Projeção aponta diferença expressiva no resultado do pleito que se aproxima

Gráfico exibe a diferença alarmante das chapas que participarão do pleito © Budôpress

Os dois últimos processos eleitorais realizados com a participação da comunidade do judô paulista mostram vantagem significativa da chapa Avança Judô.

Por Paulo Pinto / Global Sports
19 de junho de 2024 / Curitiba (PR)

Com base nos números obtidos nos dois sufrágios realizados desde que o diminuto grupo capitaneado pelo Renova Judô buscou paralisar o judô no Estado de São Paulo, nesta reportagem mostramos a rejeição ao grupo da autointitulada oposição, que busca atender a objetivos externos em detrimento dos interesses de dezenas de milhares de pessoas que atuam no cenário judoísta paulista.

Em abril de 2021 houve a assembleia eletiva que conduziu o Avança Judô, grupo formado por Alessandro Panitiz Puglia, Roberto Joji Shiba Kimura, Solange de Almeida Pessoa Vincki e Sérgio Barrocas Lex a comandar a Federação Paulista de Judô (FPJudô).

Importante lembrar que, naquele processo eleitoral, a chapa Renova Judô tinha como candidatos os professores Rodrigo Motta, presidente, Vinícius Erchov, 1º vice-presidente, e Markinho Almeida, 2º vice-presidente.

O resultado expôs duramente a realidade política do judô bandeirante, essencialmente constituído por professores que defendem a manutenção dos valores, respeito e da tradição, e rejeitam propostas conduzidas de forma agressiva. Como se previa, a chapa Avança Judô impôs uma vitória esmagadora, obtendo 128 dos 132 votos válidos, contra três da chapa Renova Judô e uma abstenção.

O pleito conduziu os professores que compunham a chapa Avança Judô a assumirem o comando da maior federação da modalidade do Brasil, iniciando a era que encerrou o ciclo Chico do Judô.

Percentuais

Com base nos números obtidos, a chapa Avança Judô reuniu nada menos que 97,71% dos votos válidos, enquanto a chapa Renova Judô, com três votos apenas, obteve 2,29%.

Naquela ocasião, somente as três associações dos professores que participaram do pleito votaram neles mesmos, o que reflete a desimportância do grupo naquele momento.

Prestação de contas

No dia 29 de maio deste ano, os interventores da FPJudô realizaram a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2023, e mais uma vez o sufrágio evidenciou o grau de rejeição das ideias e propostas do Renova Judô, que totalizou apenas cinco votos, contra os 100 votos obtidos pelo Avança Judô.

Como afirmamos na reportagem intitulada Judô paulista ratifica a união em torno da gestão com aprovação quase unânime das contas de 2023, além de demonstrar a forte sintonia e união entre a diretoria e seus filiados, o resultado expressivo da assembleia de prestação de contas de 2023 evidencia que a diretoria da FPJudô adota estratégias de administração público-privada modernas e inovadoras, consolidando-se como uma referência no cenário esportivo nacional.

Percentuais

A chapa Avança Judô reuniu nada menos que 95,24% dos votos válidos, enquanto a chapa Renova Judô obteve apenas 4,76%.

Em 2021, somente três agremiações apoiaram o Renova Judô, enquanto neste ano o grupo reuniu o apoio de seis entidades: Camaradas Incansáveis (ICI), Projeto Budô, Academia Kanayama, Associação Desportiva Bandeirantes Sorocaba, Clube Esportivo da Penha e Associação Uni Judô.

Projeção

Com base nos números que ambas as chapas obtiveram nos processos eleitorais de 2021 e 2024, é possível projetar que a chapa Renova Judô obterá 3,53% dos votos válidos, enquanto o grupo Avança Judô totalizará 96,47%.

É claro que não apresentamos números absolutos. Mostramos aquilo que os resultados obtidos nos pleitos de 2021 e 2024 evidenciam. Certamente teremos uma oscilação de dois ou três pontos percentuais, para cima ou para baixo, não mais que isso.

Tendência

Os dados analisados refletem uma tendência clara de predominância do grupo Avança Judô nas eleições da FPJudô, corroborada pelos resultados expressivos dos últimos pleitos.

A consistência e a aceitação das propostas deste grupo evidenciam sua forte posição no cenário do judô paulista, enquanto a chapa Renova Judô continua a lutar por um espaço maior dentro da comunidade, apesar dos desafios enfrentados devido à grande rejeição da comunidade a alguns de seus membros.

A projeção para o próximo pleito sugere uma continuidade dessa tendência, reforçando a hegemonia do Avança Judô na gestão da Federação Paulista de Judô, o que reflete a confiança da comunidade nas equipes à frente dos diversos setores da entidade.

http://www.shihan.com.br