19 de dezembro de 2024
Presidente do IPC é premiado com o 9o dan Honorário pelo presidente da WT
Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, recebeu um certificado honorário de faixa preta de 9º dan do presidente da World Taekwondo
Por Rafael Khalatyan / Inside The Games
9 de fevereiro de 2024 / São Paulo (SP)
O prestigiado prêmio foi entregue ao presidente Parsons em reconhecimento ao seu apoio ao desenvolvimento do Para Taekwondo. A cerimônia contou com a presença de Marcela Parsons, Lee kyuseok, vice-presidente do taekwondo mundial, de Jung kook-hyun e Jin-bang Yang, membros do conselho mundial de taekwondo e Jeongkang Seo, secretário-geral do WT, bem como membros do comitê paralímpico coreano.
O presidente Andrew Parsons participou de vários eventos do para taekwondo no ano passado, incluindo a final do Grande Prêmio Mundial de Taekwondo de Manchester 2023 e o Grande Prêmio Mundial de Taekwondo de Paris 2023, onde discutiu o desenvolvimento futuro do esporte e os emocionantes preparativos para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Chungwon Choue, o presidente do World Taekwondo lembrou que havia sido a primeira visita do dirigente do IPC ao quartel general do World Taekwondo. “Congratulamos com o presidente Andrew Parsons na sede do WT pela primeira vez. A estreita cooperação entre o World Taekwondo e o Comitê Paralímpico Internacional nos últimos anos permitiu que o taekwondo fizesse uma estreia bem-sucedida nos jogos paralímpicos de Tóquio 2020. Temos o prazer de presentear o presidente Parsons com esta faixa-preta honorária.”
Falando na cerimônia, o presidente Parsons, que visitou a sede mundial de Taekwondo enquanto estava na Coréia para os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de Gangwon 2024, disse: “É uma grande honra receber esta faixa preta honorária do 9º dan. Eu sei como a mesma é importante e expressiva para a comunidade mundial do taekwondo. Algo que realmente me tocou foi quando você mencionou que essa honraria não é dada às pessoas que se destacaram em atividades de taekwondo, mas a pessoas que têm o taekwondo em seu coração ou, que vivem pelos valores do taekwondo. E eu acredito nos valores do taekwondo.”
“O World Taekwondo é uma federação internacional que realiza um trabalho humanitário incrível. Vocês não são apenas um esporte incrível, como vi nos Grandes Prêmios de Manchester e Paris. Vocês são um esporte que une as pessoas e se espalham ordenadamente por todo o mundo”, acrescentou Parsons.
O Para Taekwondo fez sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e, após sua introdução bem-sucedida, o IPC aumentou o número de eventos de medalhas para o esporte nos Jogos de seis para dez e o número de atletas de 72 para 120. Em janeiro do ano passado, o IPC também confirmou o lugar do Para Taekwondo em Los Angeles 2028, marcando os terceiros Jogos de grande sucesso para o esporte criado na Coréia do Sul.