Primeira reunião online para a arbitragem da 14ª DRJ reúne dez árbitros do Vale do Ribeira

Edna Pioker de Lima, coordenadora regional de arbitragem da 14ª DRJ Vale do Ribeira

O encontro virtual reuniu árbitros regionais, estaduais, nacionais, continentais e FIJ B de oito agremiações e de cinco municípios

Judô Paulista
1º de julho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO 14ª DRJ
Registro – SP

No dia 26 de junho a diretoria da 14ª Delegacia Regional Vale do Ribeira da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou a primeira reunião de árbitros virtual, seguindo o modelo adotado pela FPJudô. Para conectar dez dirigentes e árbitros de oito agremiações e cinco cidades, utilizou-se o aplicativo Zoom.

O árbitro Antônio Roberto Rodrigues Bicas

O encontro durou 75 minutos e foi mediado pelo delegado regional Akira Hanawa e coordenado pela professora Edna Pioker de Lima, coordenadora regional de arbitragem da 14ª Delegacia Regional Vale do Ribeira. Entre os dez participantes estavam árbitros regionais, estaduais, nacionais, continentais e FIJ B.

Ressaltando a grande alegria em poder reunir o grupo, Akira Hanawa falou sobre os temas que pautaram a reunião.

“Realizamos este primeiro encontro da arbitragem principalmente para rever nossos amigos e fortalecer os laços que unem os professores e árbitros da nossa região, além de apresentar as atividades online que realizamos. Estamos disponibilizando vídeos, apostilas e questionários que são fonte de estudo, pesquisa e incentivo, proporcionando interatividade para nossos árbitros.”

A jovem árbitra Daniele Kaori Kurosawa com o experiente árbitro Belmiro Boaventura da Silva da 1ª DRJ Capital

O delegado explicou que estas iniciativas da Federação Paulista de Judô são aplicadas nas 16 delegacias regionais, e que os materiais estão disponíveis para todos os árbitros do Estado.

Hanawa acrescentou que todas as informações vindas da FPJudô são enviadas por e-mail para os representantes das associações. “É muito importante que todos procurem sempre saber se os responsáveis pelos dojôs estão repassando as atualizações enviadas pela coordenação de arbitragem da federação.”

O árbitro Walter Lira

Edna Pioker começou explicando que uma das principais metas do encontro era criar estratégias para motivar a arbitragem durante o período pandêmico.

“As ações desenvolvidas pela Coordenação Estadual de Arbitragem da FPJudô e pela Gestão Nacional de Arbitragem da CBJ têm viabilizado o estudo e a prática – mesmo que virtual – da nossa modalidade, destacando a importância da participação de todos nestas ações, pois no momento são as únicas ferramentas de estudo que possuímos”, explicou.

O árbitro Daniel José da Silva

A coordenadora regional de arbitragem ressaltou a importância de todos consultarem a plataforma Zempo. “Os códigos de acesso podem ser solicitados aos responsáveis pelas associações, pessoas que acessam a plataforma por meio do perfil da entidade. Neste sentido, coloco-me à disposição de ajudar no que estiver ao meu alcance”, destacou a dirigente.

Edna Pioker lembrou que os testes que serão realizados valerão como pontuação para exames de árbitros regionais e estaduais. “Porém, devemos incentivar que todos os profissionais da arbitragem, independentemente da graduação, participem desta ação. Serão testes simples e de fácil compreensão e resolução.”

Edna Pioker de Lima, Takeshi Yokoti e Marilaine Ferranti Antonialli

Para finalizar o encontro, solicitou-se aos árbitros que se pronunciassem a respeito das ações que já vêm sendo realizadas, expressando seus pensamentos e sentimentos diante da pandemia.

Akira Hanawa avaliou o primeiro encontro virtual do Vale do Ribeira positivamente. “A reunião foi bastante produtiva e todos se mostraram felizes por reencontrar e rever os companheiros da arbitragem. Foram discutidos assuntos variados e com comprometimento por parte de todos, na busca de êxito neste desafio inédito que todos nós enfrentamos”, finalizou o delegado regional.

O árbitro Victor Correa de Paula

Árbitros no encontro

A primeira reunião virtual da arbitragem da 14ª DRJ Vale do Ribeira contou com a participação de Akira Hanawa, delegado regional, da professora Edna Pioker, coordenadora regional de arbitragem, e dos árbitros Victor Correa de Paula (nacional C), José Roberto Soares (estadual), Daniele Kaori Kurosawa (estadual), Antônio Roberto Rodrigues Bicas (regional), Walter Rocha Lira (regional), Sérgio Renato Ferreira (regional), Daniel José da Silva (aspirante a regional) e Matheus Freitas Teixeira (aspirante a regional).

Ao todo, oito agremiações filiadas à 14ª DRJ Vale do Ribeira foram representadas no encontro: Escola Municipal de Judô Mauro Sakai, de Registro; Associação Barbosa de Judô, de Registro; Associação Registrense de Judô, de Registro; Associação Cultural Nipo-Brasileira, de Jacupiranga; Associação Sete Barrense de Judô, de Sete Barras; Associação Desportiva e Cultural de Juquiá, de Juquiá; e Associação Cajatiense de Judô, de Cajati.

Árbitros da 14ª DRJ Vale do Ribeira Graciliano Neto, César Augusto Pires, Newton Vomero, Luiz Gustavo Oliveira, José Roberto Soares, Edson Silva Barbosa, Edna Pioker de Lima, Rubens Nakazawa e Osmar Kato