PUC-PR lança segunda turma de especialização em psicologia do esporte e neurociências

Professor doutor Gilberto Gaertner, coordenador da pós-graduação © Arquivo

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná abriu inscrições para a segunda turma de pós-graduação lato sensu em psicologia do esporte e neurociências

Por Paulo Pinto / Global Sports
25 de janeiro de 2023 / Curitiba (PR)

Com início previsto para o dia 27 de abril, o curso de especialização será ofertado no formato semipresencial, possibilitando que pessoas de todo o Brasil e do exterior participem. A maior parte das disciplinas terá formato online síncrono complementadas por uma imersão presencial de 11 dias.

Professor Sílvio Aguiar, psicólogo e diretor da Neuropower © Arquivo

O coordenador da pós-graduação, professor doutor Gilberto Gaertner – que como psicólogo do esporte foi campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei masculina nos jogos do Rio 2016 –, faz uma descrição pormenorizada do curso.

“Voltada para profissionais de psicologia e da área de saúde, a especialização será ministrada no formato semipresencial. As aulas online serão ministradas em tempo real, nas quais os docentes interagem com os estudantes, às quintas e sextas-feiras das 19h30 horas às 22h30 e aos sábados das 8h30 às 11h30 horas.

Psicóloga Joselaine Amato Coraiolla © Arquivo

Além das aulas remotas, o curso terá imersão presencial de 30 de novembro a 10 de dezembro de 2023 no campus da PUC-PR em Curitiba. Nesse período serão concentradas aulas e atividades práticas, como neuro e biofeedback, treinamento virtual e 3D, exercícios utilizados nas intervenções em psicologia do esporte, neurociência aplicada e avaliações a partir de estudos de caso.

https://www.aminovital.com.br

Conteúdo dividido em quatro módulos

MÓDULO I – Psicologia e Ciências do Esporte I (Princípios e Bases da Psicologia do Esporte e do Exercício; Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo; Medicina do Esporte e Nutrição Esportiva)

MÓDULO II – Psicologia e Ciências do Esporte II (Inteligência Emocional Aplicada e Pesquisa em Psicologia do Esporte; Desenvolvimento de Competências Psicológicas e Avaliações em Psicologia do Esporte; Psicofisiologia e Biofeedback)

Psicólogo Johan Silva Carvalho © Arquivo

MÓDULO III – Neurociências Aplicadas ao Campo Esportivo (Princípios e Bases das Neurociências; Bases Neurais do Movimento, Emoções e Comportamento; Neurociências, Performance Esportiva e Treinamento Virtual)

MÓDULO IV – Psicologia do Esporte Aplicada (Psicologia do Esporte Aplicada a Esportes Individuais; Psicologia do Esporte Aplicada a Esportes Coletivos; Psicologia do Esporte Aplicada a eSports e Jogos Digitais)

http://www.dmixeventos.com.br

Outro destaque do curso é a qualidade dos docentes, os quais reúnem conhecimento acadêmico e vasta experiência profissional aplicada.”

O professor Sílvio Aguiar, psicólogo e diretor da Neuropower, que ministrou a disciplina de psicofisiologia e biofeedback na imersão presencial da especialização em dezembro de 2022, relata brevemente sua experiência.

A Psicólogo Rafael Sfreddo © Arquivo

“Apesar de a psicofisiologia aplicada ser uma área de estudo com importantes contribuições na preparação de atletas, da base ao alto rendimento, seu emprego tem pouquíssima divulgação no meio acadêmico brasileiro. Suas principais técnicas – biofeedback e neurofeedback – estão presentes na periodização de atletas de diversas modalidades, individuais e de equipe, olímpicas e não olímpicas, nos principais centros de treinamento esportivo do mundo. Ao incluir o módulo Psicofisiologia & Biofeedback no conteúdo programático do curso de pós-graduação em psicologia do esporte e neurociências, a PUC-PR estabelece um marco na especialização profissional de todos que trabalham na preparação de atletas. Ministrar o módulo foi extremamente gratificante. Além disso, me senti honrado por ter contribuído para esse momento histórico.”

Aula de Psicofisiologia e Biofeedback © Arquivo

Os participantes do curso descrevem como foi participar da especialização e o que o conhecimento adquirido acrescentou à sua vida profissional.

“A pós de psicologia do esporte e neurociências da PUC-PR tem uma qualidade técnica de alto nível, uma especialização completa que entrega tudo o que há de mais moderno e tecnológico na área. Não muda apenas a visão e a atuação como profissional, mas a nossa visão de mundo e de nós mesmos. Eu por exemplo retomei as atividades físicas e mentais das quais me havia distanciado, e em poucos meses tornei-me uma pessoa mais centrada e focada em todas as áreas da minha vida. Recomendo essa especialização a todos que desejam romper barreiras e ampliar horizontes, tanto na vida pessoal quanto na profissional” (Joselaine Amato Coraiolla, psicóloga).

Aula de treinamento virtual com a plataforma Rezzil © Arquivo

“A especialização em psicologia do esporte e neurociências da PUC está influenciando diretamente a preparação de profissionais que atuam com a performance humana, usando metodologia que abrange um viés prático e aplicável na área interventiva. Sou fundador da Ygg Consultoria e afirmo que a especialização elevou o patamar técnico da nossa equipe de psicólogos do esporte”. (Johan Silva Carvalho, psicólogo).

Primeira turma da especialização em Psicologia do Esporte e Neurociências no ginásio de esportes da PUCPR © Arquivo

“Este curso de especialização em neurociência e psicologia do esporte superou muito minhas expectativas. As aulas expositivas online são ao vivo, com a participação de professores e colegas de turma, o que permite tirar dúvidas e trocar experiências. Essas aulas expositivas proporcionam muito conhecimento. Todos os professores tiveram muita atenção aos detalhes e compartilharam experiências práticas que melhoraram muito minha vida profissional. Os módulos de neurociência e a imersão presencial de dez dias foram grandes diferenciais deste curso; neles tive contato com matérias que ainda não conhecia e recebi auxílio dos professores para sanar todas as minhas dúvidas. O networking e o vínculo com a turma se tornaram especiais após a imersão. Enfim, recomendo e assino embaixo.” (Rafael Sfreddo, psicólogo)

Serviço: maiores informações podem ser obtidas no site da PUC-PR