18 de novembro de 2024
Professor kodansha mais longevo do Brasil, Massaru Yanaguimori (9º dan) comemora 98 anos
O patriarca do clã Yanaguimori participou ativamente da cerimônia de outorga de dans realizada em janeiro e já avisou que vai comemorar seu centenário
Judô Paulista
10 de fevereiro de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESSS e EVERTON MONTEIRO
Curitiba – PR
Nascido em 10 de fevereiro de 1921 em Yatsushiro-shi, província de Kumamoto-ken no Japão, Massaru Yanagimori iniciou na prática do judô aos 10 anos com os senseis Otsuka e Takayuki Takayama. Aos 15, obteve a faixa preta e, no mesmo ano, chegou ao Brasil após cruzar o oceano a bordo do navio Buenos Aires Maru, desembarcando no porto de Santos (SP) em 04 de julho de 1936.
Casou-se com Satsuki Yanagimori em 1945, na Cidade de Agecê (SP), e tiveram sete filhos: Massonori, Miyoko, Ziró, Mário Youzo, Roberto, Marina e Júlio. Posteriormente, mudou-se para Osasco, e fundou a Associação de Judô Yanaguimori, onde formou mais de 200 faixas pretas.
Prestes a comemorar seu centenário, o professor kodansha kyuu-dan (9º dan) iniciou a temporada participando ativamente da cerimônia de outorga de dans realizada pela Federação Paulista de Judô em 26 de janeiro, em Mauá, onde fez a outorga de dans aos professores kodanshas Antônio Rizzardo Rodrigues (8º dan) e Renato Dagnino (6º dan).
Daniel Hideki Kan, neto do professor Massaru, comemorou mais uma aniversário do patriarca da família e lembrou de que forma seu avô o orientou e inseriu no judô.
“Hoje foi o aniversário de 98 anos do meu avô, professor Massaru Yanagimori, patriarca da família, meu sensei e aquele que me iniciou no judô. Todos os sábados ele me pegava em casa e levava para o dojô. Isso aconteceu por mais de uma década e graças a esta iniciativa dele, faço parte da terceira geração de judocas da família Yanaguimori. Agradeço a Deus por vê-lo com saúde, animado e cheio de planos para este ano”, comemorou o neto, que ainda revelou o motivo de tanta animação do avô.
“Este ano meu avô está muito feliz e animado pelos festejos que envolvem a comemoração do cinquentenário da Associação de Judô Yanaguimori, fundada por ele em 1969. Este ano realizaremos o X Torneio de Judô Professor Massaru Yanaguimori no dia 9 de junho, no Ginásio Municipal Professor José Liberatti, em Osasco. O sensei está muito feliz e sentindo-se muito bem. Recentemente, ele disse ter certeza de que vai comemorar seu centenário”, concluiu Hideki.
Exemplo de caráter e conduta
Ao avaliar e reverenciar a importância da obra do professor Massaru Yanaguimori no cenário judoísta paulista e brasileiro, Francisco de Carvalho Filho frisou que o patriarca dos Yanaguimori faz parte do seleto grupo de professores que ensinavam judô com o shinai nas mãos e o judô no coração.
“O professor Yanaguimori pertence a uma geração de professores abnegados, que não faziam judô profissionalmente, e sim por amor. Ele constituiu uma família de judocas. Todos eram atletas de nível elevado e um grande exemplo é o professor Massanori Yanaguimori, que se destacou muito no alto rendimento. Os outros tomaram outros caminhos profissionalmente falando, mas todos foram atletas muito bons. Além de ser o professor kodansha mais antigo do Brasil, sensei Massaru representa genuinamente os grandes mestres de nossa modalidade”, afirma o presidente de honra da FPJudô, que finaliza destacando a presença impactante do sensei Yanaguimori em um evento recente.
“Hoje, o professor Massaru completa 98 anos e isso prova sua força e determinação, assim como fez no mês passado prestigiando a cerimônia de outorga dos novos professores kodanshas. Além de nos orgulhar, sua presença engrandeceu e enriqueceu aquela cerimônia. Muito mais que representar várias gerações de professores que já nos deixaram, o professor Massaru Yanaguimori representa com extrema grandeza a história do judô de São Paulo”, ressalta o professor Francisco de Carvalho.