Presidente do COI destaca aumento da importância do esporte e da solidariedade durante a pandemia

Thomas Bach, presidente do COI © Greg Martin

Para Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, a comunidade olímpica conseguiu em 2020, um ano único e desafiador, aprender lições de cooperação e criar oportunidades

Agenda Olímpica
10 de janeiro de 2021
Por IOC
Curitiba – PR

Em sua mensagem de vídeo de Ano Novo enviada à comunidade olímpica em 1º de janeiro, o presidente Thomas Bach lembrou como o papel do esporte, em diferentes aspectos da sociedade, foi fortalecido durante a pandemia do covid-19.

“A importância do esporte para a saúde física e mental e o papel do esporte em nossa vida social e econômica foram amplamente reconhecidos”, disse o dirigente.

Isso foi alcançado por meio de uma série de iniciativas, incluindo a campanha “#StayStrong #StayActive #StayHealthy”, um novo acordo de cooperação com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a campanha Healthy Together, em parceria com as Nações Unidas (ONU).

A importância do esporte para a saúde física e    mental e o papel do esporte em nossa vida social e econômica foram amplamente reconhecidos”

O mesmo reconhecimento veio da Assembleia Geral da ONU, que aprovou uma resolução por consenso conclamando os governos do mundo a incluírem o esporte em seus programas de recuperação. Tanto a resolução da Assembleia Geral quanto a última declaração dos líderes do G20 apoiaram os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a serem realizados em 2021, e os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022.

Thomas Bach fala com crianças durante uma visita a um campo de refugiados em Atenas na Grécia © Aris Messinis / AFP via Getty Images

O presidente do COI reitera que Tóquio 2020 e Pequim 2022 serão de fato as prioridades para o extraordinário ano olímpico de 2021.

“Tóquio ainda é a cidade olímpica mais bem preparada de todos os tempos. Só podemos agradecer aos nossos parceiros e amigos japoneses pelo seu grande empenho e determinação, que está absolutamente em linha com nosso compromisso e determinação em organizar estes jogos de forma segura para todos os participantes e em readequá-los para o mundo pós-coronavírus. Todos nós viveremos jogos inesquecíveis”, afirmou Bach.

Além disso, o dirigente explicou que é preciso focar Pequim. “Já no início deste ano temos de começar a nos preparar para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. Vemos o mesmo compromisso e determinação de nossos parceiros e amigos chineses, e todas as instalações olímpicas já estão prontas para receber os melhores atletas de esportes de inverno do mundo.”

De acordo com Thomas Bach, outra demonstração da importância do esporte e dos valores olímpicos no mundo atual pode ser extraída de uma das lições aprendidas em 2020. “Precisamos de mais e mais solidariedade dentro da sociedade.”

“E vamos aprender com esta lição e, assim sendo, voltaremos a transformar os desafios do futuro em oportunidades”, acrescentou. “Com esse espírito, levaremos as reformas da Agenda Olímpica 2020 para o futuro. Convido você a se juntar a nós nessas reformas em andamento e a viver nosso lema de mude ou seja mudado também nos próximos anos.”

Veja a transcrição completa da mensagem em vídeo do presidente do COI aqui.