Primeira reunião virtual da 7ª DRJ Sudoeste discute problemas e busca soluções

Jiro Aoyama, delegado regional da 7ª DRJ Sudoeste

Encontro reuniu 40 professores e dirigentes da 7ª Delegacia Regional e aprovou utilização do aplicativo Zoom no pós-pandemia para realização de cursos, workshops e reuniões administrativas

Judô Paulista
26 de maio de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS e ARQUIVO 7ª DRJ
Osasco – SP

Seguindo o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô), a diretoria da 7ª DRJ Sudoeste realizou no dia 16 de maio a sua primeira reunião virtual.

Para conectar 40 professores responsáveis por 23 associações filiadas os dirigentes da 7ª DRJ utilizaram o aplicativo Zoom. No encontro virtual foram repassadas todas as diretrizes para a retomada das atividades nos dojôs, assim como as avaliações do momento atual feitas na reunião virtual dos delegados regionais do dia 1º de maio.

Durante três horas, além das regras para reabertura das escolas e dojôs de judô do Estado, foram transmitidas informações sobre datas e prazos para realização dos eventos do calendário anual da FPJudô, como cursos, competições e exames de faixa.

Professores que participaram da primeira reunião virtual da 7ª DRJ

O encontro foi mediado pela professora Cristina Amorim, 1ª coordenadora técnica da 7ª Delegacia Regional Sudoeste, que contou detalhes da reunião virtual.

“Dias antes do encontro pedimos que os temas e as dúvidas fossem previamente informados pelas associações. Entre os mais citados estavam as dificuldades financeiras. Alguns perguntaram se FPJudô possui um plano de ajuda às agremiações, enquanto outras associações mostraram como superaram problemas como o aluguel e demais despesas e se dispuseram a ajudar as demais. Filiados da nossa delegacia estão recolhendo alimentos e distribuindo para quem está com dificuldades e senseis mais experiente, que já passaram por situações difíceis, relataram como conseguiram manter-se ativos. Uma das propostas era a transferência para 2021 dos créditos pagos em 2020 pelas associações e atletas.”

Outras dúvidas dos participantes relatadas pela coordenadora referiam-se à previsão de novo calendário da FPJudô, condições para retorno com segurança, viabilidade de campeonatos oficiais e amistosos ainda neste ano, exame de graduação, pontuações e módulos, além da possibilidade de fazer cursos online e reuniões virtuais entre as associações.

O delegado regional Jiro Aoyama destacou a importância de todos opinarem e participarem do processo de retomada da modalidade.

“O encontro foi muito positivo. Todos precisavam falar sobre seus problemas, trocar experiências quanto às soluções encontradas e, principalmente, sentir que não estão sozinhos e que somos uma família com a qual todos podem contar. Pudemos tomar decisões importantes quanto ao que podemos fazer para crescer durante a pandemia e nos encontrarmos, mesmo que virtualmente”, explicou o professor kodansha e dirigente da 7ª DRJ Sudoeste.

Ao avaliar o nível de satisfação dos representantes das entidades filiadas, Aoyama disse acreditar que todos os objetivos foram atendidos.

“Acreditamos que, em linhas gerais, todos ficaram muito satisfeitos. A utilização de recursos digitais na gestão esportiva elimina custos e diminui o tempo de deslocamento. As reuniões virtuais certamente deverão perpetuar-se no pós-pandemia, principalmente para as delegacias do interior. Já estamos iniciando a realização de workshops através do Zoom e muitos outros assuntos que antes queríamos discutir com professores e dirigentes agora são mais fáceis de abordar”, expôs o dirigente.

Professores que participaram da primeira reunião virtual da 7ª DRJ

Escolas, clubes e dojôs no encontro

Participaram do encontro virtual os representantes de 23 associações: Esporte Clube Osasco Yanaguimori, Alphaville Tênis Clube, Secretaria de Esporte e Lazer de Salto, Secretaria Municipal de Esporte da Estância Turística de Itu, Secretaria Municipal de Esportes de Caieiras, Escola Helbert Souza de Judô, SMAFEL de Santana de Parnaíba, Barueri Amparo e União Social, Studio Juliana Cruz, SELAR de Jandira, Barueri Esporte Forte, Associação Resgate da Nação, Associação de Judô Jidai, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Taboão da Serra, Associação Ibiunense de Artes Marciais, ACE Amigos do Japão, Associação de Pais e Amigos do Judô Votorantim (APAJUSVO), Associação Desportiva Bandeirantes de Sorocaba, Associação Cultural e Esportiva Irmãos Ribas, Associação de Judô Caieiras, Sejel de Cotia, Associação de Judô Umino e Sesi-SP.

Professores, técnicos e árbitros

Ao todo, 40 professores participaram da primeira reunião virtual da 7ª DRJ Sudoeste: Ana Cláudia Gomes de Souza, Luís Henrique Nascimbem, Sidney Stenio dos Santos da Silva, Helbert Carlos de Souza, Hamilton Barboza, Leonardo Moreti Cirino, Juliana Cruz Sena, Felipe Ichimaru Martin, Daniel Hideki Kan, Maria Aldevânia Alves, Hernâni Michel Barcala, Thiago Alberto da Silva, Marcos Roberto Pinto da Silva, Jairo Pereira de Azevedo, João Giancoli, Joyce Hitomi Nakamura, Luiz Eduardo Tomilhero, Rozana Suane Abreu Nunes, Bruno César Silva Rizzardo, Jorge Fernandes Ribas, Deise Fernandes Ribas, Marcus Fábio Agostinho, Hector Umino Ferreira da Silva, Higor Umino Ferreira da Silva, Dirce Toyoko Umino da Silva, Eduardo Odin de Arruda Novaes e Marcos Rossi.

Entre os membros da diretoria da 7ª DRJ Sudoeste que participaram do encontro virtual estavam os professores Jiro Aoyama, delegado regional; Ricardo Eiji Ozaki, 1º delegado adjunto; João Giancoli, 2º delegado adjunto; Deise Fernandes Ribas, 1ª secretária; Ivete Carolina de Moraes Gero, 2ª secretária;

Sabrina Helena Rolien Tsuchiya, tesoureira; Márcia Martins, coordenadora do judô escolar; Cristina Amorim, 1ª coordenadora técnica; Flávia Aparecida de Camargo Paiva, 2ª coordenadora técnica; João David de Andrade, coordenador de arbitragem; Diogo Takao Ueda, 2º coordenador de pesagem; Denis Penha Viana, 1º coordenador de oficiais técnicos, Bruno César Silva Rizzardo, 2º coordenador de oficiais técnicos; João José da Silva Velloza, coordenado de cursos; e Nélson Shigueki Koh, professor kodansha.