11 de novembro de 2024
Quinze brasileiros são afastados preventivamente e estão fora do Grand Slam de Antalya
Eduardo Yudi também testa positivo para covid-19 e, pelos protocolos, toda a seleção é impedida de participar da competição, que vale pontos para o ranking olímpico
Grand Slam de Antalya
31 de março de 2021
Fonte Redação do Globo Esporte
Curitiba (PR)
Quinze dos dezenove atletas brasileiros inscritos no Grand Slam de Antalya, na Turquia, que terá início nesta quinta-feira e vale pontos para o ranking classificatório para as Olimpíadas no judô, não irão competir. Eles foram afastados preventivamente da competição por conta de um caso positivo na seleção. Eduardo Yudi, da categoria até 81kg, testou positivo para a covid-19 quando já estava no hotel na Turquia.
Pelo protocolo das autoridades locais, todos os que tiveram contato com Eduardo foram isolados, mesmo tendo resultados negativos nos exames feitos na chegada à Turquia. Eles estão sendo monitorados e atendidos de perto por Rafael Sugino, médico da seleção brasileira.
O Grand Slam da Turquia dá 1000 pontos no ranking mundial, que é classificatório para as Olimpíadas de Tóquio. A ausência dos atletas nesse evento dificultará a conquista das vagas para os Jogos, principalmente em categorias que os brasileiros estão fora da lista de classificados, como até 48kg e até 57kg.
“É um momento, realmente, de muito cuidado e precaução e que exige um esforço conjunto de toda a comunidade do judô para minimizar os riscos de contaminação e para que as competições aconteçam em ambiente seguro para todos os participantes. Nossos atletas estão frustrados, mas entendem que a saúde e a segurança de todos são prioridade”, disse Ney Wilson, gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô.
Assim, a seleção brasileira terá apenas quatro atletas na competição turca, exatamente aqueles que não estavam na competição realizada na última semana, na Geórgia, e não estavam concentrados com a seleção. Eric Takabatake (60kg), Willian Lima (66kg), Daniel Cargnin (66kg) e David Moura (+100kg).
Ao todo, agora 16 afastados estão afastados: Gabriela Chibana, Larissa Pimenta, Katelyn Nascimento, Jessica Pereira, Alexia Castilhos, Ketleyn Quadros, Maria Portela, Ellen Santana, Beatriz Souza, Maria Suelen, Eduardo Yudi, Rafael Macedo, Leo Gonçalves, Rafael Buzacarini, Rafael Silva e Eduardo Katsuhiro que testo positivo em Tbilisi.