20 de novembro de 2024
Primeiro dia do Meeting Interestadual Interclubes reúne principais equipes da Região 5
Realizado no Centro Multiuso de São José, o evento contou com disputas intensas entre atletas das classes sub 18 aspirantes e graduados.
Por FPJCOM
1º de novembro de 2024 / São Paulo, SP
Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São José (SC), teve início nesta sexta-feira (1º de novembro) a 21ª edição do Meeting de Santa Catarina. O evento, que reúne atletas das classes aspirantes e graduados dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, representa um marco significativo na formação esportiva e pessoal dos jovens judocas participantes.
Realizada no Centro Multiuso de São José e com duração até o próximo domingo (3), a competição teve início na tarde desta sexta-feira com disputas intensas na classe sub 18, tanto para aspirantes quanto para graduados. Antes das lutas, a solenidade de abertura reuniu representantes das federações dos quatro estados participantes, uma representante da prefeitura de São José e um representante dos árbitros.
Compuseram a mesa de honra a secretária de Esporte e Lazer de São José, Gilmara Vieira Bastos, representando o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD); Moisés Gonzaga Penso, presidente da Federação Catarinense de Judô; a ex-atleta olímpica Maria Portela, representando Luiz Bayard Martins dos Santos, presidente da Federação Gaúcha de Judô; Adib Bittar Júnior, em nome de Henrique Guimarães, presidente da Federação Paulista de Judô; Carlos André Kussumoto, representando Helder Marcos Faggion, presidente da Federação Paranaense de Judô; Murilo Saba, diretor-executivo da MKS Adidas, patrocinadora da FCJ; e o professor kodansha Ladi Julian, árbitro internacional que representou a categoria de árbitros na competição.
Em seu pronunciamento, Moisés Gonzaga Penso agradeceu a presença de professores, atletas e familiares e prestou uma homenagem a Robson Nunes, sensei falecido prematuramente esta semana em Florianópolis.
“Inicio agradecendo aos pais que vieram de outros estados, sem medir esforços para inserir seus filhos na prática esportiva. Agradeço também aos professores e técnicos que se deslocaram até São José para acompanhar e orientar seus alunos.”
“Em nome da professora Camila, faço um agradecimento especial aos membros da minha equipe, que realizaram um trabalho incansável para viabilizar esta competição, e ao pessoal do Paraná, que tem nos oferecido grande suporte”, disse o dirigente. Após desejar a todos uma excelente competição, ele solicitou um mokuso (minuto de silêncio) em memória do judoca Robson Nunes, multicampeão por Chapecó, que se destacou nacionalmente e foi fundamental na formação de diversos judocas. Tricampeão brasileiro, Nunes integrou a seleção brasileira e conquistou o título pan-americano na categoria dos pesos-pesados. Aos 56 anos, ele sofreu uma parada cardíaca na noite desta quarta-feira (30) e, lamentavelmente, não resistiu.
Gilmara Vieira Bastos, secretária municipal de Esportes e Lazer de São José, também se pronunciou, destacando o legado que o Meeting Interestadual Interclubes deixa para a comunidade e os jovens de São José.
“Em nome do prefeito Orvino Coelho de Ávila, agradeço à diretoria da FCJ por trazer um evento dessa magnitude para nossa cidade. Além de grande incentivador do esporte, nosso prefeito reconhece a importância da prática esportiva no desenvolvimento socioeducativo de crianças e jovens. Todos vocês são muito bem-vindos a São José, e desejamos que desfrutem dessa passagem por nossa cidade.”
O rei inicial foi comandado pelo árbitro internacional Márcio Roberto Silva, da Federação Catarinense de Judô que é o técnico responsável pela Associação Marcio de Judô de Criciúma (SC).
São Paulo domina a classe aspirantes
Das cinco equipes melhores classificadas, todas são do estado de São Paulo. A campeã foi a Associação Yamazaki de Judô, de São José dos Campos (SP), que totalizou 31 pontos. A vice-campeã foi a Associação de Pais e Amigos do Judô de Chapecó (SC), com 28 pontos. Em terceiro lugar, ficou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Itaquaquecetuba (SP), também com 28 pontos. A quarta colocação foi da Associação Desportiva Indaiatubana (SP), com 24 pontos, e a quinta foi da Associação de Judô Vila Josefina, da capital paulista, que obteve 18 pontos.
Sogipa vence a classe graduados
A Sociedade de Ginástica Porto Alegre (RS) sagrou-se campeã da classe graduados com um total de 32 pontos. A vice-campeã foi a Associação Videirense de Judô (SC), que somou 30 pontos. Em terceiro lugar ficou a Ômega Academia, de Campinas (SP), com 22 pontos, seguida pela associação Centro Olímpico (SP), na quarta colocação, com 21 pontos. Em quinto lugar, o São João Tênis Clube, de Atibaia (SP), também alcançou 21 pontos.