13 de janeiro de 2025
Primeiro festival escolar da Delegacia Regional da Capital leva 400 crianças ao Esporte Clube Sírio
No evento inédito foram homenageados profissionais, clubes e entidades que colaboram com o judô da capital paulista
Por Paulo Pinto / FPJCOM
26 de setembro de 2022 / São Paulo (SP)
Com o apoio da Federação Paulista de Judô (FPJudô) e do Esporte Clube Sírio, neste sábado (24) a 1ª Delegacia Regional da Capital reuniu 394 crianças no primeiro festival de judô escolar realizado no ginásio do clube, na Zona Sul da capital.
Apesar de a realização de festivais de judô voltados ao público iniciante ser uma prática comum, na qual diversos modelos de disputa são aplicados, este foi um evento inédito, por ser totalmente organizado pela 1ª DR Capital evolvendo escolas do ensino fundamental.
De certa maneira, foi uma quebra de paradigma, pois há muitos anos a delegacia realizava apenas eventos oficiais, ou seja, competições regionais, inter-regionais e fases finais do Campeonato Paulista de Judô. Buscando diversificar e atingir um novo público foi criado o Festival Escolar da Capital.
O evento contou com a participação de exatos 394 judocas nascidos de 2009 a 2017. Os praticantes foram divididos em pequenos grupos e o vencedor de cada um foi premiado com uma medalha e um patch de destaque, alusivo à competição.
Todos os judocas iniciantes inscritos no certame receberam medalha de participação, um mangá e o álbum de figurinhas da Copa do Mundo Qatar 2022 (cedidos pela DQA).
Várias autoridades políticas e esportivas participaram da cerimônia de abertura e a mesa de honra foi composta por Hissato Yamamoto, delegado da 1ª DR Capital; Márcio Haiek, presidente do Esporte Clube Sírio; Arnaldo Luiz Queiroz Pereira, secretário-geral da FPJudô; Fernando Ikeda Tagusari, coordenador executivo da FPJudô; Daniel Ribeiro do Vale, diretor do departamento de judô do Esporte Clube Sírio; Luís Carlos Picone, presidente do Clube Esportivo da Penha; Geraldo Luís Pedroso, secretário de Esportes de Itapecerica da Serra; Antônio Carlos Silva Mesquita, coordenador jurídico da FPJudô; Leandro Dugaich, presidente do Rotary Club de São Paulo; Maurício Lima, gerente de esportes do Esporte Clube Sírio; Alex Sandro Russo da Silva, coordenador de veteranos da FPJudô; José Jantália, ex-vice-presidente da FPJudô e atual cerimonialista da entidade; Paulo Sérgio Merino, coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e Kendi Yamamoto, coordenador de arbitragem da 1ª DR Capital.
Os professores kodanshas Setsuo Takahashi, Belmiro Boaventura da Silva, Roberto Forte Katchborian, Eduardo Kitadai, Masakatsu Akamine, Dante Kanayama e Luís Alberto dos Santos abrilhantaram a competição.
Os professores que colaboraram com a 1ª Delegacia Regional da Capital, realizando cursos e palestras durante o período de pandemia, foram homenageados. Entre eles estavam os professores doutores Fábio Gomes e Fernando Garbeloto dos Santos, participantes do ciclo de palestras da parceria entre o Rotary Club de São Paulo Butantã e a delegacia da capital.
Entre os colaboradores da FPJudô e da 1ª DR homenageados estavam Alex Russo, Roger Tsuyoshi Uchida, Thais Sayuri Kozonoe, Kendi Yamamoto, Antônio Carlos Silva Mesquita, Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira, Mário Sílvio de Oliveira Manzatti, Angélica Mayumi Murata e Simone Ferreira Lima.
Representantes de clubes e de autarquias que cederam ginásio para a realização de eventos da 1ª DR Capital também foram laureados, entre os quais Luís Carlos Picone, Clube Esportivo da Penha; Geraldo Luís Pedroso, Ginásio de Itapecerica da Serra; e coronel Paulo Merino, da Escola de Educação Física da Polícia Militar. Os homenageados que não puderam comparecer terão seus certificados e medalhas entregues posteriormente.
Entidades participantes
As escolas e clubes inscritos no Festival da 1ª Delegacia Regional Capital foram: Associação de Judô Shinohara, Sport Club Corinthians Paulista, Escola Estadual Blanca Zwicker Simões/Associação de Judô Fernandes, Associação Pessoa de Judô, EMEI Quintino Bocaiúva, Instituto Sensei Divino Budokan, Escola Renê de Oliveira Barbosa/Associação de Judô Fernandes, Escola Zilda Arns Newmann / Associação de Judô Fernandes, Judô Alto da Lapa, Associação de Judô Hombu Budokan, professora Dalila Franco Garcia/Associação de Judô Fernandes, Academia Competition, Associação de Judô Mito, Academia Shoorikan, Escola São José de Vila Matilde/Associação de Judô Fernandes, IED Reino do Ensino/Associação de Judô Fernandes, Escola Municipal Bairro do Retiro, Escola Bairro do Retiro /Associação de Judô Fernandes, Escola Arthur Carvalho Silva dos Santos, Academia de Judô Pissarra, Escola Amadeu de Angelis/Associação de Judô Fernandes, Competition Higienópolis, E.E. Sérgio Miliet/Associação de Judô Fernandes, SHT, Associação de Judô Clanisa, Unibes, Associação de Judô Belarmino, Caminho Suave, Colégio Padre Anchieta, Tots & Teens, Colégio Aldeia dos Pandavas, Escola Império das Letras, Instituto Cruz de Malta, See-Saw, Unique Espaço Integrado, EGV e Judô Checchia.