Professor Cocada enaltece legado de Chico do Judô e ratifica apoio à chapa de oposição na CBJ

Professor kodansha hachi-dan (8º dan) Roberto David da Graça © Budopress

Ex-presidente da Federação Catarinense de Judô abandona o isolamento para reverenciar o amigo falecido e pedir coerência aos colegas dirigentes no pleito do próximo sábado

POR PAULO PINTO
CURITIBA (PR) / 2 DE MARÇO DE 2021

Em vídeo postado nos grupos de WhatsApp, o professor kodansha hachi-dan (8º dan) Roberto David da Graça, o Cocada, prestou homenagem ao dirigente falecido no dia 24 de fevereiro, vítima da covid-19. Além de homenagear quem sempre confrontou politicamente, o ex-presidente da FCJ conclamou os colegas dirigentes a apoiarem a chapa Resgate da União do Judô na eleição de sábado. Eis o pronunciamento do professor Cocada:

Caros amigos presidentes, há alguns dias me inteirei da existência da chapa liderada pelo professor Chico para o próximo pleito da CBJ. De imediato fiquei empolgado e emocionado com a sempre vigorosa determinação daquele que tive como exemplo em minha caminhada no plano administrativo do judô ou, mais especificamente, nos 12 anos em que estive à frente da Federação Catarinense de Judô (FCJ).

Professor Chico sempre foi um parceiro leal, sincero e acima de tudo um grande amigo. Acredito que para a maioria dos senhores que conheceram este ícone da gestão as colocações e os adjetivos que antes coloquei fazem o mais absoluto sentido.

Então, necessário se faz afirmar, com profunda tristeza e dor, que sentimos com a sua partida, mas a providência divina há de compensar a boa vontade do professor Chico, fazendo com que seu intuito de resgate da união do judô seja bem-sucedido. Mesmo porque a equipe que o acompanhou na chapa é altamente competente e confiável: Marcelão, Adjaílson, Solange e Alan, enfim um grupo de amigos cuja experiência no meio judoístico é inquestionável.

E agora me vem a ótima notícia da escolha do professor kodansha Fernando Moimaz para liderar a chapa, sem dúvida uma feliz escolha, acertadíssima mesmo. Conheço o professor Moimaz há muito e posso afirmar tratar-se de uma pessoa altamente competente, um empresário do agronegócio e um administrador por excelência, que certamente honrará a proposta e a memória do professor Francisco de Carvalho Filho e proporcionará enorme desenvolvimento ao judô do Brasil.

Peço, pois, a consideração e a coerência de vocês, meus amigos dirigentes, para o bem do judô brasileiro. Muito obrigado e grande abraço a todos!

Vídeo

Uma carreira de respeito

Roberto David da Graça assumiu a presidência da Federação Catarinense de Judô em 2001, e à frente da entidade edificou uma trajetória vencedora que projetou o judô do Estado no cenário nacional. Durante o período em que dirigiu a FCJ, jamais apoiou Francisco de Carvalho em seu projeto de fazer a gestão da CBJ, mas os laços de amizade, cordialidade e respeito mútuo entre o judô paulista e o catarinense proporcionaram enorme prosperidade ao judô da Região Sul.

Apoiado pelos professores Francisco de Carvalho (São Paulo), Renato Fruehwirth (Paraná) e Matias Pauli de Azevedo (Rio Grande do Sul), ele criou o Meeting Interestadual de Judô, tradicional competição que fomenta até hoje, o desenvolvimento técnico do judô na Região Sul.

Aluno do sensei Kenzo Minami, em seu currículo Cocada exibe uma trajetória de muitas conquistas como técnico da FCJ à frente da fortíssima equipe de judô da Perdigão, na qual fez história nacionalmente. Posteriormente comandou a FCJ por 12 anos e foi membro do conselho fiscal da Confederação Brasileira de Judô. Como sensei, Cocada formou centenas de faixas-pretas entre os quais figuram grandes nomes da modalidade.