Professor Dante Kanayama mostra suas esculturas na grande exposição de Arte Bunkyo

Sensei Dante Kanayama com algumas esculturas em seu dojô

Na mostra, serão expostas 235 obras selecionadas, entre elas as esculturas Victory e Piece, ambas de autoria do professor kodansha kyuu-dan (9º dan)

Arte no Dojô
19 de setembro de 2019
Por ISABELA LEMOS I Fotos BUDOPRESS
São Paulo – SP

O professor Dante Kanayama participará da 13ª Grande Exposição de Arte Bunkyo com duas esculturas – Victory e Piece – em pedra-sabão. Além de exercer a arte de ensinar judô, o renomado professor kodansha é artista plástico e faz suas esculturas nos intervalos das aulas. Neste ano decidiu participar da mostra, que prestigia novos artistas e consolida aqueles que já têm uma carreira reconhecida. O evento, realizado anualmente pela Comissão de Arte Koguei em conjunto com a Comissão de Artes Plásticas, reúne 235 obras selecionadas de variadas técnicas e estilos.

Professor Kanayama exibe uma das obras que levará à exposição marcada para outubro e novembro

Nascido no dia 14 de maio de 1941, o professor de judô e artista plástico Dante Kanayama iniciou a prática do judô em 1949 com o professor Matsuo Ogawa, filho do mestre Ryuzo Ogawa. Posteriormente, tornou-se aluno do professor Hikari Kurati. Atua na Federação Paulista de Judô (FPJudô) desde 1976.  Inicialmente, foi diretor técnico durante a gestão do presidente Sérgio Adib Bahi.

Tornou-se árbitro internacional FIJ A em 1998 e atuou em grandes certames, como o Campeonato Mundial de Judô de Chiba, no Japão, em 1995; Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina, em 1995; Campeonato Mundial Júnior de Cali, na Colômbia, em 1998; e Campeonato Pan-Americano de Santiago, no Chile, em 1994, entre outros.

Formou dezenas de faixas-pretas e foi professor dos medalhistas Walter Carmona, bronze no Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, e Felipe Kitadai, bronze no Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Atuou também como diretor de arbitragem da FPJudô de 1994 a 2014 e, atualmente, ostenta o kyuu-dan (9º dan) e coordena os exames de graduação da federação paulista. Casado com Maria Inês Bittencourt de Lima Kanayama há 49 anos, é pai de três faixas-pretas de judô: Edu, Ênio e Caio Kanayama.

Além de ser um proeminente professor de judô, Dante Kanayama revela grande talento nas artes plásticas

As duas esculturas do professor Kanayama que estarão expostas são fruto de momentos de descontração entre uma aula e outra de judô. Em sua academia, Kanayama já produziu mais de dez peças.

“Antes de me dedicar ao judô, fiz um pouco de pintura, mas parei assim que comecei a lecionar judô. Em seguida, casei-me, tive filhos e netos. Em um belo dia, peguei uma pedra que ganhei do meu filho e resolvi esculpi-la. Gostei do resultado, a pedra sabão é um ótimo material e possui cores maravilhosas. Minhas esculturas são abstratas, dou forma a elas conforme a pedra se apresenta para mim”, explica o professor.

Apesar de fazer as esculturas durante o tempo livre entre as aulas, cada trabalho leva cerca de seis a dez horas para ser finalizado, dependendo da pedra. O professor utiliza materiais como serra, formão, cinzel, grosa e lixa e faz o acabamento com verniz. Para Kanayama, este é um ótimo passatempo e ele não enxerga esse trabalho como algo decorativo, mas sim como arte.

Serviço

13ª Grande Exposição de Arte Bunkyo

Inauguração: 19 de outubro de 2019 (sábado), das 15h às 19h

Período: 20 de outubro a 10 de novembro de 2019

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h

Sábado e domingo, das 10h às 17h (último dia, das 10h às 15h)

Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo)

Rua São Joaquim, 381, 1º andar, Liberdade – São Paulo (SP)

Informações: (11) 3208-1755 | matsuri@bunkyo.org.br