07 de janeiro de 2025
Primeira reunião online para a arbitragem da 9ª DRJ reúne 34 árbitros do ABC Paulista
A reunião, que durou 75 minutos, contou com a participação de árbitros regionais, estaduais, nacionais, continentais e FIJ C
Judô Paulista
17 de junho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS e 9ª DRJ
Santo André– SP
No dia 10 de junho a diretoria da 9ª Delegacia Regional do ABC da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou a primeira reunião de árbitros virtual, seguindo o modelo adotado pela FPJudô. Para conectar 34 árbitros e dirigentes de 14 agremiações, utilizou-se o aplicativo Zoom.
O encontro teve a participação de Francisco de Carvalho Filho, presidente da FPJudô, e foi mediado pela coordenadora de arbitragem da 9ª Delegacia Regional do ABC, Andaluza Aparecida Marin, árbitra yon-dan FIJ C da Associação de Judô Hinode de Santo André, e por Cleginaldo Correia, coordenador adjunto de arbitragem go-dan e árbitro nacional C do Clube Atlético Aramaçan, de Santo André.
O professor kodansha e delegado regional José Gildemar de Carvalho detalhou os assuntos que pautaram a primeira reunião de árbitros virtual da 9ª Delegacia Regional ABC.
“Iniciamos esclarecendo detalhes sobre a quarentena causada pela pandemia e mostramos como professores e árbitros de outras delegacias regionais estão enfrentando este momento difícil. Destacamos a importância da comunicação entre árbitros e a necessidade de estarem assistindo aos vídeos produzidos pela FPJudô e CBJ, visando à manutenção do reflexo e da dinâmica do grupo”, prosseguiu o professor Gil. “Em nossa região pretendemos continuar realizando reuniões virtuais, um recurso que facilita muito a transmissão de instruções e mediações entre a federação, professores e árbitros.”
A reunião durou 75 minutos e contou com a participação de árbitros regionais, estaduais, nacionais, continentais e FIJ C. Em sua avaliação do primeiro encontro virtual da arbitragem, Andaluza Marin mostrou a necessidade de o grupo interagir e manter-se conectado constantemente.
“Não se forma um árbitro da noite para o dia e, assim como grande parte da atividade humana, a arbitragem demanda dedicação e atuação constantes. Vínhamos de um longo período de férias, e quando íamos retomar as atividades aconteceu tudo isso. Penso que, se mantivermos a atividade virtual, certamente toda a equipe de arbitragem ficará mais animada e o nosso retorno com certeza será muito mais prazeroso. Acredito que a nossa tão almejada volta às competições acontecerá brevemente”, previu a coordenadora de arbitragem da 9ª Delegacia Regional do ABC.
Professores e árbitros
A primeira reunião virtual da arbitragem da 9ª DRJ ABC contou com a participação dos professores Francisco de Carvalho Filho, José Gildemar de Carvalho, Andaluza Aparecida Marin, Cleginaldo Correia, Leonel Kumagae, Paulino Kumagae, Valdemir Nascimento, Marcelo Sarro, Eliandro de Siqueira, Marcos da Silva Harazin, Cristiano Carrion, Adriano de Almeida Cavalcanti, Cleiton Chrisoste, Ivi Bertassi, Everton Mendes, Jéssica Amaral, Rogério Valeriano, Rodrigo Eugênio Gomes, Ronaldo Eugênio Gomes, Carlos Alberto Nunes, Leonardo dos Santos, Tamires Donetti, Jefferson Arakaki, André Lúcio, Tiago Macedo, José Mauro Martinez, Adriano Lins, Wilson Shinoda, Marcelo Sica, Rogério Possari, Rafael Lazareff, Cláudio Alencar da Costa, Edgar Yoshioka e José Divan Ramos.
Agremiações representadas no encontro
Ao todo 14 associações e clubes participaram do encontro: Clube Atlético Aramaçan, Associação de Judô Hinode, Associação de Judô Mauá, Associação Desportiva Santo André, Associação Desportiva São Caetano, Ribeirão Pires Futebol Clube, Associação de Judô Taboão, Instituto Húngaro, Associação Desportiva Mercedes-Benz, Associação de Judô Okada, Associação de Judô Nery, Bushikan Dojô, Judô Gulô e Judô Shinoda.