de kata e kumitê © Getty Images

“Estamos muito satisfeitos por manter a parceria com o Comitê Olímpico Europeu e esperamos continuar oferecendo valor agregado para a organização nos próximos anos.”

Ao todo, 96 atletas de 38 países participaram das disputas de kata e kumitê em Minsk 2019. Surpreendentemente, a lista de esportes anunciada este mês, para a Cracóvia-Małopolska 2023, também inclui saltos de esqui no verão e corrida em montanha.

O karatê prepara-se para fazer sua estreia olímpica nos Jogos de Tóquio 2020, que foram adiados para o próximo ano devido à pandemia de covid-19. No entanto, o esporte não foi incluído no programa olímpico de Paris 2024.