19 de novembro de 2024
Rafael Macedo é campeão do Grand Prix de Tbilisi e Brasil fica em terceiro lugar
Dois judocas brasileiros medalharam no primeiro dia de disputa. O gaúcho Daniel Cargnin obteve a medalha de prata, enquanto a piauiense Sarah Menezes conquistou o bronze
Tbilisi Grand Prix 2018
31/03/2018
Fonte LARA MONSORES I Fotos GABRIELA SABAU/IJF
Tbilisi – Geórgia
O judoca paulista, Rafael Macedo brilhou na Geórgia na manhã deste domingo (01), ao derrotar o anfitrião Giorgi Papunashvili por um wazari na grande final do peso médio (90kg) masculino. Foi a terceira medalha do Brasil, que fechou a competição com o ouro de Macedo, uma prata, de Daniel Cargnin (66kg), e um bronze, de Sarah Menezes (48kg). Os resultados colocaram o país no terceiro lugar no quadro geral de medalhas da competição, atrás apenas de Geórgia e França.
“Estou muito feliz por essa medalha de ouro. É uma conquista importante para somar mais pontos no ranking e conquistar vaga nas próximas competições. Agradeço pela torcida e por todo apoio”, comemorou Rafael, que somou 700 pontos no Ranking Mundial e vai melhorar seu 33º lugar na próxima atualização do WRL.
Para chegar à final, o brasileiro derrotou o iraniano Vahid Nouri, por um wazari, nas oitavas-de-final. Em seguida, conseguiu o ippon contra o francês Ibrahim Keita para avançar à semifinal, onde sobrou diante do grego Theodoros Tselidis, vencendo o combate com um wazari e o ippon (juji-gatame).
Esse foi o primeiro título de Macedo no circuito mundial sênior. Aos 23 anos, ele está em processo de transição das categorias de base para a classe adulta e já tem uma prata no Grand Prix de Zagreb 2017, além do bronze no Pan-Americano da Cidade do Panamá 2017. Em 2014, ainda no meio-médio (81kg), Rafael se sagrou campeão mundial júnior (sub 21).
Sarah Menezes e Daniel Cargnin vão ao pódio no primeiro dia do GP de Tbilisi
Dois brasileiros subiram ao pódio nesta sexta-feira (30), primeiro dia de disputas na Geórgia. Atual campeão mundial júnior, Daniel Cargnin, de apenas 20 anos, ficou com a prata, enquanto a campeã olímpica de Londres 2012, Sarah Menezes, conquistou o bronze, sua primeira medalha na temporada 2018 de volta ao peso ligeiro (48kg).
“Para mim esse bronze foi de extrema importância, pois estou retornando à categoria ligeiro neste momento. Então, essa medalha foi maravilhosa. Agora é continuar focada, porque semana que vem já lutarei na Turquia, no Grand Prix de Antalya”, projetou Sarah.
A piauiense, que agora defende as cores do Flamengo (RJ), estreou com vitória por wazari sobre a russa Daria Pichkaleva, mas caiu nas quartas-de-final para a sérvia Milica Nikolic nas punições (3-2). Sarah recuperou-se na repescagem, derrotando Amber Gerjes, da Holanda, por wazari e foi para a disputa de bronze. Na luta pela medalha, ela pontuou duas vezes de wazari (wazari-awasete-ippon) e derrotou Kimberley Renicks, da Grã-Bretanha, para subir ao pódio do Circuito Mundial.
Daniel, que é atleta da Sogipa, fez quatro lutas até a final e perdeu apenas para Vazha Margvelashvili, medalhista de bronze no último Campeonato Mundial Sênior. Apesar de jovem, o brasileiro não se intimidou diante do adversário mais experiente e levou a luta para o golden score depois de um empate em duas punições para cada judoca no tempo normal. Cargnin acabou sofrendo a terceira punição no tempo extra e ficou com a prata, sua primeira medalha em etapas de Grand Prix e seu melhor resultado até agora no circuito sênior.
“Estou feliz com a medalha e com o aprendizado que estou levando para casa. Semana que vem já tem Turquia para lutar. Eu estou na transição de júnior para sênior, então, para mim é importante pegar essa bagagem e fico feliz com essa oportunidade”, comemorou o meio-leve após o pódio na Geórgia.
Após o Grand Prix de Tbilisi a delegação brasileira permanecerá na Geórgia para treinamentos e seguirá para a Turquia, onde disputará o Grand Prix de Antalya já no próximo final de semana.
Equipe Brasileira
Sarah Menezes (48kg)
Kamila Silva (57kg)
Tamires Crude (57kg)
Ítalo Carvalho (60kg)
Daniel Cargnin (66kg)
Michael Marcelino (66kg)
Alexia Castilhos (63kg)
Yanka Pascoalino (63kg)
Bruna Silva (70kg)
Jeferson Santos Júnior (73kg)
David Lima (73kg)
Rafael Macedo (90kg)
Gustavo Assis (90kg)
Leonardo Gonçalves (100kg)
Jonas Inocêncio (+100kg)
Comissão Técnica
Katherine Campos – Chefe de Delegação
Yuko Fujii – Técnica
Antonio Carlos Pereira – Técnico
Gláucio Paredes – Fisioterapeuta
Marco Mieres – Fisioterapeuta
Quadro de medalhas
País Ouro Prata Bronze
1º GEÓRGIA 5 3 6
2º FRANÇA 5 1 4
3º BRASIL 1 1 1
4º ISRAEL 1 0 2
5º ESLOVÊNIA 1 0 1
6º ALEMANHA 1 0 1